Mateus Melis • 12/11/2021
O prefeito de Apucarana, Junior da Femarc, solicitou à Superintendência de Recursos Humanos a elaboração do edital do próximo concurso para a prefeitura da cidade (concurso Paraná).
O município deve abrir novos editais para a Guarda Civil Municipal da cidade, além de concursos para o preenchimento de vagas para os cargos de assistente social, auxiliar de serviços gerais, médico, motorista, operário, pedreiro, psicólogo e técnico de audiovisual.
De acordo com o prefeito, a demanda pro serviços vem aumentando e o concurso é fundamental para repor o quadro funcional.
O último concurso realizado na cidade aconteceu em 2020, com a oferta de 12 vagas para o cargo de professor e cadastro reserva para o cargo de assistente infantil.
O salário inicial ofertado pelo edital foi variou de R$ 1.463,33 a R$ 2.414,46.
Os candidatos foram submetidos às seguintes etapas:
a) 1ª Etapa – avaliação de conhecimentos por meio de prova escrita objetiva de múltipla escolha para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
b) 2ª Etapa – prova subjetiva consistente em uma Redação dissertativo-argumentativa de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
c) 3ª Etapa – prova de títulos de caráter classificatório para todos os cargos.
d) 4ª Etapa – perícias médicas e procedimentos admissionais para todos os cargos, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do Município de Apucarana (concurso Paraná)
Foram cobradas as seguintes disciplinas dos candidatos aos cargos ofertados:
Confira o conteúdo programático cobrado no edital:
CONHECIMENTOS GERAIS: Temas relevantes e atuais sobre política, economia, sociedade, cultura, geografia, educação, tecnologia, relações internacionais e ecologia, suas inter-relações e vinculações históricas. Compreensão de problemas que afetam a vida da comunidade, do município, do estado e do país. Globalização, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Lei Orgânica Municipal, Estatuto do Magistério e Conhecimentos sobre o Município de Apucarana. NOÇÕES DE INFORMÁTICA:. Organização e manipulação de arquivos e pastas. Conceitos e rotinas de backup. Armazenamento de dados na nuvem. Instalação, manutenção e uso de softwares e hardwares. Conceitos de aplicativos Desktop e Web. Pesquisa no Windows e na Internet. Procedimentos de segurança. Teclas de Atalho. (concurso Paraná)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto; tipos de texto; coesão e coerência textual; consistência argumentativa. FONOLOGIA: divisão silábica. ORTOGRAFIA: escrita correta das palavras na norma culta; regras do Acordo Ortográfico Vigente; acentuação gráfica; uso da crase; acentos diferenciais; pontuação gráfica. MORFOSSINTAXE: estrutura e formação das palavras; processos de formação das palavras; identificação e classificação das palavras (verbo, substantivo, adjetivo, advérbio, preposição, conjunção, pronome, numeral, artigo e interjeição); identificação e classificação das funções sintáticas (sujeito, predicado, objetos (direto e indireto), adjuntos adnominais e adverbiais); flexão verbal e nominal; regência verbal e nominal; termos essenciais e acessórios da oração. SEMÂNTICA: significado das palavras de acordo com o contexto; figuras de linguagem. (concurso Paraná)
MATEMÁTICA: Conjuntos: representação e operações. Números Naturais: operações e problemas com números naturais e suas propriedades. Geometria Plana: conceito, propriedades e operações. Números Racionais Absolutos. Números Irracionais: técnicas operatórias. Medidas: conceito e operações, sistema legal de unidades de medidas brasileira. Sistemas de equação de 1° grau e 2° grau. Razões e proporções: grandezas proporcionais. Porcentagem. Juros simples e compostos. Regra de Três Simples e Composta. Gráficos e tabelas: execução e interpretação. Funções: Conceitos e aplicações. Raciocínio lógico. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA O CARGO DE PROFESSOR: Os elementos do trabalho pedagógico (objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos e avaliação escolar); Concepção de desenvolvimento humano / apropriação do conhecimento na psicologia histórico cultural; Projeto Político-Pedagógico; Currículo e organização do conhecimento; Didática de ensino; Planejamento; Organização do tempo e do espaço escolar; Regimento escolar; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9394/1996 e suas alterações ); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa da Educação Infantil e Etapa do Ensino Fundamental (anos iniciais); Referencial Curricular do Paraná – Etapa da Educação Infantil e Etapa do Ensino Fundamental (anos iniciais); Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90); Normas e Princípios para a Educação Infantil no Sistema de Ensino do Estado do Paraná Deliberação 02/2014 CEE; Lei 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação – PNE; Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; A Teoria de Piaget sobre a linguagem e o pensamento da criança; Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget; Fases da Escrita (Emília Ferreiro), Saberes e Práticas da Inclusão na Educação Infantil; Ética na Educação;; A Teoria Histórico – Cultural de Vygotsky; Tecnologias e Educação; Modalidades da Educação Básica; Lei 10.639/03; Lei 11.645/08, Alfabetização e Método das Boquinhas. Psicomotricidade no desenvolvimento infantil e aprendizagem. Pedagogia Histórico-Crítica. (concurso Paraná)
CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA O CARGO DE ASSISTENTE INFANTIL: Os elementos do trabalho pedagógico (objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos e avaliação escolar); Concepção de desenvolvimento humano / apropriação do conhecimento na psicologia histórico cultural; Projeto PolíticoPedagógico; Currículo e organização do conhecimento; Didática de ensino; Planejamento; Organização do tempo e do espaço escolar; Regimento escolar; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9394/1996 e suas alterações ); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa da Educação Infantil; Referencial Curricular do Paraná – Etapa Educação Infantil; Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90); Normas e Princípios para a Educação Infantil no Sistema de Ensino do Estado do Paraná – Deliberação 02/2014 CEE; Lei 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação – PNE; Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; A Teoria de Piaget sobre a linguagem e o pensamento da criança; Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget; Fases da Escrita (Emília Ferreiro), Saberes e Práticas da Inclusão na Educação Infantil; Ética na Educação; A Teoria Histórico – Cultural de Vygotsky; Tecnologias e Educação; Lei 10.639/03; Lei 11.645/08, Alfabetização e Método das Boquinhas. Psicomotricidade no desenvolvimento infantil e aprendizagem. Pedagogia Histórico-Crítica.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.