Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso PC PR: candidatos de até 74 anos poderão concorrer

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
13/04/2021, às 11:04 • 2 meses atrás

Um dos principais limitantes aos candidatos de concursos policiais, sem dúvidas, é a exigência de idade máxima. No entanto, o edital do concurso PC PR traz uma “peculiaridade” que permite a candidatura de concorrentes com até 74 anos de idade.

De acordo com o disposto no documento divulgado pela UFPR, organizadora do certame, o candidato deverá ter “idade mínima de 18 anos completos e até 74 anos de idade até a data da posse”.

A regra foi estabelecida com base no inciso II do artigo 40 da Constituição Federal e na Lei Complementar Federal nº 152/2015, que dispõe sobre a aposentadoria compulsória por idade.

De acordo com o texto, serão aposentados compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 75 anos de idade: 

I – os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações;

II – os membros do Poder Judiciário;

III – os membros do Ministério Público;

IV – os membros das Defensorias Públicas;

V – os membros dos Tribunais e dos Conselhos de Contas.

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

pc pr e mais

Concurso PC PR terá provas em outubro

As provas objetivas do concurso para a Polícia Civil do Paraná (concurso PC PR) estão remarcadas para a data do dia 3 de outubro de 2021.

O comunicado foi oficialmente divulgado no site da UFPR, organizadora do certame que oferece 400 vagas para os cargos de delegado, investigador e papiloscopista.

A prova de Conhecimentos Específicos para o cargo de Delegado de Polícia fica programada para o dia 12 de dezembro de 2021.

Haverá aplicação de modo descentralizado das provas, em várias cidades do Estado do Paraná, a partir
de uma logística que será brevemente anunciada, por meio de Edital específico.

A data foi definida em acordo com a direção da PCPR e com a Presidência da Comissão do Concurso Público e levou em conta as perspectivas de melhora no quadro epidemiológico brasileiro em relação à Covid-19 com a vacinação progressiva da população.

Veja maiores detalhes aqui!

Resumo do concurso PC PR

  • situação: RETOMADO
  • banca: Funpar
  • vagas: 400
  • cargos: Delegado, Investigador e Papiloscopista
  • escolaridade: superior
  • inscrição: finalizada
  • taxa: R$ 120 e R$ 200 (delegado)
  • provas: 3 de outubro e 12 de dezembro (delegado)
  • Edital neste link
  • Cursos completos aqui

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

notícias concurso pc pr

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

concurso pc pr edital pc pr limite de idade em concursos limite de idade na pc pr limite de idade na policia civil vagas pc pr

Letícia Teixeira

Jornalista e subcoordenadora de jornalismo do Direção Concursos. Especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.