Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PMERJ: “Edital para 2 mil Soldados em 2022”, diz secretário

Concurso PMERJ: “Edital para 2 mil Soldados em 2022”, diz secretário

Um novo concurso PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) foi anunciado pelo comandante da corporação e poderá ser realizado em breve.

De acordo com o secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, o edital do certame será publicado ainda no ano de 2022 e as provas objetivas deverão ser realizadas em 2023.

A expectativa é que a seleção ofereça 2 mil vagas para o cargo de Soldado, que exigirá dos candidatos o nível médio de escolaridade.

“Provavelmente a prova vai ser feita em 2023, mas lançando o edital em 2022 já é um grande passo, para que os candidatos possam se preparar”, explica o coronel.

Vale lembrar que, recentemente, o estado do Rio de Janeiro aprovou a Lei 9.546/21, que estabelece a idade máxima de 32 anos para ingresso na PMERJ. Esta é uma ótima notícia aos concurseiros e permitirá que mais candidatos participem da seleção. Veja mais detalhes aqui!

Dessa forma, os requisitos mínimos para concorrer aos cargos são:

  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 32 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m (Lei Estadual nº 5630, de 29 de dezembro de 2009); para candidatos do sexo feminino de 1,60m (Lei Estadual nº 1032, de 08 de agosto de 1986);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente Categoria “A”.

Confira, a seguir, o anúncio do comandante da PMERJ:

cursos para o concurso PMERJ

Panorama concurso PMERJ

A seleção mais recente para o cargo de Soldado aconteceu em 2014. Na ocasião, foram ofertadas 6 mil vagas, com salário inicial de R$3.452,55.

Os candidatos foram avaliados a partir das seguintes etapas:

  1. Exame intelectual – Prova objetiva e Redação
  2. Avaliação Psicológica
  3. Exame Antropométrico
  4. Teste de Aptidão Física
  5. Exame Toxicológico
  6. Exames Médicos
  7. Investigação Social e Documental

A Prova Objetiva cobrou sete conteúdos:

  • Língua Portuguesa
  • Sociologia
  • Geografia
  • História
  • Legislação de Trânsito
  • Informática
  • Direitos Humanos

Confira, detalhadamente, no quadro abaixo:

Concurso PMERJ

Já o Teste de Aptidão Física do concurso PMERJ, para os candidatos masculinos, foi composto por: tração na barra fixa (2 repetições), abdominal tipo remador (35 repetições) e corrida de 12 minutos (2.200 metros).

Para as candidatas mulheres, o teste era composto por flexão de braços e antebraços (15 repetições), abdominal tipo remador (25 repetições) e corrida de 12 minutos (1.800 metros).

Resumo concurso PMERJ

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Sua chance de estudar para a Caixa CHEGOU!

Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!

Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.

Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!

Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.