Juliane Freitas • 03/06/2022
Um novo pedido de autorização do concurso PF Administrativo (Polícia Federal Administrativo) foi, recentemente, protocolado junto ao Ministério da Economia, solicitando o provimento de 667 vagas em diversas áreas de especialidade. Confira mais detalhes aqui!
A equipe de jornalismo do Direção Concursos teve acesso ao documento, que traz diversas informações a respeito das justificativas para a realização do certame. Dentre os estudos, a nota técnica faz uma projeção de quantos cargos ficarão vagos nos próximos anos devido à aposentadoria de servidores.
Confira, a seguir, mais informações sobre as vacância de cargos por aposentadoria, que podem justificar a autorização do novo concurso PF Administrativo:
Inicialmente é informada, no documento, a evolução do número de servidores que entraram na Instituição ao longo dos últimos 6 anos.
Confira, no quadro abaixo:
Nota-se que em 2022 foi registrado o menor número de provimento de cargos dos últimos 6 anos. Em 2017, por exemplo, 285 cargos a mais foram ocupados, em relação a 2022.
O documento informa que o órgão teve diminuição de 21% do efetivo de servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal nos últimos 5 anos.
Em relação aos cargos vagos por aposentadoria de servidores, o estudo informa que, nos últimos 5 anos, ocorreram 472 aposentadorias no âmbito do PECPF e ERC, sendo 256 referentes aos cargos desocupados.
Veja, detalhadamente, nos gráficos abaixo:
A PF estima que o quadro de aposentadorias para os próximos 5 anos, de acordo com a base de dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE fique da seguinte forma:
Assim, nota-se que em 2022, 229 servidores já atingirão os requisitos mínimos e poderão se aposentar, deixando seus cargos vagos. Entre 2022 e 2026, esse número sobre para 405 cargos que poderão ficar vagos apenas pela aposentadoria de servidores.
O cargo de Agente Administrativo é o que mais poderá ter servidores aposentados e, por consequência, cargos vago, representando 194 do total em 2022.
Vale ressaltar que este número poderá ser ainda maior que forem incluídas as vacâncias provocadas por outros motivos, como por exemplo: demissões, posses em outros cargos inacumuláveis, falecimentos e exonerações.
A nota técnica informa, ainda, a quantidade de servidores da PF Administrativo que estão, atualmente, em abono de permanência. Ou seja, servidores que já atingiram os requisitos mínimos para conseguirem se aposentar, mas que escolheram continuar em atividade.
De acordo com o documento, 486 servidores estão em abono de permanência. Caso estes servidores decidam se aposentar, estes 486 cargos também ficariam vagos.
Confira, a seguir, o número de servidores que estão, atualmente, em abono de permanência, detalhado pela área de atuação.
Vale ressaltar que o cargo de Agente Administrativo, novamente, é o que mais registra servidores em abono de permanência, tendo 260 servidores em condições de se aposentarem.
Assim, o pedido de autorização para o novo concurso PF Administrativo se justifica, entre outros motivos, pela enorme quantidade de cargos que poderão ficar vagos nos próximos anos!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!
Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.
Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!
Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.