Torgan Magalhães • 27/12/2023
Após ter autorizado a realização de concurso Policial SP para a Polícia Militar, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretou a perda de cargo de três investigadores e um delegado da Polícia Civil de São Paulo presos por atuarem como infiltrados do Primeiro Comando da Capital (PCC).
De acordo com o Ministério Público de São Paulo, os policiais recebiam valores para repassar informações sigilosas, garantindo assim a liberdade de integrantes do PCC e impulsionando o tráfico de drogas.
Segundo o Portal Metrópoles, o decreto de Tarcísio ocorre após o TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) rejeitar, em julho, a apelação criminal apresentada pelos ex-policiais.
Foram presos em 2013, durante operação do Grupo de Atuação de Combata ao Crime Organizado (Gaeco) do MPSP, o delegado Fernando Toshiyuki e os investigadores Carlos Moroni Filho, Marcos Roberto Munhoz e William Felipe Martins Souza.
Ao todo, 25 pessoas foram detidas após ação do Gaeco em mirar integrantes do PCC. Os policiais eram monitorados por escutas telefônicas e receberam propina para proteger os traficantes do Primeiro Comando da Capital, quando atuavam na Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes em Sorocaba.
Os agentes foram acusados pelo Ministério Público de São Paulo pelos crimes de falsidade ideológica, formação de quadrilha, extorsão, associação ao tráfico, concussão, tráfico de entorpecentes e divulgação de informações sigilosas.
Os ex-investigadores Moroni e Moraes foram condenados em 2019 a seis anos de prisão em regime semiaberto e perda dos cargos por conta de falsidade ideológica e vazamento de informações sigilosas. Já o ex-delegado Fujino e o ex-investigador Soares foram presos em setembro deste ano em regime semiaberto e perda de cargos por concurssão.
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM
Veja, abaixo, o panorama dos concursos abertos e previstos para a carreira de policial em São Paulo!
O governador de São Paulo autorizou o lançamento de editais com 5.400 vagas para a carreira de Soldado 2° Classe da Polícia Militar de São Paulo (PM SP).
O documento que informa o quantitativo de vagas diz que serão lançados dois editais diferentes, cada um com 2.700 oportunidades. As nomeações devem ocorrer entre maio e novembro de 2025.
A carreira de Soldado 2° Classe exige nível médio de formação e oferece salário inicial de R$ 4,8 mil.
As provas do concurso PC SP para o cargo de Perito Criminal foram suspensas após decisão da 10° Vara Cível Federal de São Paulos depois da solicitação do Conselho Regional de Química (CRQ IV) por conta da restrição de exigências para se candidatar ao cargo.
O CRQ IV defende que as vagas para Perito Criminal também sejam estendidas para outros profissionais com nível superior de formação que são igualmente capacitados, como é o caso das especialidades abaixo:
O concurso PC SP ofertou 3.500 vagas para as carreiras de Investigador, Escrivão, Delegado, Perito e Médico Legista. As provas objetivas ocorreram nos dias 26 de novembro (Investigador e Escrivão) e 3 de dezembro (Delegados e Médico Legistas).
Os aprovados farão jus aos seguintes salários iniciais:
O certame é composto pelas seguintes etapas:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.