Concursos 2019 Concursos 2020

Concurso PF: 4.567 cargos vagos; corporação quer edital em 2019

  • Notícias
  • Concurso PF: 4.567 cargos vagos; corporação quer edital em 2019
Autor: Maurício Miranda Sá | 22/02/2019, às 14:38 | 4 comentários

				<![CDATA[]]>

Em contato com a comissão de aprovados no Concurso PF 2018, a equipe de jornalismo do Direção Concursos obteve o documento a seguir. Como se observa nele, a Polícia Federal tem atualmente 4.567 cargos vagos. Destes, quase metade das vagas são para Agente da Polícia Federal:

A informação é bastante atualizada, sendo datada de Fevereiro de 2019. Observa-se a grande discrepância entre o total de cargos vagos de Agente (2.427) e o número de vagas que foram disponibilizadas no concurso para este cargo (180).

Esta discrepância é observada também nos cargos de Delegado, Perito, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal. Os números sugerem a necessidade de se convocar um contingente maior de candidatos deste concurso, bem como a realização de um novo certame.

Observa-se também que o cargo de nível médio (Agente Administrativo), que não foi objeto de concurso em 2019, possui 234 cargos disponíveis.

A comissão de aprovados também foi informada que 14 candidatos oriundos do penúltimo concurso da Polícia Federal possuem autorização judicial para matrícula no curso de formação de 2019.

Presidente da ADPF quer mil convocações

EO presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Paiva, afirmou, em 15 de fevereiro, que a corporação já trabalha com o Ministério da Justiça para aprovar orçamento. A intenção é convocar mil novos policiais, passando em 500 o quantitativo de vagas oferecido no último edital.

Segundo Paiva,, mil profissionais seriam convocados em duas turmas: uma já em junho e outra no primeiro semestre de 2020.

O presidente também salientou que a Associação deseja novo edital de concurso público seja divulgado em breve. A intenção é preencher 3.500 vagas.

“Durante o evento nós recebemos uma excelente notícia, estamos cada vez mais próximos de convocar mil novos policiais para engrossar as fileiras da nossa instituição. (…) Isso significaria o preenchimento de mil, das 4.500 vagas que estão abertas. Paralelamente continuaremos lutando pela realização – no mais breve espaço de tempo possível – de um novo concurso para preenchimento das vagas restantes. O preenchimento do quadro de policiais federais significa um Brasil mais forte”, disse o presidente da ADPF.

Futuras aposentadorias na Polícia Federal

A comissão de aprovados PF 2018 também disponibilizou ao Direção Concursos outra informação oficial disponibilizada pela Polícia Federal em Dezembro de 2018. Ela apresenta o número de servidores da Polícia Federal que já preenchem os requisitos para aposentadoria, reforçando a necessidade de convocação de mais servidores para os quadros do órgão:

  • 139 Delegados
  • 812 Agentes
  • 41 Peritos
  • 29 Papiloscopistas
  • 175 Escrivães

Além disso, utilizando como parâmetro os anos anteriores, a Polícia Federal apresentou a seguinte estimativa de aposentadorias para o ano de 2019:

  • 63 Delegados
  • 247 Agentes
  • 27 Peritos
  • 14 Papiloscopistas
  • 84 Escrivães.

O documento é assinado pelo Delegado de Polícia Federal Jorgeval Silva Costa, diretor de Gestão de Pessoal em Exercício.

Situação do último concurso Polícia Federal

O último concurso da Polícia Federal teve edital publicado em Junho de 2018. As provas objetivas e discursivas ocorreram em Setembro do mesmo ano. Segundo o edital, o prazo de validade do concurso é de 30 dias após a homologação do resultado final.

Os cargos e vagas contemplados foram os seguintes:

Vagas do Concurso Polícia Federal

Além das provas objetivas e discursivas, já ocorreram as seguintes etapas:

Em 10 de Outubro de 2018 foi divulgado o resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva.

Em 25 de outubro foi disponibilizado o resultado final na prova discursiva, bem como a convocação para o exame de aptidão física.

Em 22 de novembro foi divulgado o resultado final no exame de aptidão física (TAF), e os candidatos foram convocados para preencher a Ficha de Informações Confidenciais (FIC).

No dia 10 de Janeiro de 2019 foi divulgado o resultado final no preenchimento da FIC, bem como o resultado da prova oral (para Delegado), resultado na prova de digitação (escrivão), bem como a convocação para avaliação médica.

No dia 12 de Fevereiro de 2019 foi divulgado o resultado provisório na avaliação médica dos diversos cargos.

Quer estudar com o Direção Concursos para as CARREIRAS POLICIAIS? Conheça nossos cursos aqui.

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Maurício Miranda Sá
Maurício Miranda Sá Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet. Veja outras publicações do autor
#concurso polícia federal #concursos 2019 #concursos policiais #direção concursos #edital pf #gaviao #pf #resultado concurso pf #resultado pf
Comentários

Cursos

Pacote Completo para Agente da Polícia Federal

Time465h YoutubeVídeos - 465 PDFPDF - 186
Saiba Mais

Pacote para Escrivão da Polícia Federal

Time462.5h YoutubeVídeos - 462.5 PDFPDF - 185
Saiba Mais

Pacote Completo para Agente Administrativo da Polícia Federal

Time385h YoutubeVídeos - 385 PDFPDF - 154
Saiba Mais

Pacote Agente + Escrivão p/ PF

Time425h YoutubeVídeos - 425 PDFPDF - 170
Saiba Mais


Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos novos editais!

Notícias Relacionadas

Central de Atenção ao Aluno