Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PM PE: sancionado projeto que altera idade de ingresso

Concurso PM PE: sancionado projeto que altera idade de ingresso

Foi sancionado o projeto de lei complementar que aumenta idade limite de ingresso na Polícia Militar de Pernambuco (PM PE). Um novo edital de concurso público para a força policial é esperado para ser realizado ainda em 2022.

Com as mudanças, a Lei Complementar nº 108 (que dispõe sobre o ingresso nas corporações militares do estado) passa a exigir os seguintes requisitos de idade dos candidatos:

  • Idade máxima de 30 anos de idade completos na data de inscrição do concurso público para ingresso na carreira de Militar do estado; e
  • Idade máxima de 30 anos de idade completos na data de inscrição do concurso público para ingresso na carreira QOS (Quadro Oficiais Saúde); e
  • Idade máxima de 35 anos de idade completos na data de inscrição do concurso público para ingresso na carreira QOM (Quadro Oficiais Médicos).

Vale a pena ressaltar que a alteração também vale para o Corpo de Bombeiros do estado.

A sanção do projeto foi comemorada pela deputada delegada Gleide Angelo em suas mídias sociais. De acordo com a parlamentar, as alterações não devem incidir no próximo concurso PM PE, visto que não houve tempo hábil para que a mudança seja aplicada no novo edital.

Os novos editais de concurso PM PE e demais áreas da segurança do estado já estão em estudos, de acordo com informações repassadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Segundo o secretário da pasta, Humberto Freire, os certames já foram autorizados pelo governador.

“Já estão autorizados pelo governador novos editais e novos concursos para todas as operativas da Secretaria de Defesa Social para que a gente tenha permanentemente o ingresso de novos profissionais nas forças”, declarou. Saiba mais detalhes aqui!

O último concurso PM PE foi realizado em 2018 e ofertou, ao todo, 500 vagas para a carreira de Soldado e 60 oportunidades para a carreira de Oficial.

Na época, os candidatos deveriam preencher os seguintes requisitos de idade:

  • Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 (vinte e oito) anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 (vinte e nove) anos;

Além da idade, os candidatos do concurso PM PE também deveriam:

  • Ter escolaridade de nível médio (para a carreira de Praça) e nível superior (para a carreira de Oficial);
  • Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres; e
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria B.

Após o curso de formação (conforme informado nos editais), os aprovados fizeram jus aos seguintes salários:

  • Soldado: R$ 2.819,88; e
  • Aspirante-a-Oficial: R$ 8.576,58.

Resumo

Sua chance de estudar para a Caixa CHEGOU!

Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!

Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.

Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!

Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.