Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC PR: governo se manifesta sobre realização das provas

Concurso PC PR: governo se manifesta sobre realização das provas

Nesta quinta-feira (11/2), o governo do Paraná respondeu aos questionamentos do juiz que havia decidido sobre ação judicial que pedia o adiamento das provas do concurso PC PR.

Em resposta, a Polícia Civil do Paraná retrucou que há uma necessidade de mais policiais na Administração Pública, que todos os protocolos e procedimentos sanitários serão seguidos, portanto provas não podem ser adiadas.

A resposta traz em anexos muitas fotos de como serão organizadas as salas e os corredores, de forma a garantir a segurança de todos os envolvidos.

Outro ponto bastante reforçado foi o deficit de policiais na PC PR e a necessidade urgente de reposição.

A Polícia Civil do Paraná esclareceu que provas já tinham sido adiadas e que remarcação para a data atual foi pensada na segurança de todos.

A Vigilância Sanitária também deu parecer favorável para a realização das provas, afirmando ser permitida a realização das provas no dia 21 de fevereiro.

Além disso, a resposta reforçou que as provas serão realizadas em 350 locais, entre escolas públicas privadas, e que o número de inscritos não corresponde a 135 mil apontados na ação judicial, mas por volta de 106 mil.

Também foi apontada a diminuição de internações no estado do Paraná, em contrapartida ao alegado aumento de casos pela impetrante.

Outros argumentos utilizados foram da autorização do estado para dar continuidade aos concursos públicos, os editais com provas marcadas para fevereiro e março (Depen, PF e PRF), provas que foram realizadas (Enem) e muito mais.

Clique abaixo para conferir a resposta na íntegra:

LEIA A PARTE 1 AQUI

LEIA A PARTE 2 AQUI

cursos para o concurso pc pr

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área policial. Clique aqui e participe!

Tudo sobre o Concurso PC PR aqui

Sindicato entrou nas ações para defender data das provas

A Associação dos Delegados da Polícia Civil do Paraná (Adepol) peticionou para participar das ações judiciais que pedem o adiamento das provas do concurso PC PR como amicus curiae.

Amicus curiae é uma expressão utilizada para designar uma instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais, para oferecer uma melhor base para questões relevantes e de grande impacto.

A Adepol peticionou para entrar como amicus curiae para defender a data das provas previstas do concurso PC PR. As justificativas apontam que a necessidade de contratação de Delegados é urgente.

Além disso, reforça que há uma sobrecarga nos Delegados restantes, causando um prejuízo para a saúde dos policiais, o que reflete negativamente na segurança pública paranaense.

Outro ponto levantado pela Adepol é que Curitiba, cidade de realização das provas, está bandeira amarela, “o que reforça a viabilidade de realização das provas”.

Resumo do concurso PC PR

  • banca: Funpar
  • vagas: 400
  • cargos: Delegado, Investigador e Papiloscopista
  • escolaridade: superior
  • inscrição: finalizada
  • taxa: R$ 120 e R$ 200 (delegado)
  • provas: 21 de fevereiro
  • Edital neste link

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso sefaz ce
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.