PUBLICIDADE

Supremo pode analisar processo que permite a investidura de condenados em concursos públicos

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão votando pela possibilidade de analisar Recurso Extraordinário (RE), em plenário, que trata sobre a permissão para pessoas com condenações transitada em julgado a assumirem cargos após a aprovação em concurso público. A análise do recurso em plenário é chamado de Repercussão Geral e, para isso, é necessário ...

Por

Mateus Melis
Compartilhe esta notícia
STF

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão votando pela possibilidade de analisar Recurso Extraordinário (RE), em plenário, que trata sobre a permissão para pessoas com condenações transitada em julgado a assumirem cargos após a aprovação em concurso público.

A análise do recurso em plenário é chamado de Repercussão Geral e, para isso, é necessário que tenha dois terços dos votos dos membros do tribunal.

É preciso ressaltar que Repercussão Geral é uma ferramenta que possibilita o STF analisar os méritos de um Recurso Extraordinário (RE) e a decisão é aplicada posteriormente pelas instâncias inferiores.

Já votaram pela análise do recurso em Repercussão Geral os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Roberto Barroso, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

O RE em questão trata do caso em que o aprovado no concurso público da Funai foi impedido de assumir a função por causa de antiga condenação a 15 anos de prisão.

O relator do RE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que é importante discutir-se o tema.

“Em jogo, a ponderação entre as legítimas condições legais e editalícias para o exercício de cargo público e a necessidade de se estimular e promover a reinserção social da pessoa condenada criminalmente”, afirma.

Concurso público – editais federais abertos

Confira aqui algumas oportunidades de concurso público que estão abertas para órgãos federais.

Concurso TCU

O edital do concurso TCU foi publicado. A banca responsável é a FGV, e a oferta é de 20 vagas e formação de cadastro de reservas no cargo de auditor de controle externo, cujo requisito é possuir nível superior em qualquer área. Veja os detalhes aqui!

Concurso Ibama 

O edital do concurso público para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (concurso Ibama) foi publicado. São 568 vagas de níveis médio e superior ficará sob responsabilidade da empresa CebraspeVeja detalhes aqui!

Material concurso Ibama técnico e analista administrativo

Paulo Guedes
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso público – ICMBIO

O edital do concurso público do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (concurso ICMBio) foi publicado para o preenchimento de 171 vagas de níveis médio e superior. Veja detalhes aqui!

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso público 2021
concursos públicos
decisao stf
stf
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.