Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Polícia Penal AL: edital em maio, provas em agosto e 300 vagas

Concurso Polícia Penal AL: edital em maio, provas em agosto e 300 vagas

O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas, Fabrício Marques Santos, divulgou, em seu Instagram Oficial, que o edital do próximo concurso Polícia Penal AL (Agepen AL) será publicado em maio. As provas, segundo ele, serão aplicadas em agosto.

A informação foi compartilhada logo após a publicação do Diário Oficial de Alagoas, que trouxe o extrato de contrato entre o órgão e a banca Cebraspe. Serão 300 vagas de policial penal, cujo requisito é possuir nível superior de escolaridade. O salário inicial desses profissionais é de R$ 3,8 mil.

Vale registra que o documento traz previsão de mudança nos valores, caso as provas necessitem de medidas contra a Covid-19. Confira no Instagram do Victor Gammaro:

concurso caixa
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso Polícia Penal AL: panorama

No início deste mês de abril, o secretário já havia sinalizado a possibilidade de o edital sair em maio (ou junho). Essa resposta também foi dada aos seus seguidores naquela rede social. O último concurso Polícia Penal AL, anteriormente denominado de Agepen AL, teve edital publicado em 2006, com 1.200 vagas.

A banca responsável, à época, foi a Fundação Apolônio Salles (FADURPE). O certame foi realizado em duas etapas, sendo elas as de provas objetivas e de Teste de Aptidão Física (TAF). A prova objetiva contou com oito disciplinas, que você confere abaixo:

  • Português, com 20 questões;
  • Matemática, com 10 questões;
  • Informática, com 5 questões;
  • História Geral de do Brasil, com 10 questões;
  • História de Alagoas, com 10 questões;
  • Geografia Geral e do Brasil, com 10 questões;
  • Geografia de Alagoas, com 10 questões;
  • Cidadania e legislação, com 25 questões.

Já o TAF exigiu os testes de corrida (1.800 metros), resistência abdominal e resistência de braços. Os novos policiais penal aprovados no concurso Agepen AL poderá ser lotados em uma das 10 penitenciárias no Estado (nove em Maceió – veja a seguir – e uma no interior, em Girau do Ponciano):

  • Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira
  • Presídio Cyridião Durval e Silva
  • Presídio Feminino Santa Luzia
  • Casa de Custódia da Capital
  • Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy
  • Núcleo Ressocializador da Capital
  • Presídio de Segurança Máxima
  • Penitenciária de Segurança Máxima
  • Colônia Agroindustrial São Leonardo

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Resumo do concurso Polícia Penal AL:

concurso mp am e mais

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.