Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PM PA: candidato morre durante realização do TAF

Concurso PM PA: candidato morre durante realização do TAF

Um dos candidatos ao cargo de praça da Polícia Militar do Pará (concurso PM PA) faleceu nesta quinta-feira, 4 de outubro, durante a realização do Teste de Aptidão Física (TAF).

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), o candidato Aelton Guimarães Braga Silva, de 20 anos, passou mal após concluir uma das etapas do TAF e foi socorrido e encaminhado, ainda consciente, para o Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti.

A causa da morte ainda não foi divulgada.

Ainda segundo a Seplad, o TAF é de responsabilidade da Iades, banca organizadora do concurso PM PA.

O TAF é uma das etapas previstas no concurso PM PA e, de acordo com o edital do certame, será realizado em até duas tentativas, com exceção da corrida, que será realizada em apenas uma tentativa.

Vale a pena ressaltar que recentemente, um candidato do concurso PM MG também veio a falecer durante a realização do TAF após uma parada cardiorrespiratória. Saiba mais!

Os testes e índices mínimos do TAF do concurso PM PA obedecerão os índices mínimos dos seguintes exercícios físicos:

  • a) flexão/sustentação de braço na barra fixa horizontal: 2 (duas) repetições para o sexo masculino e 12 (doze) segundos de sustentação para o sexo feminino;
  • b) flexão abdominal sobre o solo com duração de 1 (um) minuto: 30 (trinta) repetições para o sexo masculino e 27 (vinte e sete) repetições para o sexo feminino;
  • c) flexão de braço no solo: 23 (vinte e três) repetições para ambos os sexos, sendo a execução para os homens em 4 (quatro) apoios (mãos e pés) e para as mulheres em 6 (seis) apoios (mãos, joelhos e pés);
  • d) corrida com duração de 12 (doze) minutos: 2.000 (dois mil) metros para o sexo masculino e 1.600 (mil e seiscentos) metros para o sexo feminino.

PL estabelece horário e regras para aplicação de TAF

O Projeto de Lei 3831/2021, de autoria do deputado Julio Cesar Ribeiro, estabelece diversos critérios para a aplicação de Testes de Aptidão Física em editais de concurso público.

O texto foi encaminhado no dia 29 de outubro de 2021 e prevê que a realização do TAF, geralmente cobrado em editais da área policial, será “necessariamente eliminatória e facultativamente classificatória”.

Além disso, o Projeto de Lei sugere que sejam previamente estabelecidos os horários e critérios mínimos diferenciados para homens e mulheres.

Veja baixo os principais pontos apresentados no Projeto de Lei:

  • A Banca examinadora do concurso público disponibilizará, no local de realização do teste físico, profissionais da área de saúde e Unidade de Terapia Intensiva móvel aptos para pronto atendimento de emergência.
  • É vedada a aplicação de teste físico entre as 10 (dez) e as 16 (dezesseis) horas, ressalvados aqueles realizados em ambiente coberto e climatizado.
  • A realização do teste físico poderá ser repetida conforme expressa previsão isonômica e objetiva no Edital.

Veja aqui o texto na íntegra!

 Resumo concurso PM PA

concursos publicos
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.