Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC RJ: sancionada lei que derruba a cláusula de barreira

Concurso PC RJ: sancionada lei que derruba a cláusula de barreira

Foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro a lei N. 9650, que acaba com a cláusula de barreira no estado. Com a sanção da lei, candidatos que não estiverem dentro do quantitativo de classificados não podem mais ser eliminados do certame (concurso PC RJ).

A lei beneficia não só os concursos públicos que estão atualmente em andamento, mas também os editais que já foram realizados e que estão dentro do prazo de validade. Veja:

Com a queda da cláusula de barreira, mais candidatos foram convocados para a convocação do TAF do concurso PC RJ. A determinação também foi publicada no Diário do estado carioca.

De acordo com o texto, poderão ser convocados “todos os candidatos aprovados excedentes das vagas previstas para o certame até que se completem as vagas a serem preenchidas pelo concurso”.

O quantitativo de candidatos que serão convocados para o TAF do concurso PC RJ já foi determinado e publicado também em Diário. Veja mais detalhes aqui!

O edital para Polícia Civil do Rio de Janeiro ofertou, ao todo, 350 vagas. A distribuição entre as carreiras do órgão foi a seguinte:

  • Auxiliar de necropsia – 10 vagas (nível fundamental);
  • Técnico de necropsia – 10 vagas (nível médio);
  • Investigador – 200 vagas (nível médio);
  • Inspetor – 100 vagas (nível superior em qualquer área);
  • Perito criminal – 5 vagas (nível superior em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Química); e
  • Perito legista – 25 vagas (nível superior em Medicina).

Clausula de barreira – como funciona?

A cláusula de barreira, de forma objetiva, se trata de todo e qualquer item que restringe a quantidade de aprovados que seguem para as próximas etapas do certame, mesmo que tenham atingido a pontuação mínima exigida para não serem reprovados.

Algumas bancas organizadoras incluem as cláusulas nos editais, o que impossibilita que mais aprovados sejam aproveitados, mesmo que a administração pública tenha necessidade de mais servidores. Saiba mais aqui!

Resumo do concurso PC RJ

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.