Está publicado o edital do concurso público da Prefeitura Municipal de Guidoval (MG)! O certame oferece 107 vagas para diversos níveis de escolaridade. O salário inicial é de até R$ 4,5 mil e a carga horária varia entre 20, 30 e 40 horas.Em síntese, as principais informações são:Banca: IBDO ProjetosVagas: 107Cargo: diversosEscolaridade: fundamental incompleto, fundamental, médio e superiorSalário: até R$ 4,5 milInscrições: 22/10 a 20/11Taxa: R$ 60, R$ 80 e R$ 100Provas: 21 de dezembor de 2025EditalConfira, a seguir, todos os detalhes desta oportunidade!Navegue pelo índiceCargos e vagasRequisitos do editalSalários do editalConteúdo programáticoGaranta sua aprovação!O Direção Concursos já aprovou candidatos nos concursos mais disputados do Brasil. Não fique de fora e comece agora a trilhar seu caminho rumo à aprovação! Conquiste a sua vagaCargos e vagasO concurso oferece vagas para diversos cargos no Poder Executivo do Município de Guidoval. Há reserva de 5% para PcD (PNE) por cargo, com arredondamento para o inteiro subsequente quando houver fração, conforme o edital. O resto das vagas são disputadas em ampla concorrência (AC).Confira distribuição:Nível Fundamental IncompletoAuxiliar de Serviços Gerais — 40h: 28 AC + 2 PNENível Fundamental CompletoMotorista — 40h: 5 AC + 1 PNEOperador de Máquina Pesada — 40h: 3 ACNível Médio CompletoAssistente Administrativo — 40h: 7 AC + 1 PNEAuxiliar Odontológico — 40h: 2 ACNível Médio + Curso TécnicoFiscal Municipal — 40h: 2 ACTécnico em Enfermagem — 40h: 7 AC + 1 PNENível Superior CompletoAssistente Social — 30h: 1 ACContador — 40h: 1 ACDentista — 30h: 1 ACEducador Físico — 40h: 1 ACEspecialista da Educação — 30h: 2 ACFisioterapeuta — 30h: 2 ACFonoaudiólogo — 30h: 1 ACMonitor Educação Infantil — 30h: 9 AC + 1 PNENutricionista — 30h: 2 ACProfessor de Educação Básica — 20h: 19 AC + 1 PNEProfessor de Educação Física — 20h: 2 ACPsicólogo — 40h: 4 ACTerapeuta Ocupacional — 40h: 1 ACRequisitos do editalOs requisitos variam conforme o cargo pretendido. Confira os principais:Nacionalidade brasileira (ou portuguesa, em regime de igualdade); idade mínima de 18 anos; gozo dos direitos políticos; quitação com as obrigações eleitorais e militares (quando cabível).Boa saúde física e mental e ausência de antecedentes criminais impeditivos.Escolaridade/habilitação compatível com o cargo e, quando exigido, comprovação de habilitação profissional/técnica.Salários do editalOs salários variam entre R$ 1.518,00 e R$ 4.500,00, de acordo com o cargo e a carga horária semanal. Confira:Auxiliar de Serviços Gerais: R$ 1.518,00Motorista: R$ 2.400,00Operador de Máquina Pesada: R$ 2.600,00Assistente Administrativo / Fiscal Municipal: R$ 2.200,00Auxiliar Odontológico: R$ 1.750,00Técnico em Enfermagem (40h): R$ 2.100,00Assistente Social / Nutricionista: R$ 3.000,00Contador: R$ 4.500,00Dentista: R$ 2.750,00Educador Físico / Psicólogo / Terapeuta Ocupacional: R$ 3.670,00Especialista da Educação: R$ 3.811,46Fisioterapeuta: R$ 2.700,00Fonoaudiólogo: R$ 3.200,00Monitor Educação Infantil: R$ 1.800,00Professor de Educação Básica / Professor de Educação Física: R$ 2.433,89Os benefícios incluem estabilidade, férias remuneradas e 13º salário, além de carga horária compatível com cada função, variando entre 20 a 40 horas semanais.Inscrições do editalAs inscrições para o concurso da Prefeitura de Guidoval, em Minas Gerais, estarão abertas de 22 de outubro a 20 de novembro de 2025, no site da IBDO Projetos.Para quem não tem acesso à internet, haverá um computador disponível na sede da prefeitura durante o período de inscrições, situada na Praça Santo Antônio, 71 – Centro, Guidoval-MG. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 12h30 às 16h.As taxas de inscrição variam conforme o cargo:R$ 60,00 para nível fundamentalR$ 80,00 para nível médio e técnicoR$ 100,00 para nível superiorEtapas e provas do editalO concurso terá três etapas.Prova objetiva — (todos os cargos) 21/12/2025 em Guidoval; 3h de duração; eliminatória e classificatória.Fundamental (inc./comp.): 20 questões (10 Língua Portuguesa + 10 Matemática) — 3 pts cada (60 pts).Médio e Superior: 30 questões (10 Língua Portuguesa + 10 Legislação + 10 Conhecimentos Específicos) — 2 pts (LP/Leg.) e 4 pts (Específicos) (80 pts).Aprovação: mínimo 50% da pontuação total.Cronograma: gabarito provisório 22/12/2025; recursos 23 a 25/12/2025; gabarito final 05/01/2026; resultado preliminar 05/01/2026; recursos 06 a 08/01/2026; julgamentos 12/01/2026.Prova de títulos — classificatória (para cargos de nível superior e magistério listados no edital).Pontuação: até 10 pts (Esp.: 2; Mestrado: 3; Doutorado: 5 – limites por título).Envio on-line: 13 a 15/01/2026; resultado preliminar 19/01/2026; recursos 20 a 22/01/2026; julgamentos 23/01/2026.Prova prática — eliminatória (somente para Operador de Máquina Pesada).Convocação: 12/01/2026 — até os 15 primeiros (empatados na 15ª posição também).Data: 18/01/2026; 100 pts; APTO com ≥ 70 pts; critérios: checagem, conhecimento, condução e estacionamento do equipamento.Resultado preliminar: 19/01/2026; recursos 20 a 22/01/2026; julgamentos 23/01/2026.Requisito: apresentar CNH “C” ou superior (original e cópia).A prova objetiva está marcada para 21 de dezembro de 2025, com divulgação do local e horário no dia 16 de dezembro. Os gabaritos preliminares serão publicados em 22 de dezembro, e o resultado final está previsto para 5 de janeiro de 2026.Conteúdo programáticoO conteúdo programático varia de acordo com o nível de escolaridade e o cargo. Confira:1. Cargos de Ensino Fundamental Incompleto (até 5º ano): Auxiliar de Serviços GeraisLíngua Portuguesa:Interpretação de TextoAlfabetoSílabaGrafia correta das palavrasSeparação de SílabasFeminino e MasculinoSílabas Tônicas, Oxítonas, Paroxítonas e ProparoxítonasSubstantivo, ColetivoAcentuaçãoSinônimos e AntônimosEncontro Vocálico e Encontro ConsonantalDígrafoPontuaçãoFrase, Tipos de FraseSingular e PluralArtigoSubstantivo Próprio e ComumGênero, Número e Grau do SubstantivoAdjetivoPronomesVerbos, Tempos do VerboFrase e OraçãoSujeitoPredicadoAdvérbioInterjeiçãoOnomatopeiaUso dos porquêsMatemática:Números naturais, números inteiros, números racionais: quatro operações fundamentais (adição, subtração, divisão e multiplicação) em problemas envolvendo situações da vida práticaRegra de três simplesPorcentagemGrandezas proporcionais2. Cargos de Ensino Fundamental Completo: Motorista – 40 horas e Operador de Máquina PesadaLíngua Portuguesa:Compreensão de textoReescrita de passagens do textoOrtografia: emprego de letras, divisão silábica, acentuaçãoClasses das palavras e suas flexõesVerbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbaisConcordâncias: nominal e verbalRegências: nominal e verbalColocação dos pronomesEmprego dos sinais de pontuaçãoSemântica: sinonímia, antonímia, homonímiaColetivosProcessos sintáticos: subordinação e coordenaçãoPontuaçãoMatemática:Sistema de numeraçãoConjuntos numéricos: números naturais, inteiros e racionaisNúmeros racionais: frações, representação decimal de um racionalNúmeros reais: adição, subtração, multiplicação, divisãoPorcentagemRegra de três simplesGráficos e tabelas (tratamento de informações)Medidas de comprimentoProblemasLocalizar objetos em representações do espaçoIdentificar figuras geométricas e suas propriedadesReconhecer transformações no planoAplicar relações e propriedadesUtilizar sistemas de medidasMedir grandezasEstimar e comparar grandezasConhecer e utilizar númerosRealizar e aplicar operaçõesLer, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos3. Cargos de Ensino Médio Completo: Assistente Administrativo, Auxiliar Odontológico, Fiscal Municipal e Técnico em Enfermagem (40 horas)Língua Portuguesa:Leitura e interpretação de textoVariações linguísticasFunções da linguagemTipos e gêneros de textoCoesão e coerência textuaisIntertextualidadeOrtografia (atualizada conforme as regras do novo Acordo Ortográfico): emprego de letras; uso de maiúsculas e minúsculas; acentuação tônica e gráfica; pontuaçãoFonologia/fonética: letra/fonema; encontros vocálicos, consonantais e dígrafosMorfologia: elementos mórficos e processos de formação de palavras; classes de palavrasSintaxe: termos das orações; orações coordenadas e subordinadas; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crasePontuaçãoSemântica: denotação, conotação; sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia; polissemia e ambiguidadeFiguras de linguagemLegislação:Estatuto dos Servidores Públicos do Município de GuidovalLei Orgânica do Município de GuidovalConhecimentos Específicos (variam por cargo):Assistente Administrativo:Noções de Direito Constitucional: Princípios fundamentais da Constituição da República. Direitos e garantias fundamentais. Organização do Estado – da administração pública. Organização dos poderes – do poder legislativo e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Tributação e do Orçamento – das finanças públicas.Noções de Direito Administrativo: Princípios administrativos. Administração pública – administração direta e indireta e modalidades de entidades administrativas. Licitações e contratos da Administração Pública (Lei 8.666/93).Conhecimentos sobre princípios básicos de informática, incluindo hardware, impressoras, scanners e multifuncionais.Conhecimento básico sobre Segurança da Informação.Sistemas Operacionais Microsoft, Windows.Aplicativos do Microsoft Office.Navegador Internet Explorer e Google Chrome.Ética profissional.Auxiliar Odontológico:Amálgama, Resina Composta (Tipo Adaptic), Resina Fotopolimerizável, Curativo, Forramento, Profilaxia e aplicação Tópica de Flúor, Exodontia (instrumental e material necessário).Esterilização: meios, material utilizado, aparelhos utilizados.Planejamento em saúde bucal; epidemiologia; educação para a saúde; métodos de utilização do flúor tópico e sistêmico; dieta, nutrição e cárie dentária.Revelação de Radiografias: material utilizado, revelação, fixação, secagem.Indumentária Completa.Higiene dentária.Odontologia social: processo Saúde/Doença. Epidemiologia em Saúde Bucal. Políticas de Saúde. Organização e planejamento dos serviços de saúde.Fundamentos de Enfermagem: Medidas de biossegurança em odontologia. Primeiros socorros.Anatomia bucal e dental.Conhecimentos sobre princípios básicos de informática, incluindo hardware, impressoras, scanners e multifuncionais.Conhecimento básico sobre Segurança da Informação.Sistemas Operacionais Microsoft, Windows.Aplicativos do Microsoft Office.Navegador Internet Explorer e Google Chrome.Ética profissional.Fiscal Municipal:Noções de Direito Constitucional: Princípios fundamentais da Constituição da República. Direitos e garantias fundamentais. Organização do Estado – da administração pública. Organização dos poderes – do poder legislativo e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Tributação e do Orçamento – das finanças públicas.Noções de Direito Administrativo: Princípios administrativos. Administração pública – administração direta e indireta e modalidades de entidades administrativas. Formação do ato administrativo: elementos; procedimento administrativo. Validade, eficácia e autoexecutoriedade do ato administrativo. Atos administrativos simples, complexos e compostos. Atos administrativos unilaterais, bilaterais e multilaterais. Atos administrativos gerais e individuais. Atos administrativos vinculados e discricionários.Agentes públicos: servidor público e funcionário público; natureza jurídica da relação de emprego público; preceitos constitucionais. Servidores públicos. Direitos, deveres e responsabilidades dos servidores públicos civis. Improbidade administrativa. Formas de provimento e vacância dos cargos públicos.Classificações dos Bens Públicos.Conhecimentos sobre princípios básicos de informática, incluindo hardware, impressoras, scanners e multifuncionais.Conhecimento básico sobre Segurança da Informação.Sistemas Operacionais Microsoft, Windows.Aplicativos do Microsoft Office.Navegador Internet Explorer e Google Chrome.Ética profissional.Código Tributário do Município de Alpinópolis-MG (disponível em https://alpinopolis.mg.gov.br/codigo-tributario-municipal).Técnico em Enfermagem (40 horas):Noções de epidemiologia, cadeia epidemiológica, vigilância epidemiológica, indicadores de saúde, atenção primária em saúde.Assistência de enfermagem na prevenção e controle de doenças infecto-parasitárias, crônico-degenerativas e processo de reabilitação.Programa Nacional de Imunização.Programa de Assistência à Saúde da Mulher, Criança e do Trabalhador.Ética e legislação profissional.Noções de Farmacologia.Admissão, alta, óbito.Assistência de enfermagem ao exame físico. Enfermagem nos exames complementares.Fundamentos de Enfermagem: Preparo, encaminhamento, posicionamento e mobilização de pacientes para a realização de exames, cirurgias e outros procedimentos. Verificação de sinais vitais, balanço hídrico, altura e peso corporal. Cálculo e administração de medicamentos. Necessidades nutricionais. Realização de cuidados gerais básicos nos pacientes (higiene corporal, alimentação, mudanças de decúbito, curativos simples, retirada de pontos, bandagens, transporte de pacientes em macas e cadeiras de rodas, lavagem intestinal). Realização de cuidados específicos (instalação de nebulizador e cateter de oxigênio, aplicação de gelo e calor, lavagem gástrica, clister). Registro de enfermagem. Coleta de amostras para exame laboratorial.SUS: Legislação básica do SUS 8080/90 e 8142/90. NOAS – Norma Operacional de Assistência à Saúde. Política Nacional de Saúde do Idoso (Portaria 1395/MG-10/12/99. Política de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (Portaria 1060 GM/05/07/02). Programas: Saúde da Família, saúde da mulher, saúde da criança, saúde bucal, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, saúde mental (Portaria GM 399/2006).4. Cargos de Ensino Superior Completo: Assistente Social, Contador, Dentista, Educador Físico, Especialista da Educação, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Monitor Educação Infantil, Nutricionista, Professor de Educação Básica, Professor de Educação Física, Psicólogo e Terapeuta OcupacionalLíngua Portuguesa:Compreensão, interpretação e reescritura de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas.A Comunicação: linguagem, texto e discurso; o texto, contexto e a construção dos sentidos; Coesão e coerência textuais; Intertextualidade.Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica.Classes de palavras e suas flexões.Processo de formação de palavras.Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais.Concordâncias nominal e verbal.Regências nominal e verbal.Emprego do acento indicativo da crase.Colocação dos pronomes.Emprego dos sinais de pontuação.Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem.Coletivos.Funções sintáticas de termos e de orações.Processos sintáticos: subordinação e coordenação.Legislação:Estatuto dos Servidores Públicos do Município de GuidovalLei Orgânica do Município de GuidovalConhecimentos Específicos (variam por cargo):Assistente Social:O papel do Assistente Social. A prática do Serviço Social: referência teórica e prática.O Serviço Social e interdisciplinaridade.Políticas de gestão de Assistência Social: planejamento, plano, programa, projetos, trabalho com comunidades, atendimento familiar e individual.Instrumental Técnico do Assistente Social (entrevistas individuais, abordagens em grupos, relatórios sociais, laudos técnicos e parecer técnico-social, visitas domiciliares, etc.).O Serviço Social junto ao Conselho Tutelar e instituições de ensino.Gestão social das Políticas Públicas: elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de programas e projetos sociais.A importância da pesquisa no processo de intervenção do Serviço Social.Conselhos e Conferências.Sistema Único de Saúde (SUS).Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).Sistema Único de Assistência Social (SUAS).Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).A Política Nacional do Idoso – Lei Federal nº 10.741 de 01/10/2003 – Estatuto do Idoso.Políticas Públicas de Assistência Social.Lei Federal nº 8.662 de 7 de junho de 1993, e suas respectivas alterações.A Ética aplicada à ação profissional na política de Saúde.Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social.Contador:Processo de planejamento-orçamento: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual.Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: da fiscalização contábil, financeira e orçamentária (art. 70 ao 75), das finanças públicas (art. 163 ao 169).Lei de responsabilidade fiscal: Lei complementar nº 101/00.Licitações: conceituação, modalidades, dispensa e inexigibilidade, de acordo com Lei nº. 14.133/21 e suas alterações.Contabilidade aplicada ao setor público: conceito e campo de atuação. Princípios de contabilidade.Controle e variações do patrimônio público.Contabilização de atos e fatos contábeis.Receitas e despesas públicas: execução orçamentária e financeira.Ingressos e dispêndios extraorçamentários.Estrutura e análise dos balanços e demonstrações contábeis.Suprimento de fundos.Despesas de exercícios anteriores. Restos a pagar. Dívida ativa.Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público.Lei Federal nº 4.320/64 e alterações posteriores.Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) – Estrutura Conceitual.Ativo, passivo e patrimônio líquido: classificação das contas, subgrupos de contas, reconhecimento, critérios de avaliação.Conhecimentos sobre princípios básicos de informática, incluindo hardware, impressoras, scanners e multifuncionais.Conhecimento básico sobre Segurança da Informação.Sistemas Operacionais Microsoft, Windows.Aplicativos do Microsoft Office.Navegador Internet Explorer e Google Chrome.Ética profissional.Dentista:Medicina oral; odontologia hospitalar, história médica e odontológica, exames gerais e específicos.Odontologia social: caracterização, hierarquização, métodos de prevenção, tratamentos dos principais problemas, índices.Farmacologia e terapêutica: mecanismos básicos de ação das drogas; efeitos sobre o sistema nervoso; psicofarmacologia.Anestesiologia: dor, sedação, anestesia local e geral.Procedimentos odontológicos: preparos cavitários.Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.Periodontia.Radiologia.Endodontia.Prótese.Oclusão.Princípios básicos de implantodontia.Prevenção da cárie dentária e das periodontopatias.Odontopediatria e ortodontia preventiva na clínica odontológica.Ortodontia.Microbiologia e patologia oral: principais manifestações.Dentística.Halitose.Controle de infecções e a prática odontológica em tempos de AIDS.Interações medicamentosas. Uso na clínica odontológica.Organização do ambiente de trabalho.Equipamentos e Instrumentais: nomenclatura, utilização, cuidados.Conservação e Manutenção de equipamentos odontológicos.Materiais odontológicos: nomenclatura, utilização, manipulação, armazenamento e controle de estoque.Ética em Odontologia, saúde coletiva e educação permanente em odontologia.Educador Físico:Métodos e técnicas da Educação Física. Didática específica da Educação Física.Educação Física e Aprendizagem social.Abordagens pedagógicas da Educação Física escolar.Objetivos e conteúdo da Educação Física escolar.Fases do desenvolvimento Humano.Psicomotricidade.Aprendizagem motora.Proposições Metodológicas da Educação Física.Organização desportiva: torneios, campeonatos, competições.Didática e Prática de Ensino específica da disciplina.Educação para o lazer.Organização de Eventos Esportivos e Culturais.Aprendizagem e Desenvolvimento Motor; Lazer e Educação; Fisiologia do Exercício.Código de Ética dos Profissionais de Educação Física.Conhecimentos sobre a legislação nacional em vigor relacionada à educação.Educação Inclusiva. EJA.Direitos e Deveres da criança e do adolescente.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96 atualizada.Leis que alteram a LDB 9394/96 atualizadas.Lei 8069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente atualizado.Leis que alteram a Lei 8069/1990 atualizadas.Pareceres do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica – CNE/CEB.Decretos, Leis e Resoluções que tratam de Educação Especial e Inclusão.BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Introdução).Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.Ética profissional.Especialista da Educação:História da Educação e da Pedagogia.Tendências Pedagógicas: Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação.O papel do supervisor na escola: conceituação e evolução histórica; características e tipos; princípios e objetivos.Funções do supervisor.Supervisão Escolar. Administração Escolar.O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar.Fundamentos Teóricos da Educação: Perspectiva Histórica da Educação.Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem.Currículo. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.Interdisciplinaridade.Letramento no cotidiano escolar.Instrumentos Pedagógicos do Ensino e da Aprendizagem: Projeto Político Pedagógico.Educação Inclusiva. EJA.Direitos e Deveres da criança e do adolescente.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96 atualizada.Leis que alteram a LDB 9394/96 atualizadas.Lei 8069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente atualizado.Leis que alteram a Lei 8069/1990 atualizadas.Pareceres do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica – CNE/CEB.Decretos, Leis e Resoluções que tratam de Educação Especial e Inclusão.PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro, segundo, terceiro e quarto ciclos.BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Introdução).Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.Fisioterapeuta:Conhecimentos básicos: anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica.Conhecimentos anatômicos, fisiológicos e patológicos das alterações musculoesqueléticas, neurológicas, cardiorrespiratórias.Fundamentos e técnicas de atendimento em fisioterapia ortopédica, reumatológica, cardiorrespiratória e neurológica.Conhecimento dos princípios básicos da cinesiologia.Reabilitação profissional: conceituação, objetivos, sociologia, processo e equipe técnica. Papel dos serviços de saúde.Modelos alternativos de atenção à saúde das pessoas portadoras de necessidades especiais.Processo de fisioterapia: semiologia e propedêutica; exame e diagnóstico cinético funcional das doenças, diagnósticos das disfunções e doenças posturais.Processos incapacitantes mais importantes (processo de trabalho, problemas de atenção à saúde pré, peri, pós-natal e na infância, doenças infectocontagiosas, crônico degenerativas e as condições de vida).Trabalho multidisciplinar em saúde; papel profissional e as instituições de saúde.Fisioterapia para tratamento das alterações cinéticas funcionais das doenças traumatológicas e ortopédicas, neurológicas centrais e periféricas, pulmonares, reumatológicas, cardiológicas e angiológicas, gerontológicas, gastrointestinais e humorais, no pós operatório de cirurgias em órgãos e sistemas gerais, fisioterapia hospitalar e em terapia intensiva, ginecológicas e em reeducação obstétrica.Aplicação dos recursos terapêuticos manuais em fisioterapia.Aplicação dos recursos de eletrotermofototerapia.Prevenção: modelos alternativos de atenção à saúde; fisioterapia na saúde do trabalhador.Fonoaudiólogo:Código de ética.Audição: anatomofisiologia, desenvolvimento, avaliação e diagnóstico audiológico, indicação, seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual, processamento auditivo, audiologia educacional.Sistemas da fala, anatomia e fisiologia, distúrbios de pronúncia relacionados com anomalias anatômicas, distúrbios relacionados à deficiência auditiva periférica, dislalias fonética e fonológica, disfluência, avaliação e diagnóstico das manifestações clínicas, processo terapêutico.Dislexia, discalculia, disgrafia.Parecer Técnico.Monitor Educação Infantil:Mediação de conflitos nas escolas. Aprendizagens significativas.Metodologias de ensino aprendizagem para anos iniciais.Letramento e Alfabetização. O professor como mediador. Lateralidade.Educar e cuidar. Espaço físico e recursos materiais.Contribuições de Piaget e de Vygotsky.Avaliação da aprendizagem; Transversalidade. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade; Construtivismo. Inteligências Múltiplas; Pedagogia de projetos.Meio ambiente e qualidade de vida; Ética e cidadania; Bullying.Inclusão escolar: Neuropsicologia e inclusão; Distúrbios de aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem; Conhecimentos sobre os Referenciais; Curriculares Nacionais para Educação Infantil e primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental.Educação Inclusiva. EJA.Direitos e Deveres da criança e do adolescente.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96 atualizada.Parâmetros Curriculares Nacionais.Lei 8069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente atualizado.Pareceres do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica – CNE/CEB.Decretos, Leis e Resoluções que tratam de Educação Especial e Inclusão.Constituição Federal de 1988 (Artigos 205 a 214).Nutricionista:Lei Federal nº 8.234/1991 (Regulamenta a profissão de Nutricionista e determina outras providências).Resolução CFN nº 599/2018 (Dispõe sobre o Código de Ética e de conduta do Nutricionista).Resolução CFN nº 600/2018 (Definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade).Resolução ANVISA RDC nº 216/2004: Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE) e do Trabalhador (PAT).Promoção da saúde e prevenção de doenças.Epidemiologia Nutricional: Transição epidemiológica, nutricional e alimentar no Brasil.Amamentação e alimentação complementar no primeiro ano de vida.Diagnóstico, tratamento e prevenção da obesidade e carências nutricionais na infância e adolescência.Política Nacional de Atenção Hospitalar (Portaria nº 3.390, de 30 de dezembro de 2013).Política Nacional de Atenção Básica (Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017).Constituição Federal de 1988 Artigos de 196 a 200.Professor de Educação Básica:Aprendizagens significativas. Metodologias de ensino aprendizagem para anos iniciais.Letramento e Alfabetização. O professor como mediador. Lateralidade.Educar e cuidar. Espaço físico e recursos materiais.Contribuições de Piaget e de Vygotsky.Avaliação da aprendizagem; Transversalidade. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade; Construtivismo. Inteligências Múltiplas; Pedagogia de projetos.Meio ambiente e qualidade de vida; Ética e cidadania; Bullying.Inclusão escolar: Neuropsicologia e inclusão; TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Deficiência Mental. Distúrbios de aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem; Conhecimentos sobre os Referenciais; Curriculares Nacionais para Educação Infantil e primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental.Educação Inclusiva. EJA.Direitos e Deveres da criança e do adolescente.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96 atualizada.Leis que alteram a LDB 9394/96 atualizadas.Parâmetros Curriculares Nacionais.Lei 8069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente atualizado.Leis que alteram a Lei 8069/1990 atualizadas.Pareceres do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica – CNE/CEB.Decretos, Leis e Resoluções que tratam de Educação Especial e Inclusão.Constituição Federal de 1988 (Artigos 205 a 214).Professor de Educação Física:Métodos e técnicas da Educação Física. Didática específica da Educação Física.Educação Física e Aprendizagem social.Abordagens pedagógicas da Educação Física escolar.Objetivos e conteúdo da Educação Física escolar.Fases do desenvolvimento Humano.Psicomotricidade.Aprendizagem motora.Proposições Metodológicas da Educação Física.Organização desportiva: torneios, campeonatos, competições.Didática e Prática de Ensino específica da disciplina.Educação para o lazer.Organização de Eventos Esportivos e Culturais.Aprendizagem e Desenvolvimento Motor; Lazer e Educação; Fisiologia do Exercício.Código de Ética dos Profissionais de Educação Física.Conhecimentos sobre a legislação nacional em vigor relacionada à educação.Educação Inclusiva. EJA.Direitos e Deveres da criança e do adolescente.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96 atualizada.Leis que alteram a LDB 9394/96 atualizadas.Lei 8069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente atualizado.Leis que alteram a Lei 8069/1990 atualizadas.Pareceres do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica – CNE/CEB.Decretos, Leis e Resoluções que tratam de Educação Especial e Inclusão.BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (Introdução).Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.Psicólogo:A profissão de Psicólogo e as suas áreas de atuação.Ética e bioética na prática psicológica. O Código de Ética Profissional.Psicologia Social e Psicologia Comunitária. Representação Social.Saúde, gênero e violência. Família.Desenvolvimento psicológico e Educação. Política educacional e a atuação do psicólogo escolar.Psicologia da saúde no contexto social e hospitalar.Os processos organizacionais. A inserção e a intervenção do psicólogo nas organizações e no trabalho.Processos organizacionais e saúde. Cultura, saúde e desenvolvimento humano.Saúde mental. Estresse e processos psicossomáticos.Elaboração e execução de estratégias de prevenção, promoção e intervenção no âmbito da psicologia.O processo de luto.Os métodos de avaliação psicológica: a entrevista e o diagnóstico psicológico.As diversas abordagens psicoterapêuticas.A orientação psicopedagógica.A capacitação em recursos humanos.Terapeuta Ocupacional:História da Terapia Ocupacional.Relação terapeuta-paciente.Conhecimento das características e habilidades do trabalho em equipe.Análise de Atividades.Política de Saúde / Princípios e Diretrizes do SUS.SUS/SAÚDE PÚBLICA: Organização dos serviços de saúde no Brasil, Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes, Controle social, Indicadores de Saúde, Sistema de vigilância epidemiológica, Endemias e epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento, Modelo Assistencial, Planejamento e programação local de saúde.Processo de Terapia Ocupacional; Desempenho Ocupacional; Raciocínio clínico e projeto terapêutico em Terapia Ocupacional; Recursos de Terapia Ocupacional, Análise de atividade em Terapia Ocupacional, Tecnologia assistiva e Terapia Ocupacional, Avaliação em Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nas disfunções traumato-ortopédicas e reumatológicas, Terapia Ocupacional nas disfunções neurológicas, Terapia Ocupacional na geriatria e gerontologia, Terapia Ocupacional no contexto hospitalar, Terapia Ocupacional na Saúde da Criança, Terapia Ocupacional e Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial, Redes Sociais.Ética profissional da Terapia Ocupacional.