Juliane Freitas • 04/04/2023
O curso de formação do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está em andamento e a banca organizadora disponibilizou a consulta aos locais de prova desta etapa da seleção!
Os participantes do curso de formação poderão consultar, de forma individual, seus respectivos locais e horários de realização das provas objetivas e discursiva no site do Cebraspe, banca organizadora do certame. Para obter a informação, é necessário preencher o campo do o CPF cadastrado.
Clique aqui para realizar a consulta ao seu local de prova!
De acordo com o cronograma divulgado pela Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), o curso de formação chega ao fim na próxima quinta-feira, 6 de abril, e as provas objetivas e discursiva serão aplicadas no domingo, 9 de abril.
É importante mencionar que o curso de formação é de caráter classificatório e eliminatório e corresponde a segunda etapa do certame.
Vale destacar, ainda, que a banca Cebraspe informou que as provas constarão dos conteúdos das apostilas disponibilizadas no curso, com as legislações que entraram em vigor até o dia 13 de janeiro de 2023.
Veja:
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O CONCURSO INSS!
A prova objetiva do curso de formação será composta por 120 questões de CERTO ou ERRADO, com valor total de 120 pontos.
Para cada marcação em concordância com o gabarito definitivo, o candidato ganhará 1 ponto. Caso a marcação esteja em desacordo com o gabarito definitivo, o candidato não pontuará.
Na prova objetiva, será considerado aprovado o candidato que obtiver rendimento mínimo de 48 pontos.
Já a prova discursiva, consistirá na produção de duas questões discursivas que deverão ser respondidas em até 15 linhas. O assunto versará sobre qualquer conteúdo abordado no curso de formação do concurso INSS.
A prova discursiva valerá 30 pontos e o candidato deverá obter, no mínimo, 12 pontos.
Será eliminado do concurso o candidato que:
Um novo edital de concurso público para o INSS é projetado para o ano de 2023, segundo informou a equipe de transição do governo Federal.
Em caso de realização, o certame pode ofertar novas mil vagas e tem como objetivo reduzir filas para atendimento nas agências e atualização dos sistemas atuais. Confira aqui!
É importante lembrar que para isso ser viabilizado, é necessário nomear todos os aprovados nas vagas imediatas e em cadastro de reserva, que totalizam 3.373 oportunidades, do atual concurso.
O chamamento deve ser realizado dentro do prazo de validade (um ano que pode ser prorrogado por mais um).
Dessa forma, é possível também que um novo concurso INSS para provimento de servidores aconteça no próximo ano, em 2024.
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.