Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso PM RO: 20 vagas autorizadas para oficiais combatentes

Maurício Miranda Sá Maurício Miranda Sá comentários
11/12/2020, às 09:16 • 10 meses atrás

As autorizações dadas pelo governo de Rondônia não foram somente para o concurso PC RO. Outras duas seleções públicas na área da Segurança Pública do Estado também foram autorizados. São eles os concurso PM RO (Polícia Militar) e concurso Bombeiro Militar RO.

O concurso PM RO ofertará 20 vagas no cargo de oficial combatente, enquanto os Bombeiros oferecem cinco (5) vagas para o mesmo cargo, além de três outras vagas em cargos do quadro complementar na corporação. Com isso, Rondônia entra no radar dos concursos públicos em 2021.

O governador Marcos Rocha, em live realizada através de suas redes sociais, comemorou as autorizações e comentou sobre a decisão no fortalecimento do setor:

  • “Vamos avançando, em busca do desenvolvimento, fazendo com que o Estado se fortaleça e se torne mais próspero da melhor forma possível, trazendo atendimentos de qualidade à população rondoniense da forma que ela merece”.

Os próximos passos, agora, são a escolha das bancas que irão organizar essas seleções, bem como a posterior publicação do edital, que deve ser feita no próximo ano (2021).

Cursos da área
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Concurso PM RO: panorama

As últimas provas do concurso PM RO tiveram editais publicados em 2019 (músico), 2018 (oficial – processo seletivo interno) e 2014 (soldado). As bancas organizadoras foram a própria PM (2019 e 2018) e Funcab (2014).

Em 2014, foram ofertadas vagas 240 vagas, sendo essas separadas em 216 para homens e 24 para mulheres. O cargo exigiu nível médio de escolaridade e outros requisitos, como altura e idade. O soldo pago, à época, era de R$ 3.182,66

  • Mínima de 18 anos, completados até a data limite para matrícula no Curso de Soldado Policial Militar;
  • Máxima de 28 anos, completados até a data de publicação deste Edital no Diário Oficial do estado de Rondônia;
  • Ter altura mínima, descalço e descoberto, de 1,65m para os candidatos do sexo Masculino e de 1,60m para as candidatas do sexo Feminino.

Concurso PM RO 2014: fases e disciplinas exigidas

Os candidatos a uma das vagas passaram por duas fases, com cinco etapas distintas, até garantir seu “lugar ao sol” no concurso PM RO. Foram elas:

  • PRIMEIRA FASE
    • 1ª Etapa: Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório;
    • 2ª Etapa: Prova de Redação de caráter classificatório e eliminatório;
    • 3ª Etapa: Teste de Aptidão Física de caráter eliminatório;
    • 4ª Etapa: Avaliação Psicológica de caráter eliminatório.
    • Executada pela PM/RO
    • 5ª Etapa: Avaliação de Exames Médicos de caráter eliminatório.
  • SEGUNDA FASE
    • Curso de Formação Profissional (CFP)

Foi exigido o conhecimento nas disciplinas de português, história e geografia de Rondônia, informática, direitos humanos, estatuto da Polícia Militar e noções de direito.

disciplinas concurso pm ro

Estude com o PDF 2.0

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Concursos Públicos: Assinatura Ilimitada com PDF 2.0

Estude pela plataforma mais moderna e revolucionária do mundo dos concursos: o PDF 2.0. Uma plataforma que te proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

Por isso, não perca a chance de se tornar um Assinante Ilimitado e ter acesso a todos estas vantagens. Clique abaixo para saber mais:

Resumo concurso PM RO e Bombeiros

notícias concurso pm ro

Agora você também vai poder aproveitar o Instagram para ficar ainda mais informado sobre todos os concursos voltados para a carreira policial. Basta seguir o perfil do Direção Policial e ativar as notificações: clique aqui e confira!

concurso estadual concurso PM RO concursos estaduais pm ro

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.