Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso PMERJ: validade pode ser prorrogada por mais um ano

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
03/03/2021, às 17:00 • 1 mês atrás

A validade do último concurso PMERJ, prevista para ser expirada em abril deste ano, pode ser prorrogada por conta de iniciativa de parlamentares do estado.

A iniciativa veio do deputado Renato Zaca (PRTB), que pediu para o governador Cláudio Castro (PSC) que prorrogasse por mais um ano a validade do concurso PMERJ.

Além disso, outros dezessete deputados pedem que praças e subtenentes aprovados em todas as etapas permaneçam habilitados para o posto de 2º tenente.

“Não faz sentido a instituição gastar para fazer outro concurso para avaliar os mesmos policiais. Eles já são prejudicados pela demora na abertura de seleção e ficam frustrados pela escassa possibilidade de ascensão”, explicou Zaca.

Lembrando que há a previsão de um novo concurso PMERJ para o cargo de Oficial, cuja banca organizadora escolhida havia sido a FGV. Ao todo, são 32 vagas autorizadas.

Concurso PMERJ Oficial: banca FGV foi escolhida

Em janeiro deste ano, foi publicada a autorização para a contratação da banca organizadora do novo edital destinado ao cargo de oficial da Polícia Militar (concurso PMERJ).

De acordo com a publicação, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a responsável por organizar todas as etapas do edital que deverá oferecer 32 vagas para candidatos de nível superior em Direito.

Veja maiores detalhes na imagem abaixo:

Concurso PMERJ: banca definida
Concurso PMERJ: banca definida

Com a autorização para a contratação da empresa, a oficialização do contrato deverá sair nos próximos dias. Após a divulgação do contrato a publicação do edital poderá ocorrer a qualquer momento.

Para concorrer, o candidato deverá seguir alguns requisitos. Além da escolaridade exigida, deverão ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Conforme os requisitos do último edital para oficiais, também é exigida a idade mínima de 18 anos e máxima de 35 anos para ambos os sexos.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

De acordo com o projeto básico do edital, os candidatos deverão ser avaliados por meio das seguintes etapas:

  • 1ª etapa: Provas Objetivas e Provas Discursivas (aos cuidados da banca organizadora);
  • 2ª etapa: Exame Antropométrico e Teste de Aptidão Física (realizados pela PMERJ);
  • 3ª etapa: Exame Psicológico (PMERJ);
  • 4ª etapa: Exame de Saúde (PMERJ);
  • 5ª etapa: Exame Social e Documental (PMERJ).

Na prova objetiva serão cobradas 80 questões, com a seguinte distribuição:

  • Direito Administrativo (15 questões)
  • Direito Constitucional (15 questões)
  • Direito Penal (15 questões)
  • Direito Processual Penal (15 questões)
  • Direito Penal Militar (10 questões) e
  • Direitos Humanos (10 questões)

Resumo do concurso

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

concurso pc rn e mais
concurso pm rj 2020 concurso pm rj 2021 concurso pmerj 2020 concurso pmerj 2021 edital pm rj 2020 edital pm rj 2021 edital pmerj edital pmerj 2021

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.