Katharine Mota • 03/03/2022
O aguardado edital do concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) foi publicado e oferece 2.500 vagas para candidatos de nível superior. O documento de abertura prevê que o candidato pode solicitar a isenção ou redução da taxa de inscrição para participar do certame.
Por isso, iremos apresentar abaixo quais são as exigências que permitem ao candidato não pagar a taxa, que é R$ 105,00.
Antes de tudo, vale lembrar que o candidato ao concurso PC SP deve ter 18 anos completos para no momento da inscrição, que ocorrerá entre os dias 3 de março a 1 de abril, no site da Vunesp, organizadora do certame.
Diferentemente de outros editais, o concurso PC SP faz a previsão não só da isenção da taxa de inscrição, mas também do pedido de redução do valor, o que não é comum em outros certames.
Isenção da taxa será concedida para os candidatos doadores de sangue, nos termos da Lei Estadual nº 12.147/2005.
Redução de 50% do valor da taxa será possível para os candidatos que atendam cumulativamente aos seguintes requisitos:
Para realizar tais solicitações, os candidatos ao concurso PC SP precisam:
É possível que algumas pessoas solicitem, mas não façam jus ao benefício. Nessa hipótese, os pedidos serão indeferidos se o candidato:
Outro ponto importante, é que a comissão do concurso PC SP poderá, a qualquer tempo, realizar diligências relativas à situação declarada, deferindo ou não o pedido.
O resultado dos pedidos será divulgado no site da banca no dia 18 de março, com toda a relação dos pedidos deferidos e indeferidos, bem como os motivos daqueles que forem negados.
Aqueles que tiverem o pedido de isenção e/ou redução do valor indeferido poderá apresentar recurso à Vunespe, no prazo de três dias úteis após a divulgação dos resultados.
O candidato que tiver seu pedido aceito terá sua inscrição validada no concurso PC SP. Nesse caso, não será gerado boleto bancário.
No caso de redução do valor, o candidato deverá acessar novamente o site da banca e realizar a inscrição com o valor reduzido, em tempo hábil para realizar o pagamento.
Se o pedido for negado integralmente, será preciso realizar a inscrição e pagar o boleto com o valor integral de R$ 105,00.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.