Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Público: Barroso autoriza editais para estados em Recuperação Fiscal

Concurso Público: Barroso autoriza editais para estados em  Recuperação Fiscal

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Estados e Municípios em Regime de Recuperação Fiscal realizem novas contratações por meio de concurso público.

A autorização partiu do entendimento que o não preenchimento de cargos vagos pode gerar risco à continuidade de serviços públicos oferecidos por estados e municípios.

“A responsabilidade fiscal é um dos pilares da democracia brasileira e que a adoção de regras fiscais sérias é essencial ao desenvolvimento sustentável do país”, disse o ministro.

A decisão ainda permite excluir do teto de gastos de estados e municípios os investimentos executados com recursos de fundos públicos especiais.

Isso porque, segundo o ministro Barroso, esses recursos têm destinação certa e não poderiam ser utilizados em outras finalidades.

Importante destacar que tal autorização permite apenas o preenchimento de cargos vagos, ficando vedada a criação de novos cargos ou vagas.

Os estados que estão atualmente em Regime de Recuperação são:

  • Rio de Janeiro
  • Amapá
  • Goiás
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Minas Gerais

Concurso público federal: oportunidades de nível médio e nível superior  

Veja a situação dos principais editais de concurso público federal:

Concurso CGU

O novo concurso CGU (Controladoria Geral da União) tem a FGV definida como banca organizadora para o edital destinado ao preenchimento de 375 vagas de níveis médio e superior. Veja todos os detalhes aqui!

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso Público – TCU

O edital do concurso TCU foi publicado. A banca responsável é a FGV, e a oferta é de 20 vagas e formação de cadastro de reservas no cargo de auditor de controle externo, cujo requisito é possuir nível superior em qualquer área. Veja os detalhes aqui!

Concurso Público – Ibama 

A banca organizadora do concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (concurso Ibama) foi definida. O edital com 568 vagas de níveis médio e superior ficará sob responsabilidade da empresa Cebraspe. Veja detalhes aqui!

Material concurso Ibama técnico e analista administrativo 

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso ICMBIO 

O edital do concurso público do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (concurso ICMBio) foi publicado para o preenchimento de 171 vagas de níveis médio e superior. Veja detalhes aqui!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.