Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso PF: inscrições encerradas; veja datas para as próximas etapas

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
12/02/2021, às 17:00 • 10 meses atrás

Entre abertura e prorrogações, as inscrições para o concurso PF estão oficialmente encerradas. Os candidatos devem agora ficar atentos às datas e prazos para as demais etapas do certame que oferece 1.500 vagas de nível superior.

Como em todos os concursos para a carreira policial, os candidatos a um dos cargos para a Polícia Federal serão avaliados por diversas etapas, além das provas objetivas destinadas as todos os cargos.

A prova objetiva, organizada pela banca Cebraspe, será realizada na data provável do dia 21 de março de 2021 e deverá ser aplicada em todas as capitais brasileiras, podendo ser estendida a demais localidades a depender da necessidade.

Os candidatos também serão submetidos às seguintes etapas avaliativas:

  • Exame de Aptidão Física – TAF (eliminatório), nos dias 1 e 2 de maio de 2021;
  • Exame Médico (eliminatório), nos dias 5 e 6 de junho de 2021;
  • Prova Oral (eliminatória e classificatória, somente para Delegado), nos dias 7 e 8 de agosto de 2021;
  • Prova de digitação (apenas para o cargo de escrivão), dia 8 de agosto de 2021;
  • Avaliação Psicológica continuada (eliminatória), no dia 11 de julho; e
  • Avaliação de Títulos (classificatória), dias 30 e 31 de agosto de 2021.

Após essa etapa os candidatos aprovados são submetidos ao Curso de Formação Profissional. Os candidatos recebem bolsa-auxílio de 50% do valor da remuneração.

As 1.500 vagas foram distribuídas entre cargos de nível superior com salários iniciais que variam de R$ 12.522,50 até R$ 23.692,74. Seguindo a seguinte distribuição:

Concurso PF: distribuição das vagas
Concurso PF: distribuição das vagas
cursos concurso PF

Concurso PF: 450 mil inscrições?

O presidente Jair Bolsonaro surpreendeu ao afirmar, na última quinta-feira (11/2), que o concurso PF registrou 450 mil inscrições de candidatos interessados em uma das 1.500 vagas para cargos de nível superior.

A informação tem fundamento, no entanto, não corresponde ao número total de inscritos e sim ao número de boletos gerados. Ou seja, sempre que um interessado gerar um boleto o número aumentará e sofrerá alteração, mas inscrição só é considerada efetiva após o pagamento do documento.

Tal número pode ser considerado o número de inscritos no edital? Não exatamente.

Para exemplificar de maneira clara e objetiva, a equipe de jornalismo do Direção Concursos simulou a inscrição no concurso PF e PRF onde foi comprovado o número de boletos gerados.

Entenda maiores detalhes aqui!

Resumo edital PF

Assinatura Ilimitada

Já conhece a ferramenta que revolucionou a metodologia de estudos para concursos públicos? Clique na imagem abaixo e veja o que te espera:

concursos publicos

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

concurso sefaz ce

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

concurso pf cronograma pf edital pf polícia federal provas objetivas pf

Letícia Teixeira

Supervisora de jornalismo, especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, com mais de quatro anos de experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa para concursos públicos.