Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso PF: MPF recomenda a reabertura de inscrições para PcD

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
25/02/2021, às 11:23 • 9 meses atrás

O Ministério Público Federal recomendou que a Polícia Federal reabra as inscrições para Pessoas com Deficiência (PCD) interessadas no novo concurso destinado ao preenchimento de 1.500 vagas de nível superior (concurso PF).

A recomendação foi assinada na última segunda-feira (22/2) e teve como justificativa as grandes dificuldades e o curto prazo e as para que os candidatos apresentassem diversas exigências impostas pela banca no ato da inscrição.

De acordo com o edital, candidatos às vagas para PCD deveriam, no ato da inscrição, comprovar a deficiência mediante apresentação de parecer por equipe multiprofissional e interdisciplinar formada por três profissionais, entre eles um médico.

O laudo deveria observar os seguintes fatores:

a) os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

b) os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

c) a limitação no desempenho de atividades;

d) a restrição de participação.

A partir da apresentação, o MPF recomenda a exclusão da exigência da apresentação do laudo no ato da inscrição e que a organizadora possibilite que sejam aceitos laudos médicos que atestem a espécie e o grau ou nível da deficiência do candidato.

Além disso, a recomendação prevê a reabertura das inscrições para os candidatos PCD do concurso PF para todos aqueles que não conseguiram a efetuar a candidatura em decorrência das exigências.

A recomendação foi encaminhada ao Diretor-Geral do Departamento de Polícia Federal e à Diretora-Geral do Cebraspe, que deverão apresentar um posicionamento até o dia 27 de fevereiro. Veja o documento aqui!

Importante ressaltar que o MPF também recomendou a reabertura das inscrições por excluir o ceratocone do rol de condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato no concurso público. Detalhes aqui.

Concurso PF: cronograma do novo edital

Como em todos os concursos para a carreira policial, os candidatos a um dos cargos para a Polícia Federal serão avaliados por diversas etapas, além das provas objetivas destinadas as todos os cargos.

A prova objetiva, organizada pela banca Cebraspe, será realizada na data provável do dia 21 de março de 2021 e deverá ser aplicada em todas as capitais brasileiras, podendo ser estendida a demais localidades a depender da necessidade.

cursos concurso PF

Os candidatos também serão submetidos às seguintes etapas avaliativas:

  • Exame de Aptidão Física – TAF (eliminatório), nos dias 1 e 2 de maio de 2021;
  • Exame Médico (eliminatório), nos dias 5 e 6 de junho de 2021;
  • Prova Oral (eliminatória e classificatória, somente para Delegado), nos dias 7 e 8 de agosto de 2021;
  • Prova de digitação (apenas para o cargo de escrivão), dia 8 de agosto de 2021;
  • Avaliação Psicológica continuada (eliminatória), no dia 11 de julho; e
  • Avaliação de Títulos (classificatória), dias 30 e 31 de agosto de 2021.

Após essa etapa os candidatos aprovados são submetidos ao Curso de Formação Profissional. Os candidatos recebem bolsa-auxílio de 50% do valor da remuneração.

Veja todos os detalhes

Resumo edital PF

Assinatura Ilimitada

Já conhece a ferramenta que revolucionou a metodologia de estudos para concursos públicos? Clique na imagem abaixo e veja o que te espera:

concursos publicos
concurso pc rn e mais

Agora você também vai poder aproveitar o Instagram para ficar ainda mais informado sobre todos os concursos voltados para a carreira policial. Basta seguir o perfil do Direção Policial e ativar as notificações: clique aqui e confira!

concurso pf edital pf inscrições pf vagas pf

Letícia Teixeira

Supervisora de jornalismo, especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, com mais de quatro anos de experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa para concursos públicos.