Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PMERJ: edital autorizado; 2 mil vagas para Soldados!

Concurso PMERJ: edital autorizado; 2 mil vagas para Soldados!

Foi autorizada a realização de um novo concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro). Certame será destinado ao preenchimento de 2 mil vagas para a carreira de Soldado.

Autorização oficial do certame foi publicado no Diário Oficial do estado do dia 29 de setembro. Confira mais detalhes abaixo:

Autorização concurso PMERJ

Documento de autorização confira informação repassada pelo secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, no mês de julho.

De acordo com o secretário, além das 2 mil oportunidades, o edital deverá ser publicado ainda em 2022. As provas objetivas, por sua vez, devem ser aplicadas em 2023. Confira mais detalhes aqui!

O governo estadual já planeja o novo edital desde o final de 2021, quando o governador confirmou a intenção de o estado realizar concurso PMERJ. O anúncio aconteceu em cerimônia de formatura de 400 novos Soldados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.

Concurso PMERJ: panorama

O último edital para Soldados aconteceu em 2014, quando foram ofertadas 6 mil vagas, com salário inicial de R$3.452,55.

Assim como acontece em outros editais de Polícia Militar, com a PMERJ não foi diferente e exigiu dos candidatos estatura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres. Além disso, era necessário que o candidato tivesse a idade mínima de 18 e máxima de 30 anos.

Foram, ao todo, sete etapas:

  • Exame intelectual – Prova objetiva e Redação
  • Avaliação Psicológica
  • Exame Antropométrico
  • Teste de Aptidão Física
  • Exame Toxicológico
  • Exames Médicos
  • Investigação Social e Documental

A Prova Objetiva do Exame Intelectual cobrava sete conteúdos: Língua Portuguesa, Sociologia, Geografia, História, Legislação de Trânsito, Informática e Direitos Humanos. Todos as questões tinham o valor de 1 ponto.

Concurso PMERJ

Já o Teste de Aptidão Física do concurso PMERJ, para os candidatos masculinos, foi composto por: tração na barra fixa (2 repetições), abdominal tipo remador (35 repetições) e corrida de 12 minutos (2.200 metros).

Para as candidatas mulheres, o teste era composto por flexão de braços e antebraços (15 repetições), abdominal tipo remador (25 repetições) e corrida de 12 minutos (1.800 metros).

Resumo

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.