Maurício Miranda Sá • 30/06/2021
O Supremo Tribunal Federal (STF) julga, neste dia 30 de junho, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4814) que tem pedido de medida cautelar, proposta pelo Conselho Federal da OAB, questionando as Leis 16.390/2010 e 16792/2011, ambas do Estado do Paraná (concurso PR), as quais mudam as regras dos cargos no Poder Legislativo.
Segundo as diretrizes das normas supracitadas, cargos de provimento efetivo na Assembleia Legislativa, que seriam providos através de concurso público, seriam extintos ou transformados em cargos em comissão, que são de livre nomeação e exoneração.
Nos autos, a OAB contesta as leis, visto que essas instauram “desproporcional e irrazoável quantitativo de cargos comissionados, especialmente se comparado à quantidade de cargos efetivos realmente providos na mencionada Casa Legislativa”.
Explica, também, que nos cargos em comissão criados predominam funções que, de fato, deveriam ser preenchidas por concurso (concurso PR) em razão de essa natureza estar ligada à atividade legislativa em si.
O pedido feito ao Supremo está abalisado no seguinte: primeiro a suspensão liminar da eficácia das leis contestadas e, ao final, a procedência do pedido para que seja declarada a inconstitucionalidade das Leis paranaenses 16.390/2010 e 16.792/2011.
Por fim, o Conselho da OAB solicita a substituição dos servidores comissionados por servidores concursados no prazo de 12 meses a contar da data de julgamento da ADI.
O relator do processo, que está na pauta de julgamento desta quarta-feira (30), é o ministro Marco Aurélio.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Não há previsão, pelo menos a curto/ médio prazo, de novo concurso PR para provimento de cargos na Assembleia Legislativa. Veja, porém, outras opções nesta área:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre a carreira legislativa? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área legislativa. Clique aqui e participe!
Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.