PUBLICIDADE

Concurso público: o que já foi notícia neste 3 de junho? Confira!

Formação de comissão e contratação de banca são alguns dos temas

Por

Natália Pires
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso público: o que já foi notícia neste 3 de junho? Confira!

Este 3 de junho começou a todo vapor, com publicação de edital, diversas atualizações em concurso público que estão em andamento, e editais que serão publicados em breve!

Pensando nisso, o Direção Concursos preparou uma lista contendo um resumo com as principais informações divulgadas na manhã desta terça-feira, 3 de junho.

Formação de comissão, vagas autorizadas, banca contratada e divulgação de resultado são apenas alguns dos temas que foram notícia até o momento.

Confira, a seguir, o que foi notícia nesta manhã!

INSS – concurso público

O novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi oficialmente autorizado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI)!

A portaria autorizando 300 vagas de nível superior para o cargo de Analista do Seguro Social foi publicada em Diário Oficial da União nesta terça-feira (3/6). Sabe-se que serão contempladas oportunidades para, pelo menos, as seguintes especialidades:

  • Serviço Social
  • Psicologia
  • Terapia Ocupacional
  • Fisioterapia

Vale lembrar que, no dia 20 de maio, o MGI confirmou que as vagas serão contempladas na segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), com edital previsto para julho.

Concursos federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.141/2025, que traz mudanças importantes para os servidores!

A Lei nº 15.141/2025, publicada em Diário Oficial da União nesta terça-feira (3/6), corresponde ao projeto de lei 1.466/25 que reestrutura carreiras e reajusta os salários de servidores públicos do Poder Executivo federal. A proposta havia sido aprovada pelo Senado Federal no último 28 de maio.

Em relação à remuneração, de forma geral, o texto prevê reajustes de 9% a partir de janeiro de 2025 e 5% a partir de 1° de abril de 2026.

O texto também prevê a transformação de 14.989 cargos vagos em 15.670 novos postos, incluindo funções efetivas, comissionadas e de confiança. Além da criação de três carreiras transversais, dentre elas a de Desenvolvimento Socioeconômico (ATDS) e a de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa (ATJD), que estarão presentes na segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025).

Concurso Nacional Unificado

O edital da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) está previsto para julho, e foi publicada autorização de 2.021 vagas a serem ofertadas no certame.

As autorizações foram publicadas em Diário Oficial da União nesta terça-feira (3/6) e são destinadas a 24 órgãos federais.

Dentre as autorizações estão 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 21 vagas para Técnico em Assuntos Educacionais da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e mais 1.700 vagas para diferentes cargos e órgãos.

Além disso, a definição da banca organizadora do CNU 2025 está prevista para ocorrer ainda na primeira quinzena de junho, e a Fundação Cesgranrio é a favorita para organizar o certame!

Conforme apurado pelo jornalista Victor Gammaro, a impressão é de que a experiência adquirida na primeira edição, realizada em 2024, e o menor tempo disponível para todos os trâmites tenham pesado para que a banca organize, agora, a segunda edição do certame.

Polícia Civil do Rio Grande do Sul

Foi publicado em Diário Oficial do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (3/6), extrato de contrato que oficializa a Fundatec como banca organizadora do concurso PC RS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul).

De acordo com o documento, o contrato foi assinado neste 3 de junho e seguirá vigente até junho de 2027.

O concurso PC RS foi anunciado pelo governo estadual em novembro de 2024, e irá ofertar 720 vagas de nível superior distribuídas da seguinte forma:

  • Inspetor de Polícia: 360 vagas;
  • Escrivão de Polícia: 360 vagas.

O salário inicial é de R$ 6.748,84.

TCE SC – concurso público

Um novo passo foi dado para a realização do concurso TCE SC (Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina): foi formada a comissão responsável por acompanhar a realização do certame!

A instituição do grupo foi publicada em Diário Oficial Eletrônico do Tribunal nesta terça-feira (3/6). De acordo com o portal do TCE SC, a providência decorre dos estudos preliminares da comissão designada em novembro de 2024, sobre a necessidade de novos servidores e a viabilidade de realização do concurso público.

Além disso, por meio de suas redes sociais, o Tribunal confirmou que o certame irá ofertar 20 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva para o cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo.

As oportunidades serão distribuídas entre as áreas seguintes:

  • Administração: 2 vagas;
  • Ciências Contábeis: 3 vagas;
  • Ciências da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia de Computação: 5 vagas;
  • Ciências Econômicas: 2 vagas;
  • Direito: 5 vagas;
  • Engenharia: 2 vagas;
  • Ciências Atuariais: 1 vaga.

Tribunal de Justiça de São Paulo

Foi publicada a classificação final dos candidatos ao concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) para Escrevente!

A classificação final das listas geral, especial (pessoas com deficiência), de candidatos negros e de candidatos indígenas da Comarca Capital e da 5ª Região Administrativa Judiciária foram publicadas em Diário da Justiça Eletrônico nesta terça-feira (3/6).

Com edital publicado em maio de 2024, o concurso TJ SP ofertou 572 vagas de nível médio para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. O salário inicial é de R$ 6.043,54, além de benefícios.

Banrisul – concurso público

As provas do concurso Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A) serão aplicadas no dia 15 de junho, e a convocação para as provas foi divulgada!

O edital de convocação para as provas objetivas e discursiva foi publicado em Diário Oficial do estado e divulgado no site da banca Cebraspe nesta terça-feira (3/6).

Segundo o documento, o candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o site da banca Cebraspe, a partir do dia 6 de junho de 2025, para verificar o seu local de realização das provas, por meio de consulta individual.

Superior Tribunal Militar

As provas do concurso STM (Superior Tribunal Militar) foram aplicadas no último domingo (1/6), e os candidatos já podem conferir o gabarito preliminar!

O gabarito preliminar das provas objetivas, bem como o caderno de provas podem ser consultados de forma individual pelo site da banca Cebraspe. Para acessar a informação, o candidato deve inserir seu CPF e sua senha.

Os candidatos poderão interpor recursos contra os gabaritos preliminares divulgados e contra as questões formuladas, entre 4 e 5 de junho, pelo site da banca.

Vocês pediram, nós atendemos! Agora, vocês podem TESTAR gratuitamente a assinatura do Direção Concursos e COMPROVAR a qualidade dos nossos cursos. Inscreva-se agora mesmo e aproveite!

Ps: são poucas vagas. Então, aproveite!!

Clique abaixo e não perca:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso publico
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
direcaoconcursos
NACIONAL
Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.