Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso PC RJ: provas serão realizadas depois de agosto, afirma secretário

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
27/04/2020, às 17:47 • 5 meses atrás

Ao que tudo indica, o concurso PC RJ ganhou um novo prazo para a publicação dos editais. Os estudos do novo cronograma se deu após a pandemia do coronavírus, que inclusive da cancelou e suspendeu provas de diversos concursos.

A informação foi confirmada pelo secretário de Polícia Civil do estado, Marcus Vinicius Braga, em suas redes sociais no último domingo (26). De acordo com a autoridade, as provas deverão ser realizadas em agosto. Braga afirmou, ainda, que os documentos já estão prontos e a corporação aguarda um momento “seguro” para que sejam publicados.

Lembrando que a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro já definiu a organizadora do próximo concurso destinado aos cargos de Inspetor; Investigador; Auxiliar e Técnico em Necropsia; Perito Criminal e Legista. Os editais ficaram sob responsabilidade da AOCP.

A informação foi repassada pelo Subsecretário de Gestão Administrativa da corporação por meio das redes sociais, no último dia 20 de fevereiro. Ainda de acordo com a autoridade, os candidatos interessados poderão concorrer a mais de um cargo.

Lembrando que a banca para o cargo de Delegado já foi escolhida. A empresa Instituto Acesso foi selecionada para organizar o certame. O edital deve ser publicado até o final de março.

Concurso PC RJ: batida policial

O ano de 2020 promete grandes oportunidades para a Carreira Policial. Editais como: PCPR, DEPEN, PCDF, PCRJ, PF, PRF, AGEPEN e Policial Legislativo do Senado estão bem quentes! Para garantir sua vaga em um destes certames, é fundamental que você inicie sua preparação o quanto antes.

Por isso, no dia 04 de Maio, nós faremos um evento focando nos principais editais policiais previstos para 2020. Clique na imagem abaixo, inscreva-se aqui e participe gratuitamente!

Ads 1200x628.png

Resumo concurso PC RJ 2020

  • Órgão: Polícia Civil do Rio de Janeiro
  • Banca organizadora: AOCP e Instituto Acesso (delegado)
  • Cargo: Delegado, Inspetor, Auxiliar e Técnico em Necropsia e Perito Legista
  • Escolaridade exigida: superior, médio e fundamental
  • Número de vagas: 864
  • Situação: autorizado
  • Cursos completos para PC RJ
Cursos da área
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Situação atual concurso PC RJ

As etapas do próximo concurso PC RJ já foram definidas, de acordo com publicação nas redes sociais da Academia de Polícia do RJ. Segundo a delegada, serão duas etapas, organizadas da seguinte maneira:

Primeira etapa:

  • provas de conhecimentos;
  • exame médico
  • exame psicotécnico;
  • TAF

Segunda etapa:

  • Curso de Formação Profissional

Concurso PC RJ deve estar de acordo com o Plano de recuperação fiscal do estado

Além do governador e do secretário da PC RJ, o secretário da Casa Civil e Governança do Estado fluminense, José Luís Zamith, informa que o estudo do edital deverá ser levado ao Conselho de Regime de Recuperação Fiscal.

Assim, para mostrar que não existirá desequilíbrio financeiro, já que há no órgão uma defasagem de mil vagas, Zamith ressalta: “Esse é o primeiro passo. Faremos um estudo de viabilidade financeira e levar ao Conselho, para dar o passo seguinte”.

Concurso PC RJ estava autorizado desde 2018

O concurso PC RJ havia sido autorizado ainda na vigência do mandato do governador Luiz Fernando Pezão, despachando os expedientes no dia 5 de julho de 2018 conforme podemos verificar:

À época, a autorização foi para 96 vagas destinadas aos cargos de Auxiliar e Técnico de Necropsia, inspetor, Delegado e Perito, sendo 16 vagas apenas para Delegado e 50 para Inspetor.

Assim como o governador Wilson Witzel, o secretário de Polícia Civil também se manifestou sobre a próxima seleção para o órgão: “O governador já autorizou e a comissão de concurso se reuniu no dia 29 de janeiro e já deu início ao estudo para elaboração do edital”.

Plano de carreiras, cargos e salários dos servidores da PC RJ

O candidato, através da lei nº 3586, a qual dispõe sobre a reestruturação do quadro permanente do órgão, conhece as diversas disposições sobre os mais variados cargos da corporação.

Dentre elas, podemos citar que o Policial Civil receberá, além do seu vencimento básico, os seguintes adicionais e gratificações:

  • Adicional de Atividade Perigosa
  • Adicional Por Tempo de Serviço
  • Gratificação de Habilitação Profissional
  • Gratificação de Atividade Técnico-científica de nível superior

As vantagens acima citadas não obstam outras que porventura sejam criadas por lei.

Remuneração PC RJ em 2019

De acordo com o portal da transparência do Governo do estado do Rio de Janeiro, a remuneração dos ocupantes de cargo da PC RJ será a seguinte:

O candidato Gavião pode conferir a íntegra do aumento salarial dado pelo então governador Pezão neste link.

Nos valores acima descritos já constam o auxílio-alimentação de R$ 264.

Último concurso PC RJ

Há no órgão, hoje, um déficit de cerca de 15 mil policiais no Rio de Janeiro. Portanto, é possível que o edital PC 2019 não demore a ser publicado.

As últimas seleções para Polícia Civil no Rio de Janeiro aconteceram em 2014 para Papiloscopista, e em 2013 para o cargo de Perito em diversas áreas de atuação. Ambos organizados pela IBFC.

Já para o cargo de Delegado, o concurso foi realizado através da banca Funcab em 2012 e, no mesmo ano, com a banca FEC como responsável, tivemos o concurso para Inspetor de Polícia.

Observe a disposição das vagas nos respectivos editais:

  • 100 vagas para Papiloscopista
  • 100 vagas para Perito Criminal em divididas pelas diversas especialidades
  • 100 vagas para Delegado
  • 600 vagas para Inspetor de Polícia

Editais passados

concurso pc rj concurso pc rj 2019 concurso pc rj agente concurso pc rj inspetor delegado pc rj concurso edital pc rj edital pc rj 2019 edital pc rj agente edital pc rj delegado edital pc rj inspetor

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.