Redação Direção Concursos • 23/12/2021
O último edital do concurso da Polícia Militar de Pernambuco (concurso PM PE), para a carreira de soldado, seguirá vigente até o ano de 2022.
Recentemente, o governo estadual anunciou sobre a autorização para novas convocações para a corporação. Serão 1.925 novos profissionais para as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.
No entanto, o certame voltou ao radar dos concurseiros pela possibilidade de ampliação da idade máxima para concorrer ao concurso PM PE para até 37 anos (veja aqui).
Em meio às novidades, para uma preparação antecipada o candidato deve usar como base o último edital do concurso da PM de Pernambuco. Veja todos os detalhes abaixo:
Em junho de 2018, foi publicado um edital de concurso com 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio.
As demais 80 chances foram para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). Para oficial da PM PE, a exigência para participação foi a graduação em Direito.
Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos deveriam preencher requisitos específicos, sendo:
As provas objetivas para soldados da PM PE tiveram 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de:
Para o cargo de oficial da PM PE, a prova foi composta por 70 questões, divididas por:
Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.
Além da prova objetiva, os concorrentes ainda foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.
Essa etapa foi composta de vários exercícios, sendo eles para os candidatos homens e mulheres:
A Avaliação Psicológica aplicada para seleção dos candidatos foi composta da aplicação de Questionário Social e Entrevista individual, além de uma bateria de 05 (cinco) testes, sendo: Atenção Dividida; Memória Visual; Inteligência não Verbal; e dois testes de Personalidade.
O Curso de Formação para o cargo de Soldado da PM PE foi realizado no Campus de Ensino Metropolitano I, situado em Jaboatão dos Guararapes/PE, com duração média de seis meses.
Durante este período, o aluno esteve na condição de candidato, percebendo mensalmente uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.100,00 (mil e cem reais). A classificação final do concurso é feita através da classificação no Curso de Formação.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.