Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PM PE: novo edital ainda no primeiro semestre? Entenda!

Concurso PM PE: novo edital ainda no primeiro semestre? Entenda!

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) encaminhou ao governo estadual uma solicitação para a realização de um novo concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco). No documento, a Assembleia deseja que o novo edital aconteça ainda no primeiro semestre de 2022.

De acordo com o documento que foi enviado ao executivo estadual, o motivo pela abertura de um novo edital está na redução significativa do quadro de profissionais da Polícia Militar. O pedido também solicita novos concursos para a Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros. Saiba mais detalhes aqui!

O último edital de concurso PM PE aconteceu em 2018 e foi destinado ao preenchimento de 500 vagas para a carreira de Soldado e 60 vagas para a carreira de Oficial. O certame foi organizado pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE).

É importante ressaltar que, apesar do pedido da Alepe por um novo concurso PM PE, o edital anterior está ainda vigente para o ano de 2022.

Remuneração concurso PM PE

Conforme demonstrado por Lei Complementar do estado de Pernambuco, a estrutura remuneratória das carreiras da PM PE é composta pelos seguintes vencimentos:

Requisitos

Para ingressar nas carreiras de Soldado e Oficial da PM PE, os interessados precisam ter atenção aos requisitos específicos exigidos.

Conforme consta no último edital, para a carreira de Soldado era necessário:

  • Possuir escolaridade mínima de ensino médio completo, reconhecida nos moldes da legislação federal, no ato da matrícula no Curso de Formação e Habilitação de Praças;
  • Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 (vinte e oito) anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 (vinte e nove) anos;
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo, na Categoria B;
  • Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres

Já para a carreira de Oficial, a única diferença é a exigência de nível superior de formação. Veja:

  • Possuir curso superior de Direito, para cargo de Oficial da PMPE, e curso superior em qualquer área do conhecimento, para cargo de Oficial CBMPE, reconhecido nos moldes da legislação federal;
  • Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 (vinte e oito) anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 (vinte e nove) anos;
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na Categoria B;
  • Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

É importante que recentemente, a Alepe solicitou a mudança da idade máxima de ingresso na PM PE e Bombeiros PE para 37 anos. Mas até o momento, nada foi aprovado. Confira!

Provas e etapas do último edital

Tanto o edital para Soldado, como para Oficial, o concurso PM PE foi dividido em duas etapas. A primeira etapa foi composta pelas seguintes fases:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório,
  • Exames médicos, de caráter eliminatório;
  • Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;

Já a segunda etapa foi composta pelo curso de formação.

Foram cobradas as seguintes disciplinas para a carreira de Soldado:

Já para a carreira de Oficial, o concurso PM PE cobrou as seguintes disciplinas:

Resumo concurso PM PE

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.