Logo Direção Concursos
Pesquisa

“Vamos requerer à governadora um novo concurso”, diz presidente do Sinpol-RN

“Vamos requerer à governadora um novo concurso”, diz presidente do Sinpol-RN

Em entrevista exclusiva ao Direção Concursos, o presidente do Sinpol-RN, Nilton Arruda, confirmou que o processo do concurso PC RN segue em andamento e que um novo certame pode ocorrer logo após a convocação dos aprovados da seleção.

Segundo Nilton Arruda, a demora e os entraves para a publicação do edital PC RN deviam a questões burocráticas. “Nós tivemos muita luta para que este concurso acontecesse. Tivemos algumas questões burocráticas que entravaram da abertura do edital do nosso concurso, além de questões sigilosas”.

Com isso, um novo processo do concurso teve que ser realizado, inclusive a reformulação da comissão da seleção. No entanto, Nilton Arruda garante que a governadora se comprometeu em realizar o certame.

“O Ministério Público concordou com a dispensa de licitação. A governadora deve avaliar esta dispensa nos próximos dias e, com certeza, ela deve dar carta branca para a contratação“, conta.

E assim como o presidente do Sinpol-RN afirmou, desde o início de janeiro, o processo se movimentou bastante. Nos últimos dias, por exemplo, o documento passou por diversos setores. Mais informações sobre o processo do concurso aqui.

processo concurso pc rn

E, além disso, Nilton Arruda declarou que após a convocação dos aprovados no edital, há possibilidade de um novo certame ocorrer logo em seguida. “Uma vez que forem nomeados todos os aprovados, vamos requerer a governadora um novo processo, um novo concurso“.

Confira entrevista na íntegra abaixo:

Alto déficit de servidores

Os candidatos ao próximo concurso pode esperar nomeações além do número imediato de vagas. De acordo com Nilton Arruda, as vagas autorizadas estão longe “de chegar ao mínimo aceitável de efetivo para polícia civil”.

O presidente do sindicato informou que o quadro de pessoal da Polícia Civil do Rio Grande do Norte suporta até 5.150 servidores. No entanto, há somente 1.351 em atividade, correspondendo a somente 26% do efetivo. Ou seja, há mais de 70% dos cargos vagos.

Estas vagas [autorizadas] não vão suprir nem aqueles cargos dos últimos ano do pessoal que se aposentou, quanto mais sobre a questão de efetivo mínimo”.

Por isso, o presidente do sindicato espera que mais aprovados sejam chamados. Tanto porque é uma uma tendência de mais de 20 anos, chamar todos os candidatos aprovados nos concursos da PC RN.

Melhoria salarial

E se não bastasse as nomeações, o salário e a tabela de promoção dos policiais civis passaram por diversas melhorias. A reestruturação de cargos e salários garantiu um aumento de por volta de 26% no salário inicial.

Com isso, a remuneração inicial sai de R$ 3.700 para R$ 4.700 e houve uma diminuição do interstício para promoção. Agora, os servidores podem ser promovidos a cada três anos.

Para se ter uma ideia, um policial quando terminar o estágio probatório já poderá ser promovido. Para chegar ao topo, o período também foi diminuído, indo de 20 anos de carreira para 18 anos de carreira.

Prepare-se com nossa Assinatura Ilimitada! Estamos no 4º lote e você ainda pode garantir a sua

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.