Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF e Covid-19: quais devem ser as medidas de segurança?

Concurso PCDF e Covid-19: quais devem ser as medidas de segurança?

As provas objetivas para o cargo de escrivão do concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) foram remarcadas para o dia 17 de outubro de 2020 (sábado), no turno da tarde, enquanto as provas de agente serão realizadas no dia seguinte. Veja todos os detalhes aqui!

A etapa, que havia sido suspensa devido à pandemia do novo coronavírus, será realizada em um cenário atípico o que levanta questionamentos sobre quais medidas de segurança deverão ser tomadas pelos candidatos e pelo Cebraspe.

Apesar de ser uma novidade para a maioria dos concorrentes, as provas do concurso PCDF não serão as primeiras a serem realizadas durante a pandemia do novo coronavírus.

O advogado especializado em concursos públicos, Max Kolbe, afirmou que a realização das provas em meio à pandemia dificilmente poderão ser novamente adiadas.

“Acho bem difícil a justiça intervir na realização das provas. A própria administração define os critérios de contenção da pandemia. Se ela mesmo está afirmando ser possível a realização da prova, quem vai dizer de modo diverso? O judiciário? Tecnicamente não pode. Haveria ofensa à separação dos poderes”, afirmou.

A avaliação do curso de formação profissional do concurso Sedes DF foi realizada no dia 26 de julho para cerca de 500 candidatos.

O concurso para a Sefaz AL também realizou a etapa de avaliação biopsicossocial dos candidatos durante o a pandemia do novo coronavírus. A etapa ocorreu no último dia 2 de agosto.

O que todos esses editais têm em comum, sem dúvidas, são as medidas para evitar a transmissão do vírus. No caso do concurso PCDF as medidas de segurança serão publicadas no dia 7 de outubro.

Para as etapas do concurso SES DF e Sefaz AL, que também foi aplicada pelo Cebraspe, o candidato teve que tomar as seguintes medidas de proteção para a realização da prova:

  • uso de máscara facial de proteção e máscaras reservas para a troca a cada 2 horas;
  • armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato;
  • de álcool gel antisséptico (70º INPM);
  • de luvas descartáveis transparentes;
  • de medidor de temperatura corporal na entrada das salas de prova;
  • salas com apenas metade do número de candidatos (em média 25 por sala);
  • sala individual para grávidas;
  • manter os cabelos presos enquanto estiver dentro dos locais de aplicação no caso de ter cabelos compridos;
  • escalonamento do horário de entrada dos candidatos no local de prova, que, em fila, deverão manter o distanciamento social de 2 metros.

Lembrando que todas as medidas acima citadas foram de caráter obrigatório sob o risco de penalização do candidato em caso de descumprimento.

Além disso, os objetos de proteção individual (luvas, máscara e álcool em gel) foram de total responsabilidade do candidato à prova. Aqueles que registraram temperatura acima de 37,5 ºC não puderam realizar a etapa.

As medidas de segurança atrapalharam os candidatos? Veja o que eles disseram à nossa equipe de jornalismo que foi acompanhar presencialmente a realização da avaliação do concurso Sedes DF:

Prova de concurso durante a pandemia

Concurso PCDF: adventistas e judeus deverão realizar prova no sábado?

Além disso, alguns candidatos precisarão de atendimento especial por questões religiosas. Neste caso deverá ser feita a solicitação por meio do site da banca organizadora entre os dias 17 e 21 de agosto.

Com base nos critérios religiosos, os candidatos deverão iniciar a prova objetiva a partir das 18h de sábado, horário permitido pela igreja adventista e praticantes do judaísmo.

Outros grandes editais também tiveram as provas objetivas realizadas no sábado, como foi o caso dos último editais para o TCU, Senado e Receita Federal.

A questão é bastante polêmica já que o  PL-6542/2016 proíbe a realização de concursos aos sábados em todo o território nacional. No entanto, o texto ainda não foi aprovado.

Os candidatos que forem realizar a prova do concurso PCDF e possuem algum tipo de restrição religiosa, deverão ficar atentos às regras da lei de concursos públicos do DF.

De acordo com o texto, “o candidato que alegar convicção religiosa, deve ser reservada sala especial para aguardar o término do horário impeditivo. O local de realização das provas deve estar adequadamente preparado para acolher os candidatos”.

Com isso, o horário de entrada será a mesma para todos os candidatos. Aqueles que possuírem algum tipo de restrição religiosa deverá aguardar o horário das 18h para iniciar a prova.

Resumo concurso PCDF

  • Banca: Cebraspe
  • Situação: edital publicado
  • Cargo: Agente
  • Vagas: 600 + CR (1.200)
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área e tecnólogo;
  • Remuneração inicial: R$ 9.394,65
  • Inscrições: 18/8 a 8/9
  • Taxa: R$ 196
  • Provas: 18/10/2020

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.