Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso público: conheça prática que ajuda a manter o foco!

Concurso público: conheça prática que ajuda a manter o foco!

Você já sentiu que seu estudo não rende por falta de foco ou ansiedade? Se esse for o seu caso, investir em uma rotina Mindfulness pode ser uma excelente forma para te auxiliar na jornada de concurso público.

Isso porque a prática pode proporcionar inúmeros benefícios que auxiliam na redução do estresse e ansiedade, sendo assim um bom instrumento para você montar uma rotina de estudos saudável e alcançar a sua aprovação!

Mas você sabe o que é essa técnica e como ela funciona? Segundo a instrutora de Mindfulness e também servidora, Fabiany Vellasco, a tradução da palavra “Mindfulness” é “atenção plena” e consiste em uma prática meditativa caracterizada pela atenção plena nas atividades que estão sendo realizadas.

O principal objetivo é fazer com que a pessoa saia de um estado de “falta de consciência” e distração e foque no presente, assim mantendo a mente atenta. Vale lembrar que a prática pode ser aplicada não só para os estudos, como também em atividades cotidianas.

Com a prática de uma rotina mindfulness, há estudos que afirmam que é possível ter uma melhora significativa da memória e do processo cognitivo, graças ao aumento da capacidade de manter a atenção. Clique aqui para saber mais!

Agora que você já sabe mais sobre Mindfulness, confira abaixo dicas da especialista de como integrar-lo nos estudos!

CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!

Invista em pausas – concurso público

Uma das dicas da especialista, é investir em pausas regulares. Ao invés de estudar por horas seguidas, é importante pausar o ciclo de estudos, nem que seja para caminhar, se alongar, ou simplesmente exercitar a respiração.

“Um ponto que o estudante precisa entender é que não parar não vai fazer com que você aumente a sua produtividade, pelo contrário. É mais fácil assimilar algo quando estamos relaxados, do que exaustos ou apreensivos, pois a tensão do cérebro dificulta a capacidade de foco.” explica

Segundo Fabiany, muitas vezes os estudantes enxergam as pausas como perda de tempo, mas são necessárias para um estudo de qualidade. “Dez ou até mesmo cinco minutos de pausa podem contribuir para que no fim do dia o estudante não se sinta tão sobrecarregado”, completa.

Meditação

Para ter um estudo de qualidade, a concentração é algo indispensável. De acordo com a especialista, uma das melhores formas de aplicar o mindfulness na rotina, é por meio da meditação.

Se você possui dificuldade em meditar, ou acha que a prática é muito distante da sua realidade, Fabiany explica que a maioria das pessoas pensam dessa forma porque não sabem como de fato a técnica funciona. Por isso, é interessante procurar testar qual a melhor forma funciona para você, ou investir em um instrutor para auxiliar no processo.

“Meditar não é não pensar em nada, como muitos acham. Precisamos quebrar esse mito. A meditação ajuda a lidar com o pensamento, tomar consciência do que pensou e voltar ao objeto âncora, que pode ser a respiração. Assim, retomando a atenção para o momento presente”.

Segundo a instrutora, focar na respiração já é um hábito meditativo e pode ser considerado um ponto âncora muito importante. Portanto, uma boa alternativa é iniciar os estudos com uma breve meditação ou algum exercício de respiração. Isso ajudará a limpar a mente e se concentrar no conteúdo a ser estudado.

Concurso público – Analise o seu progresso

Segundo a especialista, a preocupação domina o cérebro, e preservar um estado de calma permite adquirir um maior aprendizado, por mais que a mente tente levar a atenção para outro lugar.

Logo, no final de cada dia de estudo, é interessante fazer uma reflexão sobre o que o aprendeu e como se sente em relação ao seu progresso. Isso pode ajudar a manter a motivação e a identificar quais hábitos durante os estudos precisam ser reforçados.

Respeite seus limites

A instrutora também reforça que é importante que o concurseiro entenda que o processo de aprendizado é uma jornada, e que é normal cometer erros.

“A nossa mente é programada para ser autocrítica, mas é importante ser gentil consigo mesmo, não só para os estudos, como para outros aspectos também”.

Vale lembrar que a prática do Mindfulness requer tempo e paciência, como um exercício físico, mas incorporá-lo na rotina de estudos, pode ser um grande diferencial para estabelecer uma rotina saudável e produtiva.

Por que o mindfulness pode ser uma ferramenta importante para o aprovado em concurso público? A especialista responde!

Mindfulness também será importante para um futuro servidor, porque:

  • As habilidades que mindfulness ajuda a desenvolver, como clareza, lucidez e consciência do que se passa são super importantes para tomadas de decisão acertadas e boas escolhas, dentro e fora do trabalho;
  • A carga de trabalho pode ser alta, e é preciso saber pausar para aproveitar com qualidade outras áreas da vida, como a família, hobbies e momentos de autocuidado;
  • Como qualquer outro trabalho, se não houver equilíbrio, a pessoa pode entrar num quadro de ansiedade ou burnout, por isso é importante sempre cuidar da saúde mental;
  • Você pode ocupar cargos de liderança e é muito importante ser uma liderança empática e humanizada, que considera suas necessidades e também as necessidades da equipe;

Quer aderir a prática Mindfullness com auxilio de um instrutor? Clique aqui para participar do canal de transmissão da especialista!

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Lorena Rodrigues

Lorena Rodrigues

Estagiária do time de jornalismo do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.