Logo Direção Concursos
Pesquisa

[EXCLUSIVO] Concurso PF: veja número de inscritos por cidade

[EXCLUSIVO] Concurso PF: veja número de inscritos por cidade

Em ação impetrada na Justiça por candidato a uma das vagas no concurso PF, o órgão informou o número de inscritos no certame por capital onde as provas serão realizadas. Foram 321.014 inscritos em todo o país.

Segundo o processo que o jornalismo do Direção Concursos teve acesso, o número de inscritos por cargo prevista na Polícia Federal foi o seguinte, listado logo abaixo:

  • Agente: 222.304
  • Escrivão: 53.486
  • Papiloscopista: 17.567
  • Delegado: 27.657

O total desses que se inscreveram em cada um dos locais de prova previstos no edital está previsto na imagem a seguir, que você confere abaixo:

inscritos concurso pf

Veja que a maior demanda vem de Brasília, seguido de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. As provas para o concurso PF estão agendadas para o próximo dia 23 de maio.

A banca organizadora do certame, o Cebraspe, informou que os pedidos de isenção de taxa ainda estão em processamento e quando finalizado a empresa irá divulgar o número oficial de inscritos no certame.

“Os pagamentos e pedidos de isenção referentes ao evento Polícia Federal (PF) ainda estão em processamento. A informação final do quantitativo de inscritos e a demanda de candidatos por cargo estará disponível no site oficial do evento na semana que antecederá as provas objetivas”, informou a empresa em nota encaminhada nesta terça-feira (20/4).

Veja todos os detalhes do concurso PF aqui!

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

CONFIRA TODOS OS NOSSOS CURSOS!

Concurso PF: ação na Justiça

Um candidato a uma das vagas no concurso PF impetrou uma ação na Justiça solicitando a desconcentração do certame em outros municípios na Bahia.

O impetrante apresenta dados acerca da curva de crescimento do contágio pela Covid-19 e pede que a seleção não ocorra somente na cidade de Salvador, mas também em outras regiões do estado, como:

  • 1-MESORREGIÃO DO EXTREMO OESTE BAIANO LOCAL DE PROVA BARREIRAS-BA
  • 2-MESORREGIÃO DO VALE SÃO-FRANCISCANO DA BAHIA LOCAL DE PROVA JUAZEIRO-BA
  • 3-MESORREGIÃO DO CENTRO-NORTE BAIANO LOCAL DE PROVA FEIRA DE SANTANA-BA
  • 4-MESORREGIÃO DO NORDESTE BAIANO LOCAL DE PROVA SERRINHA-BA
  • 5-MESORREGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR LOCAL DE PROVA SALVADOR-BA
  • 6-MESORREGIÃO DO CENTRO-SUL BAIANO LOCAL DE PROVA VITORIA DA CONQUISTA-BA
  • 7-MESORREGIÃO DO SUL BAIANO LOCAL DE PROVA PORTO SEGURO-BA

Subsidiariamente, o autor da ação pede que, caso não seja possível a transferência das provas para essas cidades, que o Cebraspe e a Polícia Federal suspendam as atividades do concurso na cidade de salvador, até o achatamento da curva da pandemia no Estado da Bahia.

Órgão responde

O órgão, por sua vez, responde com os dados apresentados nesta matéria sobre o quantitativo de candidatos por capital e informa que todas as providência estão sendo tomadas no sentido de alocar os candidatos em diversas escolas. Veja a seguir:

  • “Conforme se depreende da planilha acima, o número de candidatos a realizar provas em cada capital é variável, sendo que o número maior de candidatos se concentra exatamente nas maiores capitais, as quais dispõem de maior infraestrutura para aplicação das provas com a devida segurança.
  • Neste sendo, informa-se que todas as providências estão sendo tomadas no sendo de alocar os candidatos em tantas escolas quantas forem necessárias para a aplicação das provas com a devida segurança, não só na cidade de Salvador, mas como em todas as demais capitais e Distrito Federal, adotando- se todos os protocolos de distanciamento mínimo de 1,5 metros no ensalamento dos candidatos e demais medidas de segurança e prevenção do contágio pelo vírus.
  • Portanto, ausentes os elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado úl do processo, deve ser indeferido o pedido liminar formulado na inicial, mantendo-se, assim, a realização das provas objetivas e discursivas do concurso público da Polícia Federal, já adiadas uma vez e com nova data provável de 23 de maio de 2021″, diz trecho do processo.

Concurso PF 2018 x 2021: veja um comparativo

Com um total de mais de 321 mil inscritos, o concurso PF 2021 tem mais do que o dobro de candidatos que o certame de 2018, que teve quase 148 mil. São mais de 180 mil concorrentes a mais.

Vale o registro, ainda, que a seleção anterior teve um quantitativo três vezes menor de vagas que o atual, com apenas 500 para provimento imediato.

No entanto, a oferta de cargos era maior, visto que estavam presentes no edital os cargos de delegado, agente, escrivão, papiloscopista e perito criminal. Veja o comparativo a seguir:

  • Agente
    • 2018: 92.671 inscritos
    • 2021: 222.304 inscritos
  • Escrivão
    • 2018: 12.663 inscritos
    • 2021: 53.486 inscritos
  • Papiloscopista
    • 2018: 6.452 inscritos
    • 2021: 17.567 inscritos
  • Delegado
    • 2018: 17.816 inscritos
    • 2021: 27.657 inscritos

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo concurso PF (Polícia Federal)

notícias concurso polícia federal

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.