Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Policial: panorama das oportunidades! – ATUALIZADO

Concurso Policial: panorama das oportunidades! – ATUALIZADO

A carreira policial segue como a favorita da grande maioria dos concurseiros (concurso policial). A preferência se justifica pelo grande número de oportunidades, remuneração e as oportunidades de crescimento dentro da carreira.

O ano de 2022 vem trazendo grandes publicações de editais destinados a candidatos de níveis médio e superior com salários de até R$ 33 mil, mas ainda guarda importantes editais previstos e com publicação confirmada.

Nesta matéria, você terá um panorama completo das oportunidades de concurso policial para o ano de 2022 e já garanta sua preparação com material do Direção Concursos:

Editais Policial

Concurso MPU Policial

O concurso da nova carreira de policial do MPU (Ministério Público da União) poderá ser realizado em 2023. A informação foi repassada por Augusto Aras, procurador-geral da República, durante a 9ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), realizada na quinta-feira (15/12).

Concurso Policial PI

Boa notícia para os concurseiros que aguardam oportunidades na área policial! Está previsto o provimento de 4 mil vagas para os concursos PC PI e PM PI! A declaração foi dada pelo recém eleito governador do estado, Rafael Fonteles.

Concurso Policial PE

Notícias para os concurseiros que aguardam a realização do  concurso Policial PE: o edital, que irá ofertar 4.741 vagas para diversos cargos da Segurança Pública de Pernambuco, não será publicado em 2022, conforme anunciado anteriormente.

Editais Federais

Concurso Marinha – Fuzileiro

Foi publicado no Diário Oficial da União o edital do concurso Marinha para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (CP-C-FSD-FN) para as turmas I e II, com previsão de ingresso para 2024. Provas a definir.

Inscrições: 16 de janeiro a 2 de março de 2023.

Concurso PFF

Projeto de Lei de n° 1786, de 2021 que trata da regulamentação da Polícia Ferroviária Federal (concurso PFF) foi encaminhado ao Senado no último dia 12 de maio. O texto traz diversos detalhes da carreira que já existe na Constituição Federal mas ainda não é regulamentada. Caso seja aprovado, o preenchimento dos cargos da Polícia Ferroviária deverá ser feito por meio de concurso público.

Concurso PF

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, apontou que é possível acreditar em um novo concurso PF (Policial Federal) para o ano de 2024.

Editais Polícia Militar

Concurso PM AP

Já está contratada a banca organizadora do novo concurso PM AP (Polícia Militar do estado do Amapá) para a carreira de Oficial Combatente, sendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) a responsável pela realização da seleção!

Concurso PM RN

Foi publicado no Diário Oficial estadual o termo de dispensa de licitação que informa a contratação do IBFC como banca organizadora do concurso PM RN (Polícia Militar do Rio Grande do Norte). Edital será destinado ao preenchimento de oportunidades para a carreira de Praças Combatentes e Músicos.

Concurso PM MG

O novo concurso PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) está sendo aguardado pelos concurseiros com bastante expectativa e poderá ser realizado em breve! Isso porque a corporação confirmou a autorização do certame, através de suas redes sociais. De acordo com a PMMG, os editais para as carreiras de Soldado e Oficial já estão “no forno”, ou seja, em fase de preparação. A expectativa é que sejam ofertadas até 3.380 vagas.

Concurso PM DF

Foi divulgado no Diário Oficial do DF o resultado do processo de escolha da banca organizadora do concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal). Conforme indicado no documento, o certame ficará sob responsabilidade do Instituto AOCP.

Concurso PM PR – Soldado

Boas notícias para os concurseiros que aguardam uma nova oportunidade para serem aprovados no concurso PM PR (Polícia Militar do Paraná): foi realizado um pedido de autorização para a publicação de novo edital!

Concurso PM SC

Excelente notícia para os concurseiros que aguardam a realização do concurso PM SC (Polícia Militar de Santa Catarina): a banca organizadora do certame foi definida e, portanto, o edital poderá ser publicado em breve!

Concurso PM RR -Oficiais

Um novo concurso PM RR (Polícia Militar de Roraima) está previsto para ser realizado em breve. Isso porque foram designadas equipes para elaboração, acompanhamento e fiscalização do novo edital.

As Portarias que instituíram as comissões foram publicadas em Diário Oficial. A previsão é que o certame oferte vagas de nível superior para os cargos de Oficial CombatenteOficial do Quadro Médico e Quadro Complementar da corporação. Apesar da excelente notícia, o quantitativo de vagas ainda não foi divulgado.

Concurso PM PB

Em entrevista à Rádio Tabajara o subcomandante, coronel José Ronildo Souza da Silva, informou que o novo concurso PM PB (Polícia Militar da Paraíba) deverá sair nos primeiros meses de 2023.

Concurso PM PE – Soldado

Cresce a cada dia a expectativa pela realização do concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco). Isso porque, recentemente, foram solicitadas 2.500 vagas para provimento de Soldados na corporação.

Concurso PM AC – Oficial

Um novo concurso PM AC (Polícia Militar do estado do Acre) foi autorizado e pode acontecer em breve.

O documento, assinado pelo governador do estado, Gladson de Lima Cameli, prevê que a nova seleção seja destinada para os cargos de Oficial Combatente e Oficial de Saúde.

Concurso PMERJ – Soldado

Está autorizada a realização de um novo concurso PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) para o provimento de 2 mil vagas de Soldado. Documento com a liberação de novo certame foi publicado no Diário Oficial estadual da quinta-feira (29/9).

Concurso PMERJ – Saúde

Foi publicado no Diário Oficial do estado do dia 3 de agosto, o extrato de contrato entre a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Ibade, banca que ficará responsável pelo edital do concurso PMERJ Saúde.

Editais Polícia Civil

Concurso PC DF

O aguardado concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) para Agente de Custódia está “no forno” e perto de ser lançado. Informação foi passada pelo delegado geral Robson Cândido, por meio de suas mídias sociais.

Concurso PC MS

Por meio de suas mídias sociais, a comissão de aprovados do concurso PC MS (Polícia Civil do Mato Grosso do Sul) informou que o governador do estado, Reinaldo Azambuja, assinou autorização para a realização do curso de formação profissional (CFP) com 199 aprovados no certame.

Concurso PC TO

Os interessados em uma oportunidade no concurso PC TO (Polícia Civil de Tocantins) precisarão aguardar um pouco mais, já que o edital será publicado em 2023.

Concurso PC SP

Apesar de estar com edital vigente, a Polícia Civil de São Paulo (PC SP) se prepara para lançar um novo concurso em janeiro de 2023. Expectativa é de que o certame seja destinado ao preenchimento de 3.500 vagas!

Concurso PC PA

Foi confirmada a previsão de lançamento do novo concurso PC PA (Polícia Civil do Pará) em comunicado feito pela  vice-governadora do estado, Hana Ghassan.

Concurso PC AC

Em transmissão ao vivo, o governador do estado do Acre, Gladson Cameli, anunciou a realização de um novo concurso público para a Polícia Civil do Acre (concurso PC AC).

Concurso PC SC

concurso PC SC (Polícia Civil de Santa Catarina) está cada dia mais próximo de ser realizado! Isso porque foi instituída a comissão que ficará responsável pelo planejamento do novo edital, que deverá ser publicado ainda em 2022.

Concurso PC SC – Agente

Foi anunciada a realização de um novo concurso PC SC (Polícia Civil de Santa Catarina), dessa vez para os cargos de Agente e Escrivão de Polícia!

Concurso PC PE

Ótima notícia para os interessados em ingressar no serviço público por meio do concurso PC PE (Polícia Civil de Pernambuco): um novo edital foi autorizado.

De acordo com informações do governador do estado, Paulo Câmara, por meio de suas redes sociais, foram autorizadas 1.597 vagas para a corporação.

Concurso PC PI

A minuta de edital do novo concurso PC PI (Polícia Civil do Piauí) está pronta e o certame deverá ser lançado em 2023! A informação foi repassada pelo delegado-geral, Lucy Keiko, ao portal Cidade Verde.

Concurso PC RS

Um novo concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul) pode acontecer em 2022! A diretora do órgão, delegada Nadini Tagliari Farias Anflor, comentou sobre a expectativa de realização de um novo edital ainda neste ano.

Concurso PC MG

Novidades para os concurseiros de Minas Gerais que desejam ser aprovados no Concurso Policial MG: dois editais serão publicados, em breve, para recomposição no Quadro das polícias civil e militar.

De acordo com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o certame para provimento de vagas na Polícia Militar será realizado em breve. Além disso, o novo concurso Polícia Civil também já está agendado e terá seu edital publicado em 2023. O anúncio foi feito durante entrevista na sexta-feira, 2 de setembro.

Editais Penal e Socioeducativo

Concurso Policial Penal SP

Foi formada a comissão para o novo concurso Polícia Penal SP! Serão oferecidas 1.100 vagas para Agente de Segurança Penitenciária.

Concurso Policial Penal PE

Boas notícias para os concurseiros que aguardam a realização do concurso Polícia Penal CE (Polícia Penal do Ceará): o certame consta no orçamento de 2023! A expectativa é que o certame ofereça, aproximadamente, 600 oportunidades para novos policiais penais. Além disso, existem indicações recentes de que a banca Idecan seria a favorita para organizar o concurso.

Concurso Polícia Penal AC

O governador do Acre, Gladson Cameli, informou em entrevista que o estado vai lançar, em breve, um novo concurso Polícia Penal AC para o provimento de 260 vagas.

Concurso Polícia Penal GO

Excelente notícia para os concurseiros que aguardam a realização do novo concurso Polícia Penal GO: a comissão de planejamento da seleção já está formada!

Concurso Polícia Penal RN

O concurso Agepen RN tornou público o edital de remoção interna dos seus servidores. Muitas vezes, isso é o indício de estudos visando novas contratações.

O último concurso Agepen RN teve edital publicado em 2017, organizado pela banca IDECAN e com a oferta de 571 vagas no cargo de agente penitenciário.

Concurso Polícia Penal BA

Mais um concurso para a área policial pode ser realizado neste ano no estado da Bahia. Isso porque foi publicado a Lei Orçamentária Anual e o documento prevê a um novo edital do concurso Polícia Penal BA, com a oferta de 170 vagas.

Saiba mais!

Concurso Polícia Penal PB

O secretário da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), coronel Sérgio Fonseca, afirmou que um novo edital para um concurso Polícia Penal PB está sendo estudado.

Concurso Fasepa

Foi publicado no Diário Oficial estadual o termo de contrato que confirmou o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (CETAP) como banca organizadora do novo concurso Fasepa (Fundação de Atendimento Socioeducativo).

Concurso CASE GO

Estudos para a realização de concurso Case Go (Centro de Atendimento Socioeducativo – Case) foram autorizados. O órgão está ligado a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) do estado e atua diretamente com menores infratores.

A informação foi divulgada no Diário Oficial goiano e considera o Termo de Ajustamento de Conduta PGJ n.º 001/2012, feito entre o Ministério Público do Estado de Goiás e o governo estadual a fim de melhorar o funcionamento das unidades do sistema socioeducativo.

Concurso Sejus ES

Conforme antecipado pelo Direção Concursos, a banca IBADE deve ser oficializada como a organizadora do concurso Sejus ES (Secretaria de Estado de Justiça), em breve!

Editais Bombeiro

Concurso Bombeiro SC

Foi publicado o edital do concurso Bombeiros SC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), para ingresso no Curso de Formação de Praças, com oferta de 250 vagas! As provas estão previstas no dia 5 de fevereiro de 2023.

Inscrições até o dia 5 de janeiro de 2023.

Concurso Bombeiros TO

Foi publicado o edital do concurso Bombeiros TO, ofertando 110 vagas de níveis médio e superior, com salários de até R$ 9,8 mil! As provas estão marcadas para o dia 12 de março de 2023.

Inscrições entre os dias 21 de dezembro e 19 de janeiro de 2023.

Concurso Bombeiros AP

Novidades para os concurseiros que aguardam a realização do concurso Bombeiros AP (Corpo de Bombeiros do Amapá) para o cargo de Oficial Combatente: a banca organizadora do certame já está contratada, sendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) a responsável pela realização da seleção!

Concurso CBMERJ

concurso CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) está a cada dia mais próximo de ser realizado. A banca responsável pela organização do certame já foi definida, sendo o próximo passo, a publicação do edital!

Concurso Bombeiro RJ – Soldado

Cresce a expectativa para realização do novo concurso Bombeiros RJ, após a publicação do extrato de contrato com a banca organizadora. O documento foi disponibilizado no Diário Oficial do estado e o edital passa a ser iminente.

Concurso Bombeiro DF

De acordo com o comandante, estudos demonstram que o período entre editais do concurso Bombeiros DF (modelo aplicado atualmente) é longo, o que inviabiliza um novo concurso por quatro anos. A ideia é reduzir o prazo entre os certames, possibilitando o reforço do efetivo.

Concurso Bombeiro PI

O próximo concurso Bombeiros PI (Corpo de Bombeiros do estado do Piauí) vai ser lançado para provimento de 100 vagas imediatas e mais oportunidades de cadastro de reserva, para cargo de soldado.

Concurso Bombeiro SP

O governo do estado de São Paulo autorizou a realização de concurso Bombeiros SP, para a contratação temporária de guarda-vidas, que atuarão no reforço da segurança nas praias durante o verão. Dessa forma, o edital poderá ser publicado em breve.

Concurso Bombeiro PE

Um novo concurso Bombeiros PE (Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco) está sendo aguardado e já foi autorizado. O anúncio foi realizado pelo governador do estado, Paulo Câmara, por meio das suas redes sociais. De acordo com o gestor, estão autorizadas 400 vagas, que serão destinadas para a carreira de Praças.

Editais Policiais Administrativos

Concurso SSP PI

Foi formada a comissão organizadora do projeto do próximo concurso público da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (concurso SSP PI).

Clique aqui para mais informações!

Editais Perícia

Concurso IGP RS

Foi publicada no Diário Oficial estadual, a portaria que institui a comissão do novo concurso IGP RS (Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul).

Concurso Perícia SE

Boa notícia para os concurseiros interessados no concurso Perícia SE: a banca já foi definida e, portanto, a publicação do edital poderá acontecer em breve!

De acordo com informações obtidas pelo Direção Concursos, a banca responsável pela organização do certame será o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistencial Nacional).

Editais Polícia Científica e Técnica

Concurso Polícia Científica GO

concurso Polícia Científica GO já passa por movimentações e poderá ter seu edital publicado em breve!

A equipe de jornalismo do Direção Concursos obteve acesso exclusivo ao projeto básico do concurso Polícia Científica GO. De acordo com o documento, o Iades tem preferência como banca organizadora do certame.

Concurso Polícia Científica PR

Boa notícia para os concurseiros que aguardam a realização do concurso Polícia Científica PR: a banca foi definida e, portanto, a publicação do edital poderá acontecer em breve. O Instituto AOCP foi o escolhido como responsável do certame.

Concurso Politec PE

Um novo edital para o concurso Politec PE (Polícia Científica de Pernambuco) foi autorizado e poderá ser publicado em breve! O anúncio foi feito pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, na última quinta-feira, 8 de setembro, através de seus redes sociais. A expectativa é que o certame oferte 164 vagas.

Editais Detran

Concurso Detran RN

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) suspenderam a greve após a governadora do estado, Fátima Bezerra, informar que realizará novo concurso público para o órgão.

Concurso Detran PB

O superintendente do Detran da Paraíba, Isaías Gualberto, anunciou que o próximo concurso Detran PB deverá ocorrer em breve, durante entrevista no dia 7 de abril.

Concurso Detran PI

O primeiro concurso  Detran PI (Departamento Estadual de Trânsito do Piauí) poderá acontecer em breve!

O anúncio foi feito pela nova diretora-geral do órgão, Luana Barradas. De acordo com a diretora, entre as propostas, estão a informatização e qualificação dos servidores, além da publicação do edital para recomposição do quadro de pessoal.

Editais Guarda Municipal

Concurso Guarda Municipal de Palmas (TO)

Saiu o edital do concurso Guarda de Palmas (TO)! São ofertadas 100 oportunidades para a carreira de Guarda Metropolitano (cargo que exige o nível médio de formação). Provas: 2 de abril de 2023.

Inscrições abertas até o dia 2 de fevereiro de 2023.

Concurso Guarda Americana (SP)

 Um próximo concurso Guarda Americana (SP) foi anunciado ainda para o ano de 2022, segundo o prefeito da cidade. A expectativa é que sejam oferecidas 39 oportunidades imediatas, além de oportunidades em cadastro de reserva.

Concurso Guarda Municipal João Pessoa (PB)

Mais uma oportunidade de concurso PB foi anunciada. Dessa vez as vagas serão para a Guarda Municipal de João Pessoa. A novidade foi revelada pelo vice-prefeito da capital, Léo Bezerra. A expectativa é que nos próximos dias o próprio prefeito Cícero Lucena anuncie o certame. O objetivo do concurso é fortalecer a segurança pública na cidade.

Concurso Guarda Municipal de Guanambi (BA)

A Prefeitura de Guanambi, na Bahia, anunciou a criação da Guarda Municipal armada com a previsão de 100 vagas a serem preenchidas por meio de concurso público (concurso Guarda Municipal de Guanambi).

De acordo com o PL, as 100 vagas serão divididas da seguinte forma: 80 vagas para Guarda Municipal e 20 vagas para Agente de Trânsito. De acordo com informações da Agência Sertão, o edital deve sair entre janeiro e fevereiro de 2022.

Concurso Guarda Municipal de Fortaleza (CE)

Está formada a comissão de planejamento para tratar do novo concurso Guarda Municipal de Fortaleza! De acordo com anúncio feito pelo prefeito José Sarto (PDT), recentemente, serão ofertadas 1.000 vagas para novos guardas municipais. Entretanto, o número de vagas destinadas ao sexo masculino e ao feminino ainda não foi revelado.

Guarda Municipal São José dos Campos (SP)

O secretário de segurança do município de São José dos Campos, Bruno Santos, anunciou um novo concurso Guarda Municipal com previsão para o primeiro semestre de 2023. A Informação foi anunciada durante entrevista ao portal de notícias CBN Vale.

Guarda Municipal de Manaus (AM)

Foi sancionado e publicado o Estatuto da Guarda Municipal de Manaus que traz, entre outras informações, detalhes sobre concurso público (concurso Guarda Municipal de Manaus), requisitos e atribuições da carreira.

Guarda de Maceió (AL)

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, autorizou um novo edital de concurso público para a Guarda de Maceió (AL). Com isto, o certame pode ter edital publicado em breve. O último concurso foi realizado há 20 anos e exigiu, na época, o primeiro grau completo e conhecimento específico ou experiência mínima de seis meses.

  • Situação: autorizado
  • Vagas: a definir
  • Cargo: guarda municipal
  • Escolaridade: nível médio
  • Salários: até R$ 7 mil

Guarda Municipal de Olinda (PE)

A Prefeitura de Olinda, em Pernambuco, autorizou a realização de um novo concurso público para o cargo de Guarda Municipal (concurso Guarda Municipal Olinda). O anúncio foi feito pelo próprio prefeito da cidade, Professor Lupércio.

Concurso Guarda Boa Vista (RR)

Foi definida a banca organizadora do concurso Guarda de Boa Vista (RR) e, dessa forma, a publicação do edital está cada dia mais próxima! O Cebraspe será o responsável.

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

notícias concurso depen

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.