Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso INSS: novo certame está previsto no orçamento, segundo presidente da Fenasps

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
15/09/2021, às 18:20 • 1 mês atrás

O presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) afirmou que o presidente do INSS teria declarado que há verba separada para um novo concurso INSS.

De acordo com Moarcir Lopes, presidente da Fenasps, a informação teria sido repassada em audiência realizada no dia 8 e 13 de setembro.

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, teria declarado que a verba de um novo concurso INSS está mesmo prevista no Projeto de Lei Orçamentária para 2022.

“Na audiência com o presidente do INSS, nos dias 8 e 13 de setembro, o mesmo reafirmou que existe a verba no orçamento para realizar concurso para 7.500 vagas. Vamos agora pressionar o governo para a realização do concurso”, afirmou o presidente da Fenasps.

O texto da Proposta Orçamentária para 2022 foi entregue no dia 31 de agosto, ao Congresso Nacional, com a possibilidade de realização de um novo concurso INSS.

Isso porque o texto prevê o preenchimento de 41.716 vagas, em toda a esfera federal, por meio de concurso público em 2022.

Um novo concurso com 7.575 vagas foi solicitado do Ministério da Economia. A divisão exata das vagas por cargo se deu da seguinte forma:

  • Técnicos: 6.004 vagas
  • Analistas: 1.571 vagas

Confira o documento do pedido na ÍNTEGRA

De acordo com resposta da autarquia dada em 2020, o órgão calculava que a programação de novos certames seria retomada em 2022, após o término do contrato dos servidores temporários.

A autarquia alegou que os temporários ajudarão a zerar o estoque de requerimentos à espera de análise há mais de 45 dias. “A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários”.

O presidente da Autarquia se demonstrou bastante otimista com a autorização do certame que deverá preencher vacâncias decorrentes de aposentadoria e dos militares temporariamente contratados. 

cursos para este concursos

Resumo do concurso INSS

O melhor material do mundo dos concursos públicos no preço que você pede durante os outros meses do ano. No dia 31 de outubro, é prudente que você participe da live de lançamento. É sério: participe. Algumas chances só aparecem uma vez na vida!

concursos publicos
concurso inss concurso inss 2021 EDITAL INSS edital inss 2022

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.