Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC TO: “É possível sim que Cebraspe seja escolhida”, diz secretário de Segurança

Concurso PC TO: “É possível sim que Cebraspe seja escolhida”, diz secretário de Segurança

Em entrevista ao Direção Concursos, o secretário de Segurança de Tocantins trouxe informações exclusivas a respeito do próximo concurso da Polícia Civil de Tocantins (concurso PC TO), que já está com comissão formada e previsão para este ano.

Apesar de ainda não ter as quantidades exatas de vagas do próximo edital, o secretário Cristiano Sampaio já adiantou que deve ser um alto número.

A ideia da corporação é oferecer uma boa quantidade de vagas imediatas e um Cadastro de Reserva robusto, pois pretendem chamar mais aprovados no decorrer da validade do concurso PC TO – que será de dois anos.

“Temos de 38% a 40% de todos cargos da Polícia Civil vagos. Isso nos permite pela questão das vagas, ter muitas vagas”, afirmou.

Por isso, os candidatos do próximo edital se preparem para ter mais vagas no Cadastro de Reserva do que imediatas, mas o secretário já adiantou que é de interesse da corporação chamar todas as vagas. “Temos um número razoável de vagas a serem preenchidas”, afirmou.

No momento, a Polícia Civil de Tocantins está em fase de estudos das vagas e cargos e o procedimento de escolha de banca ainda não foi iniciado.

No entanto, o secretário adiantou que é uma possibilidade que o concurso PC TO seja organizado pela Cebraspe, já que foi a última empresa a organizar os certames.

“É possível sim que a Cebraspe seja a escolhida, porque organizou os outros dois últimos concursos”, explicou.

Os cargos ainda estão em debate com outros setores do governo, para a corporação entender o tamanho do orçamento disponível. Sobre as maiores necessidades, o secretário destacou os cargos de Agente e Papiloscopista.

Sobre a carreira de Delegado, Sampaio adiantou que não devem ter muitas vagas, mas terá uma quantidade de vagas o suficiente para recompor o quadro, pois há a previsão de muitas aposentadorias no decorrer dos anos.

Além disso, secretário reforçou que, a princípio, o foco das vagas será para as regiões do interior. A PC TO está realizado estudos para um concurso de remoção interna, então as vagas na capital serão priorizadas para os policiais mais antigos na corporação.

“O estudo de quadro de vagas é, a princípio, para ocupar as vagas no interior”, adiantou. Mas para quem deseja trabalhar na capital, não se preocupe. “As vagas na capital serão priorizadas para os mais antigos, mas não devem ser preenchidas todas”, explicou o secretário.

Outra grande novidade mencionada pelo secretário é a possibilidade de ter vagas para área de apoio, que no ponto de vista do secretário são muito importantes. “Esse é um ponto que ainda estamos discutindo o impacto financeiro”, detalhou.

O secretário declarou que a área de apoio ajuda muito na atividade-fim, mas a carreira de cargos administrativos ainda é um trabalho que está em construção.

Em agosto, a previsão é que seja enviado um novo plano de cargos e salários da Polícia Civil de Tocantins, que não está discutido desde 2017.

Com isso, melhores salários, melhores definições dos cargos e uma possível carreira administrativa podem ser regulamentadas e os próximos aprovados terem mais benefícios que os dispostos nos editais anteriores.

Por fim, o secretário reforçou a necessidade de pessoal e incentivou os concursados para realizar o concurso PC TO. “Saiba que essa é uma polícia que se preocupa com o resultado final do seu trabalho”, incentivou.

Confira a entrevista na íntegra abaixo:

Cursos completos para Escrivão da PC TO:

cursos para concurso Inés
Confira os cursos do Direção para este concurso

Cursos completos para Agente da PC TO:

cursos para concurso Inés
Confira os cursos do Direção para este concurso

Resumo do concurso PC TO

  • Situação: Anunciado/comissão formada
  • Vagas: a definir
  • Cargos: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Salários: iniciais de até R$ 10,7 mil
  • Link dos último editais

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.