Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF: Câmara dos Deputados vota recomposição salarial e fundo de saúde

Concurso PCDF: Câmara dos Deputados vota recomposição salarial e fundo de saúde

A Medida Provisória (MP) n° 971, que trata do aumento na remuneração da Polícia Civil do Distrito Federal (concurso PCDF) está em pauta na Câmara dos Deputados e será votada na sessão da próxima quinta-feira, 17 de setembro.

A discussão é tratada como uma conquista pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF).

Concurso PCDF: entenda a MP

A MP é de 26 de maio deste ano (2020) e altera trechos importantes da Lei nº 9.264, que dispõe sobre o desmembramento e a reorganização da carreira PCDF, fixa remuneração de seus cargos e dá outras providências.

Após a publicação em maio (e encerrado o prazo regimental), a Medida Provisória recebeu 74 emendas de diversos deputados na casa. Em julho, foi prorrogado o prazo para deliberação, que tem data final até 22/9.

Após votação na Câmara, o texto segue para o Senado Federal. Lembrando que a MP não trata apenas da recomposição salarial da PCDF, mas também da Polícia Militar e Bombeiros Militar.

Confira a MP 971 na íntegra

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso PCDF: confira a carreira

Vale ressaltar que a Media Provisória em questão (que tem força e lei e produz efeitos imediatos) foi publicada antes da lei complementar que impede aumento salarial, mas tem um prazo para ser efetivamente transformada em lei (60 dias prorrogáveis por mais 60).

De acordo com a MP, como ficou a recomposição salarial dos servidores na Polícia Civil do Distrito Federal? É o que se verá nas tabelas abaixo:

  • a) Subsídio de agente, escrivão e papiloscopista
Subsídio de agente, escrivão e papiloscopista
  • b) Subsídio de perito criminal e perito médico-legista
Perito criminal e perito médico-legista
  • c) Subsídio de Delegado
Subsídio de Delegado

Concurso PCDF: sindicato busca emplacar emenda

Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), a MP conta com uma emenda sugerida pela diretoria da entidade, prevendo a criação de de um Fundo de Saúde para a Polícia Civil do DF (PCDF).

  • “O objetivo é implantar um sistema de assistência à saúde integral para a categoria, que é a única da Segurança Pública do Distrito Federal a não ter qualquer medida desse tipo”, diz o site oficial.

Procurado pelo jornalismo do Direção Concursos, o presidente do Sinpol-DF, Alex Galvão, a entidade vai lutar pela aprovação da emenda, mesmo que seja instituída em um futuro próximo.

  • “A gente está tentando inserir lá uma emenda, para poder tratar da saúde dos policiais, mas não seria já de imediato e sim para que no futuro o GDF (governo do Distrito Federal) pudesse regulamentar essa assistência à saúde”, afirmou Galvão.

Faça parte do grupo de estudos para o concurso para a Polícia Federal no Whatsapp: clique aqui para participar!


Suspensão das provas de escrivão e agente

A notícia mais importante sobre o órgão, no entanto, foi publicada na segunda-feira (14). O tão aguardado concurso PCDF, tanto para o cargo de escrivão, como para o cargo de agente, teve, finalmente, sua suspensão comunicada.

A princípio, a banca Cebraspe/Cespe foi a responsável pelo aviso oficial de suspensão. No dia seguinte, terça-feira (15), foi a vez do Diário Oficial do DF fazer a publicação.

Lembra-se que no caso das provas para escrivão já é a segunda suspensão, desde o surgimento da pandemia de Coronavírus que assola o país. Agora, os candidatos aguardam um novo cronograma de atividades.

Ambos os cargos já têm suas inscrições encerradas e sem previsão alguma de reabertura.

  • Banca: Cebraspe/Cespe
  • Situação: suspenso
  • Cargo: agente/escrivão
  • Vagas: 600 + CR (1.200)/300
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área e tecnólogo;
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Inscrições: encerradas
  • Provas estavam previstas para: 17 e 18/10/2020

Assinatura Ilimitada

Não se esqueça: o Direção Concursos oferece a forma mais barata para você estudar com o edital já publicado!

Assim, na assinatura ilimitada mensal, você não compromete o limite do seu cartão e pode usar o melhor material para se preparar em alto nível até o dia da prova.

Portanto, você pode ter tudo isso clicando na imagem abaixo e realizando a sua assinatura, com um plano de estudos enxuto, efetivo e que cabe no seu bolso.

edital pcdf e muito mais
notícias direção concursos
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.