
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro definiu a organizadora do próximo concurso destinado aos cargos de Inspetor; Investigador; Auxiliar e Técnico em Necropsia; Perito Criminal e Legista.
A informação foi repassada pelo Subsecretário de Gestão Administrativa da corporação por meio das redes sociais, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. Ainda de acordo com a autoridade, os candidatos interessados poderão concorrer a mais de um cargo.
Lembrando que a banca para o cargo de Delegado já foi escolhida. A empresa Instituto Acesso foi selecionada para organizar o certame. O edital deve ser publicado até o final de março. Além disso, foi informado que mais novidades deverão ser publicadas ao longo da semana.
Com isso, resta a banca organizadora para os cargos restantes: Investigador, Inspetor, Auxiliar em Necropsia, Técnico em Necropsia, Perito Criminal e Perito Legista.
Confira um apanhado geral sobre o concurso PC RJ
A delegada e vice-presidente da Faepol (Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Desenvolvimento da Policia Civil RJ), Thaianne Moraes, promove uma transmissão ao vivo com o secretério de Polícia Civil, delegado Marcus Vinicius, e “arrancou-lhe” algumas boas informações acerca do concurso PC RJ:
“O concurso está em reta final. Eles estão alinhando questões contratuais. O edital deverá sair em março, com provas sendo aplicadas em maio (2020). Essa é a estimativa, que só deve ser confirmada na publicação”, pondera o delegado.
Ainda na entrevista informal, Marcus Vinicius Braga informou que o primeiro edital a sair será para o cargo de delegado, sendo o segundo para perito legista e em seguida para os outros cargos ofertados (técnico e auxiliar de necropsia, inspetor, perito criminal e investigador).
Autorização para o concurso de investigador
O Diário Oficial do RJ publicou autorização para o concurso no cargo de investigador de Polícia Civil no Estado. Veja:

O concurso para diversos cargos na PC RJ já estava autorizado e anunciado nas redes sociais do órgão, conforme veremos ao longo da matéria.
Secretário de segurança faz mistério
Postagem realizada no último sábado, 01/02/2020, em seu instagram, o delegado Marcus Vinícius informa que haverá novidades sobre o concurso PC RJ nos próximos dias.
Veja:

Veja o chamamento público do dia 11/12


Veja o que diz o perfil oficial da PC RJ no Instagram:
Serão duas licitações. Uma para seleção de delegado e outro processo para definir a organizadora dos concursos para auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, inspetor, perito criminal, perito legista e investigador.
Uma mesma empresa, porém, poderá vencer ambas as licitações, caso ofereça a proposta mais vantajosa.
Veja as vagas e os requisitos:
Vale lembrar que serão 864 vagas no certame. A divisão está no quadro abaixo, divulgado pela própria corporação.

As etapas também foram definidas
A delegada Renata Teixeira, diretora da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol RJ), foi às redes sociais do órgão apresentar como serão as fases do próximo concurso PC RJ:
Neste link você confere como ficou a disposição de fases para o próximo certame na Polícia Civil do Rio de janeiro.
Comissão formada
Antes disso, em 25 de junho, havia sido anunciada a formação da comissão que será responsável pela gestão do concurso PC RJ. Veja

Veja um apanhado geral sobre o concurso PC RJ
Wilson Witsel, governador do Rio de Janeiro, anunciou autorização no concurso PC RJ, com 1.000 vagas imediatas para provimento no órgão de polícia do estado.
O concurso foi definido para ter edital lançado nos primeiros dias de julho. A notícia foi confirmada pelo secretário de Polícia Civil, Marcus Vinicius Braga, ao jornal O Dia. Veja:
“Os quadros (da Polícia Civil) estão muito defasados. A importância desse concurso é muito grande (para a instituição). O governador entendeu (a necessidade) e autorizou (um edital para) mil vagas”.
O secretário ainda deu dicas de estudo:
“A procura (para o concurso) será muito grande. Então, a dica é estudar no mínimo oito horas por dia”.
Anúncio de concurso em janeiro de 2019
O governador Witsel já havia anunciado o concurso para Polícia Civil em janeiro deste ano, com cerca de 400 vagas. Dia após o anúncio do governador, o secretário da Casa Civil confirmou a manutenção da realização do concurso, mesmo com baixo orçamento devido à crise fiscal.
Salários e níveis de escolaridade
De acordo com a proposta do governo, os cargos serão divididos nas mais diversas escolaridades e para as mais diversas especialidades. Veremos, na tabela abaixo, que serão ofertadas vagas do ensino fundamental ao superior.

Para o cargo de Delegado, é exigido formação na especialidade de Direito.
Já para o cargo de Perito Criminal, as formações exigidas são: Engenharia, Informática, Farmácia, Veterinária, Biologia, Física, Química, Ciências Contábeis ou Agronomia.
No caso de Perito Legista, uma das condições é ser formado em Medicina, Odontologia, Farmácia ou Bioquímica.

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: