Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso PF: “Foque naquilo que você realmente deseja e não negligencie nenhuma matéria”, diz aprovado

Arthur Lima Arthur Lima comentários
17/09/2021, às 09:56 • 1 mês atrás

Imagina ser aprovado. Agora, imagina ser aprovado no concurso público dos seus sonhos. Imaginou? Essa é a história de Matheus Carvalhal Teixeira, morador da cidade de Salvador, que conquistou uma vaga como agente da Polícia Federal (concurso PF).

A jornada de Matheus não foi diferente daquela de milhões de candidatos. O resultado obtido, por outro lado, sim. É sabido que uma parcela muito pequena daqueles que lutam por isso conseguem uma vitória como essa. Ele conseguiu!

Seus estudos começaram ainda em 2018, quando, por admiração à PF e por estar desempregado, decidiu se dedicar às carreiras policiais. Apesar da pouca organização, Matheus estava munido de uma planilha de estudos com as matérias do dia..

  • “Somente estudava, mas tinha outros afazeres que acabavam me atrapalhando nos estudos. Até metade de 2020 eu estudava apenas 2/3 horas líquidas por dia. A partir de agosto de 2020 eu passei a estudar 5/6 horas líquidas por dia. Março de 2021 até a data da prova, em maio, eu estudava 8/9 horas líquidas por dia, inclusive aos finais de semana e feriado”, recorda.

Segundo informou, as modalidades de estudo mais praticadas ao longo dos seus dias eram resumos dos materiais teóricos, bem como anotações das matérias que tinha mais dificuldade (ou que tinham mais conteúdos em seu cronograma), além de fazer muitas questões e simulados.

Por falar em dificuldades, o então candidato afirma que as matérias de português e informática foram os seus principais calos. Por isso mesmo, optou também pelas videoaulas e mnemônicos (os famosos “bizus”).

Outra dificuldade apontada por Matheus foi a redação, que acabou sendo negligenciada. “Acredito que tenha feito menos de cinco redações para a prova do concurso PF. Tirei uma nota mediana: 9,37 valendo 13 pontos”.

Esse foi, inclusive, um motivo de “arrependimento”. “Sem dúvidas eu não negligenciaria a redação”, lamentou.

Abaixo, você confere um bate-bola rápido com Matheus Carvalhal Teixeira, aprovado no concurso Polícia Federal:

  • Técnicas de estudo
    • Eu fazia resumos e anotações das matérias que eu tinha mais dificuldade e que tinham mais conteúdo, procurando sempre fazer muitos exercícios e simulados. 
  • Maiores dificuldades
    • Sempre tive dificuldade em Português e Informática. Procurei assistir a muitas vídeo aulas e fazer diversos exercícios, mnemônicos e resumos para melhorar a compreensão.
  • Fase mais difícil do concurso PF
    • Cada etapa é um misto de emoções. O TAF nunca foi problema pra mim, sempre fui atleta e muito ativo esportivamente. Os exames médicos também achei que não fosse ter problema, mas era tanta coisa, muita exigência, exigiu bastante do meu psicológico, mas graças a Deus deu tudo certo e fui aprovado logo de primeira. Ainda não fiz o teste psicológico. 
  • Um conselho
    • Meu conselho é: “Foque naquilo que você realmente deseja. Bata o edital do concurso do seu sonho e não negligencie nenhuma matéria, inclusive redação.” 
  • Um sonho
    • Com fé em Deus, serei nomeado e quando tomar posse, quero pagar uma viagem aos meus pais e contribuir mensalmente com instituições de caridades.
  • Uma palavra
    • Superação.
  • Um professor
    • Todos foram fundamentais, mas o Victor Dalton foi marcante pela matéria de Informática.
  • Novos objetivos
    • Em princípio eu parei por aqui. É o concurso que eu sempre almejei. 
  • Direção Concursos
    • É um curso bem completo e com pessoas capacitadas.
todos os cursos para concursos públicos

Concurso PF: panorama

O concurso PF teve edital publicado para o provimento de 1.500 vagas e mais 500 vagas possíveis para excedentes. Os cargos ofertados foram os de agente, delegado, papiloscopista e escrivão.

A banca responsável pela seleção foi o Cebraspe, e os salários pagos aos futuros ocupantes dos cargos acima citados vão de R$ 12 mil até R$ 23 mil.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

O melhor material do mundo dos concursos públicos no preço que você pede durante os outros meses do ano. No dia 31 de outubro, é prudente que você participe da live de lançamento. É sério: participe. Algumas chances só aparecem uma vez na vida!

Resumo concurso Polícia Federal

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

NOTÍCIAS CONCURSO PF (polícia federal)

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

concurso federal concurso pf concurso pf 2021 concurso polícia federal concurso polícia federal 2021 concursos federais polícia federal

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.