Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC PR: candidatos de até 74 anos poderão concorrer

Concurso PC PR: candidatos de até 74 anos poderão concorrer

Um dos principais limitantes aos candidatos de concursos policiais, sem dúvidas, é a exigência de idade máxima. No entanto, o edital do concurso PC PR traz uma “peculiaridade” que permite a candidatura de concorrentes com até 74 anos de idade.

De acordo com o disposto no documento divulgado pela UFPR, organizadora do certame, o candidato deverá ter “idade mínima de 18 anos completos e até 74 anos de idade até a data da posse”.

A regra foi estabelecida com base no inciso II do artigo 40 da Constituição Federal e na Lei Complementar Federal nº 152/2015, que dispõe sobre a aposentadoria compulsória por idade.

De acordo com o texto, serão aposentados compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 75 anos de idade: 

I – os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações; 

II – os membros do Poder Judiciário; 

III – os membros do Ministério Público; 

IV – os membros das Defensorias Públicas; 

V – os membros dos Tribunais e dos Conselhos de Contas. 

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

pc pr e mais

Concurso PC PR terá provas em outubro

As provas objetivas do concurso para a Polícia Civil do Paraná (concurso PC PR) estão remarcadas para a data do dia 3 de outubro de 2021.

O comunicado foi oficialmente divulgado no site da UFPR, organizadora do certame que oferece 400 vagas para os cargos de delegado, investigador e papiloscopista.

A prova de Conhecimentos Específicos para o cargo de Delegado de Polícia fica programada para o dia 12 de dezembro de 2021.

Haverá aplicação de modo descentralizado das provas, em várias cidades do Estado do Paraná, a partir
de uma logística que será brevemente anunciada, por meio de Edital específico.

A data foi definida em acordo com a direção da PCPR e com a Presidência da Comissão do Concurso Público e levou em conta as perspectivas de melhora no quadro epidemiológico brasileiro em relação à Covid-19 com a vacinação progressiva da população.

Veja maiores detalhes aqui!

Resumo do concurso PC PR

  • situação: RETOMADO
  • banca: Funpar
  • vagas: 400
  • cargos: Delegado, Investigador e Papiloscopista
  • escolaridade: superior
  • inscrição: finalizada
  • taxa: R$ 120 e R$ 200 (delegado)
  • provas: 3 de outubro e 12 de dezembro (delegado)
  • Edital neste link
  • Cursos completos aqui

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

notícias concurso pc pr

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

concurso pc prpc prconcurso pc predital pc prlimite de idade em concursoslimite de idade na pc prlimite de idade na policia civilvagas pc pr
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.