PUBLICIDADE

Polícia investiga concurso após aprovação de candidato com dificuldade de ler

Candidato utilizava um ponto eletrônico no momento da posse

Por

Torgan Magalhães
Compartilhe esta notícia
Imagem - Polícia investiga concurso após aprovação de candidato com dificuldade de ler

A Polícia Civil de Pernambuco (PC PE) está investigando o caso de um candidato aprovado em concurso público no município de Ouricuri, que foi flagrado utilizando um ponto eletrônico no momento da posse, na última segunda-feira (31).

A fraude foi evidenciada após o candidato demonstrar dificuldade para ler o documento, o que levantou suspeitas entre os responsáveis pelo procedimento. Na ocasião, ele apresentou comportamento incomum, aparentando aguardar instruções externas para responder às perguntas.

Com isso, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada e, ao revistá-lo, encontraram e encontrou ponto eletrônico em seu ouvido. Segundo a PC PE, foi instaurado um inquérito por portaria e as investigações estão em andamento até os fatos serem esclarecidos. O homem, de 43 anos, prestou esclarecimento e está respondendo em liberdade.

A prefeitura de Ouricuri, em nota oficial, afirmou que o candidato aprovado no concurso público apresentou comportamento suspeito, o que sugeriu à possível percepção de instruções externas.

Em um determinado momento, levou a mão à orelha, o que chamou a atenção da equipe responsável. Ao ser solicitado a revisar o documento, o candidato demonstrou sinais de nervosismo. Em sua defesa, alegou que não conseguiria ler devido a um problema de visão e que era gago. No entanto, verificou-se que ele não apresentava dificuldades na fala, o que levantou a suspeita de que pudesse não saber ler.

Trecho da nota oficial da Prefeitura de Ouricuri.

A Prefeitura adotou as medidas cabíveis e encaminhou o caso à Polícia Civil de Ouricuri, que tomará as providências necessárias. A banca do concurso público é o Instituto Consulpam. Veja a nota oficial na íntegra!

Banca do concurso público se manifestou sobre a fraude

De acordo com o jornalista Hyldo Pereira, é possível verificar denúncias contra o Instituto Consulpam em diversos estados brasileiros: Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Goiás. Dentre elas, está o concurso para o município de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco.

Em outubro de 2024, a banca entrou em contato com o Direção Concursos para prestar uma nota de esclarecimento sobre as denúncias. Veja o pronunciamento sobre o certame em questão:

  • Concurso do Município de Ouricuri/PE: O concurso público foi devidamente homologado (editais 001/2022 e 002/2022). Inclusive, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ouricuri, fez recomendação à Prefeitura Municipal de Ouricuri para que promova, com a maior brevidade, a homologação e a nomeação dos candidatos aprovados do concurso público realizado em 2022.

O caminho mais direto para sua aprovação está aqui

Pare de perder tempo com materiais incompletos! As assinaturas do Direção Concursos reúnem TUDO o que você precisa para sua aprovação em um único lugar: PDFs direcionados, videoaulas com os melhores professores, milhares de questões e suporte exclusivo.

Já ajudamos milhares de concurseiros a transformarem o sonho em realidade – pessoas comuns que hoje têm estabilidade e salários que mudaram completamente suas vidas. O segredo não é estudar mais, é estudar melhor com o material certo.

Sua aprovação está a apenas uma assinatura de distância. Não deixe essa oportunidade passar, confira:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso publico
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
direcaoconcursos
NACIONAL
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Formado em jornalismo pelo Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.