Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PF: aluno Direção é aprovado após trocar a área fiscal: “Não desistam”

Concurso PF: aluno Direção é aprovado após trocar a área fiscal: “Não desistam”

O concurseiro Rafael Colombo mal imaginava, quando decidiu se inscrever no concurso PF (Polícia Federal) após ver as matérias fiscais no edital, que iria ser aprovado na 34ª colocação do primeiro concurso de sua vida.

Quer conhecer um pouco mais da sua história? Então vamos nessa!

Originalmente focado em se tornar servidor da Sefaz-PR, Colombo decidiu tentar a sorte como agente da Polícia Federal após perceber que a grande maioria do conteúdo que ele já estudava também serviria para o certame.

“Basicamente, eu já tinha visto toda a matéria. Faltava Processual Penal e uma parte de Penal que eu matei no pós-edital.”

Formado em engenharia química, o concurseiro diz acreditar que saber estatística foi o grande diferencial que o fez se sair bem na prova:

“Estatística sempre vem umas questões muito difíceis, né? Só que eu sou engenheiro químico, eu tive essa vantagem, então eu sabia bem estatística.”

Apesar de ter sido aprovado no concurso da PF, Rafael não pretende parar de estudar para os concursos da área fiscal. Segundo ele, o fato de ainda haverem etapas eliminatórias na Polícia Federal o faz acreditar ser melhor continuar se preparando para outras oportunidades.

Histórico do aprovado

Anteriormente um professor universitário, Rafael resolveu fazer concursos públicos após incentivos de um amigo. Ele conta que, após o início da pandemia, imaginou que o nível dos certames subiria:

“Eu falei ‘agora tá todo mundo estudando em casa’, né? Na minha cabeça estava todo mundo focado, tem que chegar num nível muito alto, tem que estudar tudo de uma vez”

Porém, os concursos demoraram a aparecer de novo. A falta de grandes concursos fiscais durante o ano de 2020 foi o que fez com que ele começasse a considerar o concurso PF.

Rotina de estudos

O concurseiro conta que começou a estudar ainda em janeiro do ano passado. Inicialmente reservando cerca de 6 horas líquidas por dia para o estudo, Rafael conta que, a princípio, ele não conseguia focar muito além disso.

Ele conta ainda que as aulas disponibilizadas pelo Direção Concursos ajudaram muito nesse processo:

“De noite, o que que eu fazia: pegava, abria o Youtube e assistia uma aula pra revisar. Pegava a aula da Operação 104, que sempre estava tendo alguma coisa diferente lá […], porque aquela hora de revisar era um momento que me ajudava, né?”

Além da aulas do projeto Operação 104, o concurseiro apontou que três de nossos professores foram fundamentais para a sua aprovação: O professor Arthur Lima, com suas aulas de estatística e raciocínio-lógico, o professor Victor Dalton, de informática, e o professor Igor Cintra, ensinando contabilidade.

Assinante de um de nossos pacotes completos, ele conta que o direcionamento dos professores foi de grande ajuda para a sua aprovação:

“Eu lembro sempre do professor Victor Dalton falando ‘isso daí não cai, vocês estão extrapolando o edital, esse tipo de coisa não vai cair’. E realmente não caiu! Caiu o que ele falou que ia cair.”

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Como ser Aprovado na PF

O aprovado na PF diz ainda que o que mais é preciso para passar em qualquer concurso é a consistência:

“Consistência e rotina. Você precisa criar essa consistência e rotina, sem isso você não passa. Eu não sou o cara mais inteligente também: eu estudava muito. Fiz a minha rotina e fui seguindo ela durante todo esse tempo.”

Este foi o primeiro concurso disputado por Rafael. Mesmo assim, ele garante que a chave do sucesso é a persistência:

“Galera, não desistam! É continuar tentando, batendo que você vai conseguindo alcançar o que você quer.”

Você conferiu um resumo sobre a entrevista com Rafael Colombo, aprovado na 34ª colocação no concurso PF. Na entrevista completa, você confere muitos mais detalhes sobre a sua história, assim como as formas que o PDF 2.0. do Direção o ajudou a passar na Polícia Federal.

Veja:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.