PUBLICIDADE

Concurso PCDF e Covid-19: quais devem ser as medidas de segurança?

As provas objetivas para o cargo de escrivão do concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) foram remarcadas para o dia 17 de outubro de 2020 (sábado), no turno da tarde, enquanto as provas de agente serão realizadas no dia seguinte. Veja todos os detalhes aqui! A etapa, que havia sido suspensa devido à pandemia ...

Por

Redação Direção Concursos
Compartilhe esta notícia
concurso MG

As provas objetivas para o cargo de escrivão do concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) foram remarcadas para o dia 17 de outubro de 2020 (sábado), no turno da tarde, enquanto as provas de agente serão realizadas no dia seguinte. Veja todos os detalhes aqui!

A etapa, que havia sido suspensa devido à pandemia do novo coronavírus, será realizada em um cenário atípico o que levanta questionamentos sobre quais medidas de segurança deverão ser tomadas pelos candidatos e pelo Cebraspe.

Apesar de ser uma novidade para a maioria dos concorrentes, as provas do concurso PCDF não serão as primeiras a serem realizadas durante a pandemia do novo coronavírus.

O advogado especializado em concursos públicos, Max Kolbe, afirmou que a realização das provas em meio à pandemia dificilmente poderão ser novamente adiadas.

“Acho bem difícil a justiça intervir na realização das provas. A própria administração define os critérios de contenção da pandemia. Se ela mesmo está afirmando ser possível a realização da prova, quem vai dizer de modo diverso? O judiciário? Tecnicamente não pode. Haveria ofensa à separação dos poderes”, afirmou.

A avaliação do curso de formação profissional do concurso Sedes DF foi realizada no dia 26 de julho para cerca de 500 candidatos.

O concurso para a Sefaz AL também realizou a etapa de avaliação biopsicossocial dos candidatos durante o a pandemia do novo coronavírus. A etapa ocorreu no último dia 2 de agosto.

O que todos esses editais têm em comum, sem dúvidas, são as medidas para evitar a transmissão do vírus. No caso do concurso PCDF as medidas de segurança serão publicadas no dia 7 de outubro.

Para as etapas do concurso SES DF e Sefaz AL, que também foi aplicada pelo Cebraspe, o candidato teve que tomar as seguintes medidas de proteção para a realização da prova:

  • uso de máscara facial de proteção e máscaras reservas para a troca a cada 2 horas;
  • armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato;
  • de álcool gel antisséptico (70º INPM);
  • de luvas descartáveis transparentes;
  • de medidor de temperatura corporal na entrada das salas de prova;
  • salas com apenas metade do número de candidatos (em média 25 por sala);
  • sala individual para grávidas;
  • manter os cabelos presos enquanto estiver dentro dos locais de aplicação no caso de ter cabelos compridos;
  • escalonamento do horário de entrada dos candidatos no local de prova, que, em fila, deverão manter o distanciamento social de 2 metros.

Lembrando que todas as medidas acima citadas foram de caráter obrigatório sob o risco de penalização do candidato em caso de descumprimento.

Além disso, os objetos de proteção individual (luvas, máscara e álcool em gel) foram de total responsabilidade do candidato à prova. Aqueles que registraram temperatura acima de 37,5 ºC não puderam realizar a etapa.

As medidas de segurança atrapalharam os candidatos? Veja o que eles disseram à nossa equipe de jornalismo que foi acompanhar presencialmente a realização da avaliação do concurso Sedes DF:

Prova de concurso durante a pandemia

Concurso PCDF: adventistas e judeus deverão realizar prova no sábado?

Além disso, alguns candidatos precisarão de atendimento especial por questões religiosas. Neste caso deverá ser feita a solicitação por meio do site da banca organizadora entre os dias 17 e 21 de agosto.

Com base nos critérios religiosos, os candidatos deverão iniciar a prova objetiva a partir das 18h de sábado, horário permitido pela igreja adventista e praticantes do judaísmo.

Outros grandes editais também tiveram as provas objetivas realizadas no sábado, como foi o caso dos último editais para o TCU, Senado e Receita Federal.

A questão é bastante polêmica já que o  PL-6542/2016 proíbe a realização de concursos aos sábados em todo o território nacional. No entanto, o texto ainda não foi aprovado.

Os candidatos que forem realizar a prova do concurso PCDF e possuem algum tipo de restrição religiosa, deverão ficar atentos às regras da lei de concursos públicos do DF.

De acordo com o texto, “o candidato que alegar convicção religiosa, deve ser reservada sala especial para aguardar o término do horário impeditivo. O local de realização das provas deve estar adequadamente preparado para acolher os candidatos”.

Com isso, o horário de entrada será a mesma para todos os candidatos. Aqueles que possuírem algum tipo de restrição religiosa deverá aguardar o horário das 18h para iniciar a prova.

Resumo concurso PCDF

  • Banca: Cebraspe
  • Situação: edital publicado
  • Cargo: Agente
  • Vagas: 600 + CR (1.200)
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área e tecnólogo;
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Inscrições: 18/8 a 8/9
  • Taxa: R$ 196
  • Provas: 18/10/2020

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso pcdf
concurso pcdf agente
pcdf
pcdf escrivao
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.