PUBLICIDADE

Concursos federais: reestruturação salarial aguarda apenas sanção de Lula

PL 1466/25 foi aprovado pelo Senado Federal e encaminhado para sanção presidencial

Por

Torgan Magalhães
Compartilhe esta notícia
CNU

Excelente notícia para quem estuda para concursos federais! O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (28/5), o Projeto de Lei (PL) 1466/25, que reestrutura carreiras e reajusta os salários de servidores públicos do Poder Executivo federal e segue para sanção presidencial!

A proposta substitui a Medida Provisória 1286/24, publicada no final do ano de 2024, e garante reajustes para 100% dos servidores públicos federais em 2025 e 2026

Além do reajuste salarial e reestruturação das carreiras, o PL 1466/25 também é responsável por transformar 29,7 mil cargos obsoletos em 28,4 mil vagas novas. Entre os novos cargos, estão as de duas novas carreiras criadas por meio da MP:

  • Desenvolvimento Socioeconômico (ATDS) 
  • e Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa (ATJD)

Em primeiro momento, ambas as carreiras estarão na segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) e ofertarão 500 vagas (250 para cada cargo). Junto com as novas carreiras,  também estão previstos 6.060 cargos de Analista em Educação e 4.040 de Técnico em Educação.

No dia 21 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei em questão, encaminhando-o para o Senado Federal. Os impactos referentes aos reajustes e reestruturações de carreira contemplam 38 acordos fechados pelo governo com diversas categorias em 2024.

De acordo o texto, as remunerações e salários dos servidores e empregados públicos federais terão reajuste salarial em duas etapas, a última em 1º de abril de 2026.

Milhões de concurseiros estudam, trabalham, são pais ou mães e tudo isso diminui seu tempo para estudar!

Você acredita que não tem tempo para estudar? Temos um material que vai te ajudar! E já te adiantamos: você TEM tempo para estudar.

Clique abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Concursos federais – INSS adere ao Concurso Nacional Unificado 2025

A realização da segunda edição do Concurso Nacional Unificado está confirmada para 2025 e a principal adesão ao certame foi do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)!

O MGI confirmou, neste 20 de maio, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aderiu à seleção e deve ofertar 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social. O cargo exige nível superior de formação e, até o momento, não há previsão de oferta de vagas para nível superior em qualquer área de formação. Serão contempladas oportunidades para, pelo menos, as seguintes especialidades:

  • Serviço Social
  • Psicologia
  • Terapia Ocupacional
  • Fisioterapia

Dessa forma, o número de órgãos participantes do CNU passou de 35 para 36 e o total de vagas ofertadas subiu de 3.352 para 3.652. As oportunidades serão segmentadas em:

  • Vagas imediatas: 2.480
  • Vagas previstas para autorizações em cadastro reserva: 1.172
  • Total de vagas: 3.652

Vale ressaltar que a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) se mostrou contrária à adesão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao Concurso Nacional Unificado.

De acordo com o sindicato, a realização de um concurso público  é uma reivindicação histórica da categoria, aprovada em todos os fóruns deliberativos da Federação. 

Resumo do CNU 2025

Vocês pediram, nós atendemos! Agora, vocês podem TESTAR gratuitamente a assinatura do Direção Concursos e COMPROVAR a qualidade dos nossos cursos. Inscreva-se agora mesmo e aproveite!

Ps: são poucas vagas. Então, aproveite!!

Clique abaixo e não perca:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
CNU
Concurso Nacional Unificado
Concurso publico
concursos federais
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
NACIONAL
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Formado em jornalismo pelo Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.