Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Polícia Federal: como foram as últimas provas discursivas?

Concurso Polícia Federal: como foram as últimas provas discursivas?

Os novos editais para o concurso Polícia Federal devem ser publicados em breve. A expectativa é de que sejam ofertadas 1.000 vagas para candidatos de nível superior. As oportunidades serão destinadas às seguintes carreiras:

  • Agente de Polícia Federal – 540 vagas;
  • Papiloscopista – 60 vagas;
  • Delegado – 100 vagas; e
  • Escrivão – 300 vagas.

Na última sexta-feira, 27 de março, foi divulgado um cronograma com datas e prazos que estipulam a publicação do novo edital em novembro de 2020. Tendo como parâmetro os último editais do concurso Polícia Federal, os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Prova Objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Exame de Aptidão Física (eliminatório);
  • Exame Médico (eliminatório);
  • Prova Oral (eliminatória e classificatória, somente para Delegado);
  • Avaliação Psicológica (eliminatória); e
  • Avaliação de Títulos (classificatória).

Além da excelente oportunidade de ingresso na carreira policial, o concurso Polícia Federal é reconhecido pelo alto nível de dificuldade, principalmente nas provas discursivas que são de caráter eliminatório e classificatório.

Veja aqui todos os detalhes do concurso Polícia Federal

Para o cargo de Delegado, por exemplo, no último concurso, realizado em 2018, os candidatos foram submetidos a três questões discursivas e uma peça profissional. Com isso, surgem várias dúvidas no que diz respeito a estrutura textual; desenvolvimento e possíveis temas a serem cobrados. Por isso, separamos as principais dicas para a sua preparação.

Veja o pacote completo para provas discursivas

“Não adianta, a prática é a melhor amiga de quem está se preparando para a discursiva. Não é só achar que escreve bem e tem um bom Português, a escrita para concurso é diferente da escrita do dia a dia”, afirma o professor e coordenador de discursivas do Direção Concursos, Sérgio Varella.

Com isso, uma das melhores formas práticas de você se preparar para as provas discursivas do concurso Polícia Federal é, sem dúvidas, revisando o que foi cobrado nas provas anteriores.

Últimas provas discursivas do concurso Polícia Federal

O último concurso para a Polícia Federal foi realizado em 2018 pela banca Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas vagas para os cargos de Delegado, Perito, Papiloscopista, Escrivão e Agente. Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e discursiva.

Para o cargo de Delegado de Polícia Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, abordou os objetos de avaliação de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Pena.

A prova teve valor máximo de 24,00 pontos e foi composta de duas partes: a) três questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com valor máximo de 4,00 pontos cada uma; e

b) elaboração de uma peça profissional, de até 90 linhas, com valor máximo de 12,00 pontos.

As questões se basearam em textos propostos pela banca organizadora, conforme abaixo:

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.

1 Discorra sobre o conceito de poder de polícia e cite dois exemplos de atos administrativos que expressam esse poder. [valor: 1,20 ponto]

2 Discorra sobre os ciclos ou fases do poder de polícia. [valor: 1,20 ponto]

3 Apresente as distinções entre polícia administrativa e polícia judiciária explicitando, para cada uma dessas polícias: o objeto de incidência, as infrações tratadas e os órgãos competentes para seu exercício. [valor: 1,40 ponto]

Lembrando que essa é uma das 3 questões discursivas propostas ao cargo. Além disso, a prova foi composta pelo desenvolvimento de 1 peça profissional.

Veja as demais questões para o cargo de Delegado aqui

Para o cargo de Perito Criminal Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, teve o valor de 13,00 pontos e consistiu na redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos para cada cargo/área.

Para os cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, teve o valor 13,00 pontos e consistiu na redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora.

O tema da redação foi o seguinte:

A partir do texto, os candidatos tiveram que debater os seguintes aspectos:

1 proteção da criança e do adolescente pelo Estado; [valor: 2,80 pontos]

2 redução/aumento da violência e tratamento dos adolescentes em conflito com a lei como adultos; [valor: 2,80 pontos]

3 papel do poder público na elaboração de políticas sociais com potencial de reduzir o envolvimento de adolescentes com a violência no Brasil. [valor: 2,80 pontos]

Concurso Polícia Federal: corrija suas redações!

O professor Sérgio Varella destaca, ainda, que o auxílio de terceiros pode otimizar ainda mais a sua preparação. “A correção dos seus textos é essencial para que você caminhe na direção correta. Em algumas vezes, você acha o seu texto ótimo, mas não atende exatamente aos critérios da banca organizadora”, pontua.

No Direção Concursos, nossos alunos têm acesso a uma correção individualizada, abordando todos os principais aspectos exigidos nos concursos públicos e com muitas questões resolvidas das principais bancas. Os cursos possuem aulas escritas (PDF) e em vídeo, além da possibilidade de sanar dúvidas diretamente com os professores.

Clique aqui e confira!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.