Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso PF: “As 2 mil vagas estão mantidas”, afirma Fenapef

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
20/11/2020, às 16:02 • 1 semana atrás

O número de vagas do concurso para a Polícia Federal (concurso PF) segue conforme o anunciado pelo governo. Após a possibilidade de redução para 1.400 oportunidades, a Fenapef confirmou à equipe de jornalismo do Direção Concursos que o número de vagas não foi vetado.

“O questionamento a respeito das 2 mil vagas realmente foi encaminhado pelo Ministério da Economia, mas o órgão atendeu aos ajustes técnicos necessários e o número foi mantido. A informação divulgada pelo jornal procede, porém é antiga”, afirmou a assessoria da Fenapef.

Tais ajustes técnicos já haviam sido apontados anteriormente pela Fenapef e, inclusive, seriam os responsáveis pelo atraso na autorização do certame.

Lembrando que na última quinta-feira (19/11) o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que o edital deverá ser publicado em breve. A informação foi dada por meio de redes sociais. Veja todos os detalhes aqui!

Entenda maiores detalhes sobre a possível redução:

Concurso PF: como será dada a autorização?

A Polícia Federal não precisa de autorização formal do Ministério da Economia para que o novo concurso PF seja realizado. Porém, existem outros trâmites, um tanto quanto complexos, que envolvem a publicação do edital.

Neste caso, a autorização deve partir do Diretor-geral da Polícia Federal, função atualmente ocupada pelo Rolando Alexandre de Souza, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

cursos para concursos públicos

A previsão está no Decreto 9739, que regula certames no Poder Executivo Federal:

Art. 27. Fica delegada competência ao Ministro de Estado da Economia, permitida a subdelegação para o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia para:

III – à carreira de Policial Federal, cujos atos serão realizados pelo Diretor-Geral da Polícia Federal.

Assim como no último concurso, realizado em 2018, essa autorização deverá ser divulgada por meio de Portaria.

No último concurso PF, a autorização veio por meio da Portaria no 8.380 de 19 de abril de 2018. Nela conteve informações sobre:

  • Autorização do concurso PF;
  • Número exato de vagas;
  • Prazo para a publicação do edital;
  • Determinação ao Diretor de Gestão de Pessoal a realização do novo certame.

Como dito anteriormente, o Ministério da Economia não é responsável pela autorização, no entanto a Pasta é responsável por encaminhar um AVISO à Polícia Federal a respeito da disponibilidade orçamentária para novas contratações.

Veja todos os detalhes aqui!

Black November – 15 meses de acesso com valor exclusivo

O Black November do Direção está sendo um sucesso e agora chegamos ao 4º lote! Você adquire sua assinatura ilimitada por R$ 79,90 e garanta 3 meses de acesso. É mole? É sim!

A melhor decisão para o seu ano de 2021 começa agora com uma nova experiência em estudos para concursos: uma plataforma totalmente integrada e com tecnologia avançada.

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

concurso pf concurso polícia federal polícia federal vagas pf vagas policia federal

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.

SAIBA MAIS