
Nesta terça-feira, 27 de abril, foram publicados os nomes do novo Ministro da Justiça e Segurança Pública, bem como o novo diretor-geral da Polícia Federal. De acordo com o documento divulgado no Diário Oficial da União, André Mendonça foi nomeado o novo Ministro e Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal (concurso PF).

Ambos já ocupavam cargos de grande relevância na esfera pública. André Mendonça era titular da AGU, já Alexandre Ramagem era responsável pela Direção-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) publicou uma nota oficial, nesta terça-feira (28), demonstrando apoio às novas designações:
“A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) recebe com tranquilidade a designação do Advogado Geral da União, André Mendonça, para o Ministério da Justiça, e de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal […] O nome de Ramagem estava entre os mais cotados para o cargo. Ele integrou a escolta pessoal do presidente Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. Consideramos que Alexandre Ramagem é um policial perfeitamente qualificado para o cargo e tem o respeito da categoria“.
As novas nomeações foram feitas em decorrência da demissão de Maurício Valeixo, ex diretor-geral da PF, e do pedido de exoneração de Sérgio Moro, que ocupava, então, o cargo de Ministro da Justiça. Sérgio Moro sempre se demonstrou apoiador notório de editais importantes, como o do concurso PF e da Polícia Rodoviária Federal.
Apesar do novo ministro ainda não ter se posicionado oficialmente a respeito da realização de um novo concurso para a Polícia Federal (concurso PF), o novo edital segue previsto para o ano de 2020 já que, de acordo com dados da própria Polícia Federal, o déficit atual é de 3.800 servidores.
Em março, foi publicado um possível cronograma que prevê a publicação do novo edital para novembro deste ano.
Concurso PF: cronograma aponta edital em 2020
Um novo concurso para a Polícia Federal pode sim ser publicado ainda em 2020 com a oferta de MIL VAGAS. A informação veio a público após a divulgação de um possível cronograma do certame. De acordo com o documento, a autorização do concurso Polícia Federal seria divulgada em maio de 2020, já o edital seria divulgado no dia 21 de novembro de 2020.
De acordo com o cronograma, o novo concurso PF seria destinados aos cargos abaixo, com as respectivas vagas:
- Agente de Polícia Federal – 540 vagas;
- Papiloscopista – 60 vagas;
- Delegado – 100 vagas; e
- Escrivão – 300 vagas.
Veja todos os detalhes do cronograma PF aqui!
Resumo do concurso Polícia Federal
- Situação atual: PREVISTO
- Banca organizadora: a definir
- Cargos: Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado
- Vagas: a definir
- Link do último edital
Concurso PF: batida policial; participe!
O ano de 2020 promete grandes oportunidades para a Carreira Policial. Editais como: PCPR, DEPEN, PCDF, PCRJ, PF, PRF, AGEPEN DF, AGEPEN MG e Policial Legislativo do Senado estão bem quentes! Para garantir sua vaga em um destes certames, é fundamental que você inicie sua preparação o quanto antes.
Por isso, no dia 04 de Maio, nós faremos um evento focando nos principais editais policiais previstos para 2020. Clique na imagem abaixo, inscreva-se aqui e participe gratuitamente!


Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: