Natália Pires • 16/10/2024
Um novo concurso MP TO (Ministério Público do Estado do Tocantins) pode ser realizado no próximo ano!
Isso porque foi publicado em Diário da Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins nesta quarta-feira (16/10), ofício solicitando a inclusão da previsão de um novo concurso MP TO no Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2025 (PLOA).
De acordo com o documento, a justificativa apresentada pelo MP TO é de que um novo certame se faz necessário devido a necessidade de atender demandas institucionais, tendo em vista que o concurso público realizado neste ano, por questões orçamentárias, deixou de contemplar cargos que se encontram vagos.
Além disso, é exposto que o órgão possui capacidade financeira, pois os gastos com pessoal encontram-se abaixo do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A realização do certame é colocada como fundamental para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo MP TO.
“Ressalta-se que a realização de concurso público atende aos limites legais quanto à existência de cargos vagos e aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que no segundo quadrimestre de 2024, o índice de gasto com pessoal representou 1,25% da receita corrente líquida, inferior, portanto, ao limite máximo de 2%”.
Vale lembrar que o concurso MP TO ofertou 54 vagas imediatas, além de 270 oportunidades de cadastro reserva para os cargos de Técnico Ministerial e Analista Ministerial. O resultado final do certame foi divulgado em maio.
Confira, abaixo, trecho do ofício publicado em Diário Oficial:
O edital do concurso MP TO foi publicado em janeiro deste ano. Organizado pelo Cebraspe, o certame ofertou 54 vagas imediatas e 270 oportunidades de cadastro reserva para os cargos de Técnico Ministerial e Analista Ministerial, em diversas especialidades. O salário inicial ofertado era de até R$ 10.056,33.
Confira, abaixo, a distribuição das vagas:
Os candidatos foram avaliados por meio das etapas seguintes:
As provas objetivas para os cargos de nível médio e superior foram compostas por 120 questões de “certo” ou “errado”. Sendo 50 questões de conhecimentos gerais e 70 questões de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva, para os cargos de nível superior, foram compostas por duas questões relacionadas aos conhecimentos específicos da respectiva área de atuação desejada.
Por outro lado, a prova discursiva de nível médio foi composta por uma redação dissertativa de até 30 linhas, a respeito de um tema da atualidade.
As provas objetivas e discursiva foram aplicadas em março de 2024.
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
No mês dos Professores, todos os nossos especialistas se juntaram para te presentear! 🎁
Você poderá participar de aulas exclusivas para sair do ZERO até a aprovação, tendo acesso a:
Além disso, eles irão liberar durante todo o mês de outubro, descontos imperdíveis para que você possa ter em mãos tudo o que irá precisar em cada etapa da sua jornada!
Porque com o Direção Concursos, o ensino transforma seu sonho em realidade! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.