Natália Pires • 21/10/2024
O edital do concurso Jardim Botânico RJ sofreu sua primeira retificação! As principais alterações são relacionadas ao cronograma do certame, as provas objetivas e discursivas para Analista em Ciência e Tecnologia Junior e Tecnologista Junior foram alteradas para 12 de janeiro de 2025.
A retificação foi publicada em Diário Oficial da União nesta segunda-feira (21/10). Além das alterações no cronograma, a retificação também apresentou modificações na distribuição das vagas, requisitos e conteúdo programático.
O concurso Jardim Botânico RJ oferta 20 vagas de nível superior para diversos cargos, com iniciais de até R$ 8.431,89.
Confira, a seguir, o que muda no edital do concurso Jardim Botânico RJ!
Confira, abaixo, as principais alterações presentes na retificação do edital Jardim Botânico RJ:
De acordo com a retificação, as vagas ofertadas passam a ser distribuídas da seguinte forma:
Em relação à formação exigida, a retificação estabelece o seguinte:
Leia-se:
PERFIL 1:
Cargo: Pesquisador
Classe/Padrão: Adjunto I
Área de atuação: Conservação da Flora Nativa do Brasil
Número de vagas: 01 (uma)
Número de vagas para candidatos pretos (pretos ou pardos) e para candidatos pessoas com deficiência: a ser definido por sorteio conforme itens 3.7 e 3.8.
Formação exigida: Curso superior completo em Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Biologia Ambiental, Ecologia ou áreas segundo o Manual Para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais CINE Brasil do INEP e Doutorado em Botânica, Biologia Vegetal, Ecologia, Biologia da Conservação ou áreas correlatas conforme tabela de áreas de conhecimento/avaliação da CAPES com diploma devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC ) . “
Leia-se:
PERFIL 7:
Cargo: Tecnologista
Classe/Padrão: Pleno II
Área de atuação: Divulgação Científica
Número de vagas: 01 (uma)
Número de vagas para candidatos pretos (pretos ou pardos) e para pessoas com deficiência: a ser definido por sorteio conforme itens 3.7 e 3.8.
Formação exigida: Curso superior completo em Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Ecologia ou áreas correlatas segundo o Manual Para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais CINE Brasil do INEP, e Doutorado na área de Educação, Comunicação ou Difusão em Ciências, com diploma devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Pré-requisitos: Ter experiência em gestão de projetos de divulgação científica e de extensão na área ambiental ou áreas correlatas conforme tabela de áreas de conhecimento/avaliação da CAPES; Participação em projetos de pesquisa nas áreas de divulgação científica e de extensão na área ambiental ou áreas correlatas conforme tabela de áreas de conhecimento/avaliação da CAPES; Artigos publicados nas áreas de divulgação científica e de extensão na área ambiental ou áreas correlatas conforme tabela de áreas de conhecimento/avaliação da CAPES; Participação em trabalhos interdisciplinares e/ou na elaboração de relatórios técnicos e de projetos correlacionados com a área de Divulgação em Ciência e Tecnologia; Realização de trabalhos que envolveram processos participativos com a comunidade acadêmica e não acadêmica na área ambiental ou áreas correlatas conforme tabela de áreas de conhecimento/avaliação da CAPES.
A retificação também trouxe algumas alterações em importantes datas presentes no cronograma do certame, são algumas delas:
O novo cronograma completo pode ser conferido na retificação!
Em relação ao conteúdo programático, se estabelece o seguinte:
Leia-se
“
Conteúdo programático para o Perfil A02:
Eixo 1 – Legislação Aplicada
Orçamento e Finanças Públicas: Noções de orçamento público (PPA, LDO, LOA). Execução orçamentária e financeira. Prestação de contas e controle interno. Licitações e Contratos: Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021.
Modalidades de licitação e pregão eletrônico. Gestão e fiscalização de contratos administrativos. Princípios do Direito Administrativo: Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Atos administrativos: conceito, requisitos e atributos. Controle da administração pública: interno e externo. Organização da Administração Pública: Estrutura da administração direta e indireta. Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Regime jurídico dos servidores públicos (Lei nº 8.112/1990).
Eixo 2 – Gestão Administrativa e Estratégica
Teorias da Administração: Evolução das teorias administrativas (clássica, neoclássica, comportamental, contingencial, etc.). Planejamento, organização, direção e controle. Cultura organizacional e gestão de pessoas. Planejamento e Gestão Estratégica: Conceitos e técnicas de planejamento estratégico. Análise SWOT (forças, fraquezas,
oportunidades e ameaças). Balanced Scorecard (BSC) e indicadores de desempenho. Gestão de Projetos: Ciclo de vida dos projetos. Métodos de planejamento, execução e controle de projetos. Ferramentas de gestão de projetos (PERT/CPM, MS Project, etc.). Gestão de Processos: Mapeamento, análise e melhoria de processos. Ferramentas de qualidade (PDCA, Six Sigma, etc.). Gestão de mudanças e reengenharia de processos.
Eixo 3 – Ciência, Tecnologia e Inovação e TICs
Políticas Públicas em Ciência e Tecnologia: História das políticas de C&T no Brasil. Marcos legais e regulatórios (Lei da Inovação, Marco Legal de C&T&I). Agências de fomento à pesquisa e inovação (CNPq, CAPES, FINEP). Gestão da Inovação: Conceitos e tipos de inovação (incremental, radical, disruptiva). Sistemas de inovação e arranjos produtivos locais. Propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Indicadores de Ciência e Tecnologia: Métodos de coleta e análise de dados em C&T. Indicadores de P&D, inovação e competitividade. Avaliação de impacto de políticas de C&T. Sistemas de Informação e Gestão de Dados: Sistemas de gestão integrada (ERP, CRM). Big Data e gestão de informações ambientais. Segurança da informação e LGPD. Tecnologia da Informação aplicada à Administração Pública: E-Government e governo eletrônico. Ferramentas de TI para a transparência pública. Inovação em serviços públicos por meio de TICs.”
Leia-se:
“Área de Atuação: Manejo arbóreo de coleção viva
…
Conteúdo programático para o Perfil T03:
Eixo 1 – LEGISLAÇÃO APLICADA: GESTÃO, POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL: Planejamento: estratégico, tático
e operacional. Políticas, legislações, administrações públicas e não governamentais voltadas ao setor ambiental e florestal.
NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS NO MANEJO ARBÓREO: Legislação e normas técnicas aplicáveis (NR 12, NR 35, ABNT NBR 16246-1) de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Eixo 2 – GESTÃO DE FLORESTAS: CRESCIMENTO E PRODUÇÃO FLORESTAL: Estudos e estimativas do crescimento
das árvores e povoamentos. Fatores que afetam o crescimento. Incremento. Análise de tronco. Densidade do povoamento.
VIVEIROS FLORESTAIS: implementação de Viveiros florestais (local, preparo dos canteiros. semeadura e repicagem). Poda de raízes e aérea. Estudos dos padrões da qualidade das mudas. Etapas de produção de mudas florestais nativas. Planejamento e controle Fitossanitário do viveiro.
Eixo 3 – GESTÃO DO SOLO: CIÊNCIA DO SOLO: Fatores, mecanismos e processos de formação dos solos.
Características morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas das principais classes de solos do Brasil Constituição do solo. Intemperismo. Minerais primários e secundários. Características químicas e físicas do solo. Nutrientes essenciais. Reações de adsorção e precipitação dos nutrientes no solo. Lixiviação. Acidez do solo. Dinâmica da matéria orgânica.
Mecanismos de suprimento dos nutrientes às raízes. Corretivos da acidez e calagem.”
Confira a retificação na íntegra!
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Na Black Antecipada do Direção Concursos, vamos oferecer o MENOR PREÇO DO ANO na nossa Assinatura Vitalícia, e isso só vai acontecer para quem estiver AO VIVO com a gente no dia 28/10, às 8h.
Isso mesmo, só quem estiver lá vai PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca.
E não adianta deixar para depois: essa oferta NÃO será divulgada em nenhum outro lugar fora da live!
Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.
Toque no banner abaixo, marque no seu calendário e esteja preparado(a) para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA!
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.