
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso, encaminhou ofício com respostas às demandas apresentadas pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindjus).
Os esclarecimentos são referentes ao Adicional de Qualificação (AQ), a correção dos vencimentos em 2026 e a reestruturação das carreiras. Os temas foram tratados em reuniões realizadas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no próprio STF, em que o presidente reiterou compromisso com os cronogramas estabelecidos.
A Alta Administração do Supremo Tribunal Federal permanece comprometida com o diálogo e com o encaminhamento de soluções viáveis às demandas da categoria”
Diz o Ministro Luís Roberto Barroso em ofício enviado ao Sindjus.
Quer saber tudo sobre a área de tribunais? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão os concursos de tribunais:
Concurso Justiça Federal: ministro encaminhou ofício a sindicato
Segundo o ofício encaminhado pelo Ministro Luís Manuel Barroso ao Sindjus informa que uma nova proposta de adicional de qualificação (AQ) está em fase final de elaboração. A expectativa é que o texto alternativo seja concluído até o final de maio de 2025 e que possa ser apresentado para apreciação em Sessão Administrativa do STF ainda no mês de junho.
Quanto ao reajuste salarial para 2026, o presidente do STF informou que os trâmites para a inclusão do percentual de reajuste na proposta orçamentária e no projeto de lei para o próximo exercício estão em andamento.
A definição do índice de reajuste viável depende da informação sobre o percentual de correção do limite de despesas do Poder Judiciário da União. Ambos os documentos serão submetidos à deliberação do Plenário do STF, em Sessão Administrativa, na primeira quinzena de agosto de 2025.
A reestruturação das carreiras do Poder Judiciário da União também tem um cronograma definido. O ofício revela que o projeto de reestruturação será encaminhado até setembro de 2025.
Está começando agora no mundo do concurso público? Não sabe por onde começar? O Direção concursos preparou um Manual Básico do Iniciante de Concursos Públicos para você dar seu primeiro para aprovação. Nele, você vai encontrar os termos, os conceitos as áreas de estudo e tudo o que você precisa saber! Adquira material gratuito.
Abaixo, é possível conferir uma das oportunidades em concursos públicos para a área de Tribunal.
Concursos abertos e previstos
Confira os concursos na área de tribunais abertos e previstos para 2025. Oportunidades para níveis médio e superior.
Concurso TJ PR
Foi publicado o edital do concurso TJ PR (Tribunal de Justiça do Paraná)! O certame, organizado pela banca Instituto AOCP, oferta 60 oportunidades para Técnico Judiciário. Salários iniciais de até R$ 9.582,99.
As inscrições estarão abertas até 7 de julho de 2025. Para homologar a candidatura é obrigatório o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00.
As provas serão realizadas em 24 de agosto de 2025.
Concurso TJ PA
O edital do concurso de remoção do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ PA) foi publicado no Diário de Justiça em 30 de maio. Esta é uma etapa que precede a publicação do novo edital de concurso.
O edital de remoção é destinado à 43 vagas para os ocupantes no cargo de Analista Judiciário, em diversas especialidades. As oportunidades estão distribuídas em dezenas de Comarcas, entre elas Belém, Marabá, Santarém, Parauapebas, Castanhal e Itaituba.
Concurso TJ PE
A banca organizadora IBFC será a responsável pelas etapas do concurso TJ PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco). A definição foi divulgada na Plataforma Integrada de Contratações do Estado, em 30 de maio. A próxima fase da seleção é a assinatura do contrato.
Segundo o projeto básico, serão ofertadas oportunidades em cadastro reserva para os cargos de Técnico e Analista Judiciário, além de vagas para Oficial de Justiça. A expectativa é de que 120.000 candidatos estejam inscritos, sendo 60.000 de nível médio e 60.000 de nível superior.
Vocês pediram, nós atendemos! Agora, vocês podem TESTAR gratuitamente a assinatura do Direção Concursos e COMPROVAR a qualidade dos nossos cursos. Inscreva-se agora mesmo e aproveite!
Ps: são poucas vagas. Então, aproveite!!
Clique abaixo e não perca:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: