Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso INSS: o que falta para a publicação do edital?

Concurso INSS: o que falta para a publicação do edital?

Um dos mais aguardados editais de concurso público é, se sombra de dúvidas, o do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não é mesmo? Só para se ter uma ideia, no ano de 2015 mais de um milhão de candidatos se candidataram a uma das 950 previstas à época.

A entidade, a cada dia que passa, fica mais defasada em seu quadro de servidores e necessita, com urgência, prover esses cargos vagos. Uma solicitação de mais de 7,5 mil vagas já foi feita ao governo federal, mas o certame ainda encontra-se, apenas, no campo das “possibilidades”.

Na noite do último dia 15 de setembro, quarta-feira, o presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes, porém, deixou a massa concurseira em polvorosa.

Isso porque o mandatário informou que o presidente do INSS, Leonardo Rolim, teria declarado que a verba de um novo concurso INSS está mesmo prevista no Projeto de Lei Orçamentária para 2022. Confira:

  • “Na audiência com o presidente do INSS, nos dias 8 e 13 de setembro, o mesmo reafirmou que existe a verba no orçamento para realizar concurso para 7.500 vagas. Vamos agora pressionar o governo para a realização do concurso”, disse.

Com essa informação dá para saber quais são os próximos passos rumo à publicação de um novo edital? A resposta é sim! Após a solicitação feita, bem como o orçamento separado para o concurso, restam apenas cinco fases:

  • Autorização formal;
  • Formação de comissão;
  • Elaboração de Projeto Básico;
  • Definição de banca;
  • Contratação de banca.

É claro que essas fases podem ocorrer de forma aglutinada ou invertida, como se vê em muitos casos. Mas em regra a sequência correta é essa apresentada acima.

Quando isso irá acontecer? O tempo dirá. Mas o marco temporal para que as demais fases ocorram com mais celeridade é a autorização formal do concurso INSS, que como teria orçamento aprovado, pode acontecer a qualquer momento.

Concurso INSS: panorama

Um novo concurso INSS com 7.575 vagas foi solicitado do Ministério da Economia. A divisão exata das vagas por cargo se deu da seguinte forma:

  • Técnicos: 6.004 vagas
  • Analistas: 1.571 vagas

Os cargos exigem níveis médio e superior, respectivamente, e pagam salários iniciais que podem chegar à até o valor de R$ 8.300.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

Resumo

concursos publicos

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.