Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso PRF: AGU se manifesta sobre pedido de adiamento

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
03/05/2021, às 16:14 • 2 semanas atrás

O pedido de adiamento das provas objetivas do concurso PRF, solicitado no último dia 30 de abril por meio de ação popular encaminhada ao Tribunal de Justiça, obteve resposta da AGU nesta segunda-feira (3/5).

De acordo com a ação popular, a realização das provas objetivas na data do dia 9 de maio fere a moralidade administrativa e lesa o patrimônio público.

No entanto, a AGU contrariou tal afirmação indicando que o autor da ação busca uma “tutela preventiva em prol da saúde pública e do interesse dos candidatos” e, por isso, não caberia uma medida liminar, veja:

Concurso PRF pedido de adiamento
Concurso PRF pedido de adiamento
Concurso PRF pedido de adiamento
Concurso PRF pedido de adiamento

Conforme a decisão, o pedido de adiamento deverá ser reencaminhado à 12ª Vara da SJSP ou extinto.

*A equipe de jornalismo do Direção Concursos está acompanhando o andamento do processo, assim como já solicitou o posicionamento oficial da PRF sobre o assunto.

Concurso PRF: entenda a ação que solicita o adiamento

A ação tem como base os dados de infecção por Covid-19 e afirma que tanto a publicação do edital, quanto a remarcação das provas objetivas, ocorreram no auge da pandemia no país.

“O fato de o Diretor do órgão ter prorrogado a realização do certame, para uma data futura ainda dentro da pandemia, não minimiza ou exclui sua conduta ilegal por coagir os candidatos inscritos a se envolverem em um evento pelo país afora que promove a aglomeração de pessoas”.

Veja alguns dos trechos da ação que solicita o adiamento nas imagens abaixo:

Concurso PRF pedido de adiamento
Concurso PRF pedido de adiamento
Concurso PRF pedido de adiamento
Concurso PRF pedido de adiamento
Concurso PRF pedido de adiamento
Concurso PRF pedido de adiamento

Até o momento, a Polícia Rodoviária Federal, assim como a empresa Cebraspe, não se posicionaram a respeito da solicitação e a convocação dos fiscais e demais responsáveis pela aplicação das provas segue o cronograma previsto.

Importante destacar que diversos estados já se demonstraram favoráveis à realização da avaliação no próximo dia 9 de maio de 2021.

A exemplo disso, o governo do estado do Rio Grande do Norte e do Ceará já “afrouxaram” as regras que distanciamento e realização de eventos coletivos.

A equipe de jornalismo do Direção Concursos entrou em contato com fontes que estarão trabalhando na coordenação da aplicação das provas do concurso PRF e foi informada de que a realização do certame segue confirmada.

Veja todos os detalhes do concurso PRF aqui!

Resumo do concurso PRF

  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 1.500 (+ 500 excedentes em 2022)
  • Cargos: Policial Rodoviário Federal
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários: iniciais de R$ 9.899,88
  • Inscrições: ENCERRADAS
  • Taxa de inscrição: R$ 180
  • Data da prova: 9 de maio
  • Link do edital

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

Agora você também vai poder aproveitar o Instagram para ficar ainda mais informado sobre todos os concursos voltados para a carreira policial. Basta seguir o perfil do Direção Policial e ativar as notificações: clique aqui e confira!

concurso prf edital prf prf prf concurso 2021 provas prf

Letícia Teixeira

Jornalista e subcoordenadora de jornalismo do Direção Concursos. Especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.