A realização do próximo concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) está sendo aguardada e a seleção está em fase de recebimento de propostas de bancas.
Vale lembrar que as empresas organizadoras estão sendo avaliadas para o andamento do certame para cargo de soldado.
Confira nesta matéria como foi realizado o teste de aptidão física (TAF) de acordo com o último certame. Veja abaixo:
Concurso PMDF: TAF
O último concurso PMDF foi realizado no ano de 2018, com organização do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
Os candidatos foram avaliados por meio de cinco etapas:
a) exame de habilidades e conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas e de prova discursiva (redação em língua portuguesa), de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do IADES;
b) testes de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do IADES;
c) exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do IADES;
d) avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do IADES; e
e) sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMDF.
Segundo o edital, o teste de aptidão física era de caráter unicamente eliminatório, como forma de avaliar as condições do candidato em suportar as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o Curso de Formação de Praças, bem como o desempenho das atividades policiais.
A etapa de testes de aptidão física consistiu em teste em barra fixa, teste de flexão abdominal (tipo remador), teste de corrida de 12 minutos e teste de natação (50 metros).
DO TESTE EM BARRA FIXA
O teste dinâmico em barra física foi aplicado apenas para homens e consistiu em flexão e extensão de cotovelos na barra fixa, de acordo com os seguintes procedimentos:
posição inicial: o candidato posiciona-se sob a barra, à frente do examinador. Ao comando de “em posição”, o candidato empunha a barra com a empunhadura em pronação (dorsos das mãos voltados para o corpo do executante), mantendo os braços completamente estendidos, com o corpo na posição vertical, pernas estendidas e pés sem contato com o solo;
execução: ao comando de “iniciar”, o candidato flexiona simultaneamente os cotovelos até ultrapassar com o queixo a parte superior da barra. Em seguida, volta à posição inicial pela extensão completa dos braços.
O corpo deve permanecer na posição vertical durante o exercício. A contagem das execuções corretas levará em consideração as seguintes observações:
a) o teste somente será iniciado com o candidato na posição completamente vertical de todo o corpo e após o comando dado pelo auxiliar de banca;
b) a largura da pegada deve ser aproximadamente a dos ombros;
c) só será contada a repetição realizada completa e corretamente, começando e terminando sempre na posição inicial;
d) cada execução começa e termina com os cotovelos totalmente estendidos somente nesse momento será contada como uma execução completa e correta. A não extensão total dos cotovelos, antes do início de uma nova execução, será considerada um movimento incorreto, o qual não será computado no desempenho do candidato;
e) para evitar que os candidatos mais altos toquem os pés no solo, será permitida, somente nesse caso, a flexão dos joelhos;
f) o movimento deve ser dinâmico, ou seja, o candidato não pode parar para “descansar”.
DO TESTE ESTÁTICO DE BARRA
O teste estático de barra foi aplicado apenas para as candidatas e consistiu em:
a) posição inicial: a candidata deve posicionar-se sob a barra, pisando sobre um ponto de apoio. Ao comando de “em posição”, a candidata, podendo utilizar um ponto de apoio, empunha a barra em pronação (dorsos das mãos voltados para o corpo da executante) ou supinação (palmas das mãos voltadas para o corpo da executante) e o queixo deve estar posicionado acima da parte superior da barra, mas sem tocar na barra com o queixo, mantendo os braços completamente flexionados, com o corpo na posição vertical, pernas estendidas e pés em contato com o ponto de apoio;
b) execução: ao comando de iniciar, o ponto de apoio é retirado e a candidata deve ficar imediatamente com o corpo na posição vertical e com os joelhos estendidos. Nesse momento, será iniciada a cronometragem do tempo de permanência da candidata na posição, devendo ela permanecer sustentada apenas com o esforço de seus membros superiores, com os dois cotovelos completamente flexionados, com o queixo acima da parte superior da barra (mas sem tocar a barra com o queixo) e o corpo na posição vertical (cabeça, tronco e membros inferiores). A cronometragem será encerrada quando a candidata:
a) permanecer o tempo mínimo exigido no teste;
b) ceder à sustentação, deixando o queixo ficar abaixo da parte superior da barra, ou apoiar o queixo na barra; e (ou)
c) descumprir qualquer exigência para a realização deste teste.
DO TESTE DE FLEXÃO ABDOMINAL (TIPO REMADOR)
a) posição inicial: o candidato posiciona-se deitado em decúbito dorsal, com o corpo inteiramente estendido, pernas e corpo esticados, pés unidos, braços esticados e paralelos, ao lado da cabeça, com as mãos tocando o solo;
b) execução: ao comando de “iniciar”, o(a) candidato(a) flexionará o tronco sobre a pelve, simultaneamente com flexão de pernas, lançando os braços à frente, sempre esticados e paralelos ao solo, de modo que a planta dos pés se apoie totalmente no solo, e a linha dos cotovelos, no mínimo, coincida com a linha dos joelhos. Em seguida, o(a) executante voltará à posição inicial, completando dessa forma uma repetição. Os comandos para iniciar e terminar a prova serão dados por um silvo breve de apito.
DO TESTE DE CORRIDA DE 12 MINUTOS
O teste de corrida terá a duração de 12 minutos e será realizado em pista de atletismo de 400 m.
O candidato não pode se ausentar, ou sair da área delimitada, da pista de corrida durante o tempo de execução do seu teste.
O candidato não poderá receber qualquer tipo de ajuda física.
Não será permitida ao candidato uma segunda tentativa.
Para os homens, a performance mínima a ser atingida é de 2.400 m (dois mil e quatrocentos metros) percorridos em 12 minutos.
Para as mulheres, a performance mínima a ser atingida é de 2.200 m (dois mil e duzentos metros) percorridos em 12 minutos
DO TESTE DE NATAÇÃO
a) ao comando “em posição”, o candidato deverá posicionar-se em pé, fora da piscina;
b) ao comando da banca examinadora, emitido por sinal sonoro, o candidato deverá saltar na piscina e nadar 50 m em nado estilo livre.
No caso de piscina de extensão de 25 m, na virada, será permitido ao candidato tocar a borda e impulsionar-se na parede (borda). A chegada dar-se-á quando o candidato tocar, com qualquer parte do corpo, a borda de chegada. Será proibido ao candidato, quando da realização do teste de natação:
a) apoiar-se ou impulsionar-se na borda lateral, na parede lateral ou na raia;
b) parar de nadar durante o teste, exceto quando houver necessidade de tocar a borda para continuar a nadar;
c) dar ou receber qualquer ajuda física;
d) utilizar qualquer acessório que facilite o ato de nadar, exceto touca e óculos de natação.
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.