Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso INSS: o que falta para a publicação do edital?

Maurício Miranda Sá Maurício Miranda Sá comentários
16/09/2021, às 08:05 • 1 mês atrás

Um dos mais aguardados editais de concurso público é, se sombra de dúvidas, o do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não é mesmo? Só para se ter uma ideia, no ano de 2015 mais de um milhão de candidatos se candidataram a uma das 950 previstas à época.

A entidade, a cada dia que passa, fica mais defasada em seu quadro de servidores e necessita, com urgência, prover esses cargos vagos. Uma solicitação de mais de 7,5 mil vagas já foi feita ao governo federal, mas o certame ainda encontra-se, apenas, no campo das “possibilidades”.

Na noite do último dia 15 de setembro, quarta-feira, o presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes, porém, deixou a massa concurseira em polvorosa.

Isso porque o mandatário informou que o presidente do INSS, Leonardo Rolim, teria declarado que a verba de um novo concurso INSS está mesmo prevista no Projeto de Lei Orçamentária para 2022. Confira:

  • “Na audiência com o presidente do INSS, nos dias 8 e 13 de setembro, o mesmo reafirmou que existe a verba no orçamento para realizar concurso para 7.500 vagas. Vamos agora pressionar o governo para a realização do concurso”, disse.

Com essa informação dá para saber quais são os próximos passos rumo à publicação de um novo edital? A resposta é sim! Após a solicitação feita, bem como o orçamento separado para o concurso, restam apenas cinco fases:

  • Autorização formal;
  • Formação de comissão;
  • Elaboração de Projeto Básico;
  • Definição de banca;
  • Contratação de banca.

É claro que essas fases podem ocorrer de forma aglutinada ou invertida, como se vê em muitos casos. Mas em regra a sequência correta é essa apresentada acima.

Quando isso irá acontecer? O tempo dirá. Mas o marco temporal para que as demais fases ocorram com mais celeridade é a autorização formal do concurso INSS, que como teria orçamento aprovado, pode acontecer a qualquer momento.

Concurso INSS: panorama

Um novo concurso INSS com 7.575 vagas foi solicitado do Ministério da Economia. A divisão exata das vagas por cargo se deu da seguinte forma:

  • Técnicos: 6.004 vagas
  • Analistas: 1.571 vagas

Os cargos exigem níveis médio e superior, respectivamente, e pagam salários iniciais que podem chegar à até o valor de R$ 8.300.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

https://www.youtube.com/watch?v=XgT-WgShrmk&t=6s

O melhor material do mundo dos concursos públicos no preço que você pede durante os outros meses do ano. No dia 31 de outubro, é prudente que você participe da live de lançamento. É sério: participe. Algumas chances só aparecem uma vez na vida!

Resumo

concursos publicos

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

concurso federal concurso inss concurso inss 2021 concursos federais inss inss 2021

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.