Larissa Lustoza • 17/02/2020
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro definiu a organizadora do próximo concurso destinado aos cargos de Inspetor; Investigador; Auxiliar e Técnico em Necropsia; Perito Criminal e Legista.
A informação foi repassada pelo Subsecretário de Gestão Administrativa da corporação por meio das redes sociais, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. Ainda de acordo com a autoridade, os candidatos interessados poderão concorrer a mais de um cargo.
Lembrando que a banca para o cargo de Delegado já foi escolhida. A empresa Instituto Acesso foi selecionada para organizar o certame. O edital deve ser publicado até o final de março. Além disso, foi informado que mais novidades deverão ser publicadas ao longo da semana.
Com isso, resta a banca organizadora para os cargos restantes: Investigador, Inspetor, Auxiliar em Necropsia, Técnico em Necropsia, Perito Criminal e Perito Legista.
A delegada e vice-presidente da Faepol (Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Desenvolvimento da Policia Civil RJ), Thaianne Moraes, promove uma transmissão ao vivo com o secretério de Polícia Civil, delegado Marcus Vinicius, e “arrancou-lhe” algumas boas informações acerca do concurso PC RJ:
“O concurso está em reta final. Eles estão alinhando questões contratuais. O edital deverá sair em março, com provas sendo aplicadas em maio (2020). Essa é a estimativa, que só deve ser confirmada na publicação”, pondera o delegado.
Ainda na entrevista informal, Marcus Vinicius Braga informou que o primeiro edital a sair será para o cargo de delegado, sendo o segundo para perito legista e em seguida para os outros cargos ofertados (técnico e auxiliar de necropsia, inspetor, perito criminal e investigador).
O Diário Oficial do RJ publicou autorização para o concurso no cargo de investigador de Polícia Civil no Estado. Veja:
O concurso para diversos cargos na PC RJ já estava autorizado e anunciado nas redes sociais do órgão, conforme veremos ao longo da matéria.
Postagem realizada no último sábado, 01/02/2020, em seu instagram, o delegado Marcus Vinícius informa que haverá novidades sobre o concurso PC RJ nos próximos dias.
Serão duas licitações. Uma para seleção de delegado e outro processo para definir a organizadora dos concursos para auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, inspetor, perito criminal, perito legista e investigador.
Uma mesma empresa, porém, poderá vencer ambas as licitações, caso ofereça a proposta mais vantajosa.
Vale lembrar que serão 864 vagas no certame. A divisão está no quadro abaixo, divulgado pela própria corporação.
A delegada Renata Teixeira, diretora da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol RJ), foi às redes sociais do órgão apresentar como serão as fases do próximo concurso PC RJ:
Neste link você confere como ficou a disposição de fases para o próximo certame na Polícia Civil do Rio de janeiro.
Antes disso, em 25 de junho, havia sido anunciada a formação da comissão que será responsável pela gestão do concurso PC RJ. Veja
Wilson Witsel, governador do Rio de Janeiro, anunciou autorização no concurso PC RJ, com 1.000 vagas imediatas para provimento no órgão de polícia do estado.
O concurso foi definido para ter edital lançado nos primeiros dias de julho. A notícia foi confirmada pelo secretário de Polícia Civil, Marcus Vinicius Braga, ao jornal O Dia. Veja:
“Os quadros (da Polícia Civil) estão muito defasados. A importância desse concurso é muito grande (para a instituição). O governador entendeu (a necessidade) e autorizou (um edital para) mil vagas”.
“A procura (para o concurso) será muito grande. Então, a dica é estudar no mínimo oito horas por dia”.
O governador Witsel já havia anunciado o concurso para Polícia Civil em janeiro deste ano, com cerca de 400 vagas. Dia após o anúncio do governador, o secretário da Casa Civil confirmou a manutenção da realização do concurso, mesmo com baixo orçamento devido à crise fiscal.
De acordo com a proposta do governo, os cargos serão divididos nas mais diversas escolaridades e para as mais diversas especialidades. Veremos, na tabela abaixo, que serão ofertadas vagas do ensino fundamental ao superior.
Para o cargo de Delegado, é exigido formação na especialidade de Direito.
Já para o cargo de Perito Criminal, as formações exigidas são: Engenharia, Informática, Farmácia, Veterinária, Biologia, Física, Química, Ciências Contábeis ou Agronomia.
No caso de Perito Legista, uma das condições é ser formado em Medicina, Odontologia, Farmácia ou Bioquímica.
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.