
Um novo concurso público para o Metrô DF (Companhia do Metropolitano do Distrito Federal) é aguardado pelos concurseiros do Distrito Federal e despacho acessado pelo time de jornalismo do Direção indica que a autorização do certame está em andamento nos bastidores da administração pública.
Tudo começou com uma Representação (uma espécie de denúncia formal) feita pelo deputado distrital Max Maciel, presidente da Comissão de Transporte da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Ele apontou graves problemas na execução orçamentária e operacional do Metrô DF.
Estudos da CLDF mostraram que, desde 2020, a aplicação do orçamento para expandir o metrô foi de apenas 11%. Em anos anteriores, a verba para a compra de novos trens teve execução inferior a 1%. A representação destacou a insuficiência de pessoal como um dos principais fatores que impactam negativamente a operação, a manutenção e a qualidade do serviço.
Diante disso, o TCDF, por meio da Decisão nº 3187/2025, acatou o pedido do deputado e determinou que o Metrô DF adotasse medidas para recompor sua capacidade técnica e operacional, incluindo expressamente a “realização de concurso público”.
Quais são os trâmites atuais para o concurso?
O despacho detalha os passos já dados para a realização do certame. O processo não está parado. Confira o andamento:
- Estudo de Necessidade: A Superintendência de Recursos Humanos do Metrô DF já realizou um estudo técnico para apurar a real necessidade de novo pessoal. Este estudo foi aprovado pela Diretoria Colegiada da empresa em março de 2025.
- Encaminhamento à Economia: O pleito foi formalmente enviado para a Secretaria de Estado de Economia do DF (SEEC), órgão que tem a palavra final sobre a autorização de qualquer concurso público no distrito.
- Análise e Racionalização: A SEEC está analisando o pedido com base em decretos recentes, principalmente o Decreto nº 47.386/2025, que impõe regras rigorosas de racionalização de gastos. O governo busca evitar novas despesas.
- Documentação Entregue: O Metrô DF já apresentou toda a documentação exigida pela SEEC para comprovar a viabilidade do concurso, incluindo:
- Memória de Cálculo: Estimativa detalhada do impacto financeiro e orçamentário do novo quadro de pessoal para os anos de 2026 a 2028.
- Declarações de Adequação: Documentos que asseguram que o concurso não fere a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as metas fiscais do governo.
Pontos positivos e destaques para o candidato:
- Custo Zero para o Governo: Um dos argumentos mais fortes usados pelo Metrô DF é que as taxas de inscrição dos candidatos custearão integralmente a realização do concurso. Ou seja, não haverá despesa direta para o governo, o que facilita a aprovação.
- Relevante Interesse Público: A direção do Metrô DF argumenta que o concurso se enquadra em uma exceção prevista no decreto de racionalização de gastos, por ser de “relevante interesse público”. A defesa é que sem servidores, o serviço essencial de transporte fica comprometido.
- Processo em Andamento: O tema não é mais apenas uma promessa ou um pedido isolado. É um processo administrativo formal que já percorreu várias etapas internas e agora está na fase decisória da SEEC.
O caminho para a realização do concurso Metrô DF está avançado, mas ainda depende de uma autorização final. A Secretaria de Economia do DF precisa dar o sinal verde, analisando se todos os requisitos legais e fiscais foram cumpridos.
A pressão do Tribunal de Contas do DF e a justificativa técnica apresentada pelo Metrô DF são fatores extremamente positivos. Para os candidatos, isso significa que a possibilidade de um novo concurso é concreta e está em estágio avançado de discussão, como é possível ver no trecho abaixo:

Vale lembrar que, segundo o Plano de Aquisições da Companhia, a contratação de uma banca organizadora está prevista para acontecer em novembro de 2026.
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Último concurso Metrô DF
O último edital do concurso Metrô DF foi publicado em 2013. Organizado pela banca IADES, o certame ofertou 232 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior de formação.
Confira, abaixo, a distribuição das vagas:
Nível Superior
- Analista Metroferroviário – Área Administrativa
- Vagas: 2 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Jurídica
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Contabilidade
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Economia
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Estatística
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área TI – Analista de Sistemas
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área TI – Analista de Infraestrutura
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Arquivologia
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Comunicação Social
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Engenharia Civil
- Vagas: 2 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Engenharia Elétrica
- Vagas: 2 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Engenharia Eletrônica
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Engenharia Mecânica
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Engenharia Ambiental
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Analista Metroferroviário – Área Engenharia de Qualidade
- Vagas: 1 + cadastro de reserva
- Profissional de Suporte Metroferroviário – Assistente Administrativo
- Vagas: 24 + cadastro de reserva
- Profissional de Suporte Metroferroviário – Técnico Metroferroviário
- Vagas: 3 + cadastro de reserva
- Operador de Transporte Metroferroviário
- Vagas: 86 + cadastro de reserva
- Segurança Metroferroviário
- Vagas: 30 + cadastro de reserva
Os aprovados receberam salários iniciais de até R$ 7,020.00. A avaliação dos candidatos foi feita por meio de provas objetivas e discursivas.
Resumo do concurso Metrô DF
- Situação: desejado
- Vagas: a definir
- Cargos: a definir
- Salários: R$ 7,020.00 (último edital)
- Último edital
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